Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 105
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 AGITO
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA
 

 

06/08/2001

REALEZA

PAOLA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Modelo e princesa
Tataraneta da princesa Isabel, Paola não pode desfilar de biquíni porque a família não quer desagradar os monarquistas

Leandro Pimentel
“Fiquei arrasada”, disse Paola, ao comentar o veto da família a um ensaio com fotos sensuais. “Afinal, se é para ser modelo tenho que aparecer”

Márcia Montojos

Tataraneta da princesa Isabel, a modelo Paola Maria Bourbon de Orleans e Bragança Sapieha não herdou apenas o pomposo sobrenome da família real brasileira e o mesmo título da antepassada. Dividida entre dois universos de glamour, a princesa vive um dilema raro no mundo da moda. Aos 18 anos, ela admite que ser nobre já lhe abriu portas na carreira iniciada há pouco mais de um ano. Porém, o inverso também acontece.

Por ser princesa, a família não permite que ela desfile de biquínis, lingerie ou transparências. Isso torna os convites mais escassos. Conformada, Paola acata as imposições familiares. “Tenho muito orgulho das minhas origens, mas não nego que seja um peso em algumas situações”, diz. Sérgio Matos, um dos diretores da agência Mega, discorda: “Ela é boa, tem desenvoltura. Apenas faz uma linha mais para o chique do que para o sexy”, diz.

Essa interferência familiar é o principal motivo das dúvidas de Paola quanto a seu futuro profissional. Há alguns meses, foi convidada para estampar a capa da revista Trip com fotos sensuais. O ensaio foi vetado pela família que, segundo conta, teme desagradar os monarquistas. “Fiquei arrasada, afinal, se é para ser modelo tenho que aparecer”, desabafa.

Leandro Pimentel
Com a mãe Maria Cristina, no palácio onde mora em Petrópolis (RJ): ida ao Rio de ônibus.

MONARQUISTA Paola, que é a favor da volta da monarquia ao País desde que seja para implantar um grande projeto social, despertou para a moda depois de posar para um catálogo de jóias assinadas por Teresa Xavier, amiga da família. Entusiasmada com o resultado, fez um book e percorreu as agências. Deu sorte. Foi chamada pelo prestigiado fotógrafo Mário Testino para fazer um editorial para a revista Vogue. A partir daí, os convites surgiram. Alguns, porém, tiveram de ser recusados. “Vou mesmo é fazer desenho industrial, casar e ter filhos. Será mais fácil”, planeja.

Carol Feichas
Preparando-se e na passarela da semana de moda carioca.

Filha da princesa Maria Cristina do Rosário Bourbon de Orleans e Bragança, também herdou sangue nobre do pai, o príncipe polaco John Paul Sapieha, empresário no Rio. Mas nunca participou de festas promovidas pela nobreza européia. Nem demonstra interesse. Convidada para o casamento da infanta Elena, filha do rei Juan Carlos, da Espanha, não foi por causa de compromissos escolares. Também não sabe se irá à festa de 90 anos de sua tia, a condessa de Paris, Isabel de Orleans e Bragança, fim do ano, na França. “Pode até ser que eu vá.”

Alassandra Piedras
“Vou mesmo é fazer desenho industrial, casar e ter filhos. Será mais fácil”, diz

Com a mãe, dona de um antiquário, e a irmã, a princesa Ana Teresa, de 20 anos, Paola mora no Palácio Grão-Pará, no centro de Petrópolis, região serrana do Rio. Lá, vive entre o moderno e o tradicional. “Temos peças históricas em casa, mas meu quarto é o mais prático possível”, conta. Criada dentro de padrões rígidos de educação, é cobrada a ter postura à mesa ou a levantar-se quando uma pessoa mais velha entra no ambiente. Paola, no entanto, tem uma rotina simples. Mais até do que muitas jovens de sua idade. Compra roupas em brechós, freqüenta a costureira do bairro e pega ônibus quando vai ao Rio, onde irá morar caso seja aprovada no vestibular. Não sabe, entretanto, se deixará de andar de ônibus. “A nobreza não está no título e sim nas atitudes”, acredita.

 

Comente esta matéria
 
BOLA 8
PAR PERFEITO
I-CHING
RUNAS
VIDENTE
NUMEROLOGIA
TARÔ ONLINE
HORÓSCOPO
 
ENQUETE
O que você considera sexy numa mulher?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O PT encomendou a música de sua próxima campanha eleitoral à dupla Zezé Di Camargo e Luciano. O que você pensa a respeito?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2001 Editora Três