Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 101
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 AGITO
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 SPFASHIONWEEK
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA
 

 

09/07/2001

REVELAÇÃO

JANAÍNA LINCE

Fotos: Leandro Pimentel

A atriz da novela das sete da Globo viveu 20 anos
na Suíça, onde era modelo e apresentadora de tevê, e vai lançar disco com os pais, com quem divide roupas de brechó

Vivianne Cohen

Os telespectadores brasileiros pouco conhecem do talento da novata Janaína Lince, 22 anos, a Jô, de Um Anjo Caiu do Céu, da Globo. Mas longe daqui, o rosto da atriz é famoso. De 1994 a 1997, Janaína foi uma das apresentadoras de Sputnik, um programa para jovens da principal emissora da Suíça com altos índices de audiência. A atriz morou durante vinte anos no país, pois seus pais, os músicos Márcia e Valdir Lince, durante uma turnê pela Europa, gostaram tanto da Suíça que decidiram ficar por lá.

A saudade apertou e a volta da família Lince para o Brasil aconteceu há dois anos, período em que Janaína trabalhou como modelo. Por isso, ganhar o papel na novela das sete não foi tarefa difícil. À procura de uma atriz negra para interpretar uma modelo, a emissora escolheu Janaína por sua desinibição diante das câmeras. Integrante do casting da agência Mega, Janaína venceu a versão suíça do concurso Look of The Year, da Elite Models, em 1993. Com um 1,74 metro e 51 quilos, ela conquistou os suíços pelo biotipo diferente: pele negra e cabelos crespos. Um ano antes de a top Gisele Bündchen chegar à final da etapa brasileira. “Aqui quem se destacou foi uma loira de olhos azuis e na Suíça, uma negra”, diz. “Me surpreendi por eles terem me escolhido”, conta.

Quem vê Janaína em Um Anjo Caiu do Céu ou em fotos de publicidade não sabe que seu caminho quase foi outro. Modelo desde os 13 anos, acostumou-se a ter de cuidar da pele após as longas sessões de maquiagem antes dos desfiles. E gostou tanto que se tornou profissional da área. Formou-se em dermatologia, curso de três anos na Suíça, sem status de especialidade da medicina. Mas não teve tempo de exercer a profissão. “Agora não penso mais nisso porque outras portas se abriram”, justifica. O êxito profissional evitou que sofresse discriminação. “Quando você mostra que tem valor, não há preconceito”, acredita. Janaína cresceu falando alemão, mas em casa a língua sempre foi português. Ao retornar ao Brasil, só sentiu dificuldade ao se deparar com algumas gírias.

No exterior, não esqueceu suas raízes. Juntou-se aos pais na banda Afonjah, que mistura ritmos das músicas negras, e toca percussão, canta e até compõe algumas canções. Agora, a família musical pretende finalizar a gravação do segundo CD da banda no final de julho e logo em seguida percorrer o Brasil para divulgar o disco. Janaína também seguiu o exemplo de casa no modo de se vestir. Na sala da casa onde moram, na Gávea, zona sul do Rio, eles dividem um imenso baú onde guardam as roupas compradas nos brechós. “Me visto de maneira fashion. Adoro misturar as roupas”, diz a atriz. O que ela não gosta é de fazer ginástica. Mas cumpre a rotina de exercícios sob o olhar atento da mãe. “Todos os dias faço um chá diurético para ela tomar”, conta Márcia, ao entregar que os pretendentes ao coração solitário da moça são muitos. “Não tô sabendo disso não”, disfarça a tímida Janaína.

Comente esta matéria
 
PAR PERFEITO
I-CHING
RUNAS
VIDENTE
NUMEROLOGIA
TARÔ ONLINE
HORÓSCOPO
 
ENQUETE
Você acha que o Brasil finalmente conquistou seu espaço no cenário da moda mundial, com desfiles como o SPFashionWeek?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A seleção de vôlei acaba de ganhar a Liga Mundial, liderada pelo técnico Bernardinho. A seleção de futebol está nas mãos de Felipão. Você acha que hoje os técnicos brilham mais do que os esportistas?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2001 Editora Três