Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 122
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

03/12/2001

CARREIRA

HELENA FERNANDES
Vitória do talento
Escalada para Quinto dos Infernos, a atriz foi manicure antes de seguir carreira artística

Eduardo Minc

Fotos: André Durão
“Não usei a justificativa de uma vida ruim para ficar reclamando”, diz Helena Fernandes, que nasceu numa família humilde e saiu de casa com 15 anos

Convidada há um mês para ser a protagonista da novela Amor e Ódio, do SBT, Helena Fernandes, 33 anos, não pensou duas vezes antes de recusar a proposta da emissora. Depois de passar uma temporada em São Paulo atuando em Roda da Vida, da Record, a carioca quis voltar para casa. Ficar perto do marido, José Alvarenga, diretor de Os Normais, e do filho Yan, de 13 anos, tornou-se prioridade para ela. “Não me adaptei à vida paulistana e não agüentei de saudade da minha família”, justifica. “O trânsito é caótico e as pessoas mal olham para você na rua. Parece que engatam uma quinta e vão embora.” A volta ao Rio trouxe sorte à atriz. Assim que chegou à cidade, foi convidada para voltar ao vídeo na minissérie Quinto dos Infernos, na Globo.

Afastada da emissora desde 1999, quando atuou em Força de um Desejo, ela está feliz pela oportunidade de trabalhar com Wolf Maya. “Sempre quis trabalhar sob a direção dele. O Wolf é muito objetivo”, elogia. Chegar aonde queria não foi fácil. Antes de ter sua chance na televisão, Helena fez de tudo um pouco. De origem humilde, saiu de casa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, com 15 anos para morar sozinha. E para se sustentar trabalhou como manicure, cabeleireira e representante de vendas da Kibon. “Não usei a justificativa de uma vida ruim para ficar reclamando. Em vez disso, ralei porque sabia que iria vencer”, diz.

“Ralei porque sabia que iria vencer’’ Helena Fernandes

As dificuldades ficaram para trás quando ela conheceu seu primeiro marido, o fotógrafo André Telles. Cedendo à insistência dele, com quem se casou depois de seis meses de namoro, Helena fez um book e rodou as agências de modelos. Em pouco tempo a vida da então promotora de vendas de uma empresa de sucrilhos mudou. Logo, começou a desfilar e participar de comerciais de tevê. Daí para as novelas foi um pulo. Mas não se trata de uma história de Cinderela. André não era um fotógrafo de moda badalado. Ele dava os primeiros passos no mundo da fotografia e ganhava a vida como promotor de vendas de uma companhia de alimentos.

Helena estreou na tevê na extinta novelinha Caça-Talentos, do programa de Angélica, em 1996, depois de participar da oficina de atores da Globo. Logo chamou a atenção do diretor Herval Rossano, que a escalou para atuar na novela Quem é Você?. E foi na Globo que conheceu Alvarenga, com quem está casada há dois anos. “A Helena e eu participamos muito da vida um do outro, em todos os sentidos. Ela lê o texto dela para mim e eu dou toques”, relata o diretor. Caseira, ela conta que não gosta de sair à noite e adora arrumar a casa e cozinhar para a família. “Sou uma Amélia moderna”, diz ela, que, na verdade, conta com o apoio de Alvarenga para tudo. “Se ela estiver num pique de trabalho mais ousado, passo a cuidar das tarefas de casa”, garante ele.

Comente esta matéria
 



Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Após perder o comando das manhãs globais em que emissora você acha que Angélica deve trabalhar?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O ex-jogador Sócrates defende que o futebol seja jogado com 9 e não com 11 jogadores de cada lado. Para ele isso exige mais criatividade nas jogadas e melhora o jogo. O que você pensa disso?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala
 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1996/2001 Editora Três