25 de outubro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão

Mais Você
Mochilão
Jornal Hoje


Cinema

O Sexto Sentido


Dança

Forró For All
Muito Romântico


Música

Jobim-Morelembaum
Maratona clássica
Hours...
Nádegas a Declarar
Free Jazz 99 consagra o techno
Claridade


Livros

Gente do Século - Jacqueline Kennedy
Irresistíveis pecados
A dama dos cachorrinhos e outros contos


Exposição

Nuno Ramos


Teatro

Mosaico cigano


Internet

Crônica do Dia
Galeria Photology


Música - MPB

Jobim-Morelembaum
Quarteto Jobim-Morelembaum (Velas)

Regina Porto

Dizem que Tom Jobim, autor do “Samba do Avião”, se queixava dos vôos internacionais que faziam escala em São Paulo antes de pousar no Rio. Em escalas bem mais radicais, a bossa nova chegou a Londres, onde ganhou o tecno e a geração dos anos 90. O primeiro disco do quarteto Jobim Morelenbaum - músicos da Nova Banda, que acompanhou o compositor durante dez anos - é uma volta àquele Rio ideal de Tom Jobim. Um Rio de versos à-toa (“quando passas tão bonita/eu me esqueço até do futebol”) que soam a coisa mais linda, mais cheia de graça.

Paulo e Daniel Jobim, filho e neto de Tom, e o casal Jaques e Paula Morelenbaum criaram o quarteto logo após o desaparecimento do compositor, há cinco anos. De realização impecável e coletiva, o disco não soa tributo, homenagem, saudosismo. Soa um clássico. De “Água de Beber” a “Águas de Março”, são 13 faixas tocadas por gente que privou da música e da intimidade do maestro.

A voz lisa e contida de Paula, num volume só, lembra a elegância de Sílvia Teles nos anos 60. Paulo e Daniel puxam o mesmo acento de Tom, quando ao violão, ao piano, sobretudo cantando daquele jeito só dele. O violoncelo de Jaques Morelenbaum “chora” - e improvisa também. Os convidados dão a mixagem exata: Marcelo Costa é discreto na bateria, Marcos Suzano faz presença na percussão de “Lamento no Morro” e Zeca Assumpção, no baixo, chega com a classe de sempre em “O Boto” e “Corcovado”.
Quarteto de bom tom

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home