Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Análises

Painter 6
O POVO

O Painter, que é o mais famoso software de pintura utilizado por ilustradores, desenhistas, artistas gráficos e webdesigners, é capaz de simular as complexas características de uma ferramenta de pintura. Agora, ele pertence a canadense Corel e está sendo comercializado numa sugestiva lata de tinta. Se você sempre foi uma daquelas pessoas que teve o sonho acalentado de se dedicar à pintura de telas, gravuras e quadros como hobby ou mesmo profissionalmente e nunca o fez por causa da sujeira - e, principalmente, por causa do preço das tintas, paletas e telas -, já pode aproximar mais o seu sonho da realidade com a versão 6.

Comprado em abril pela canadense Corel (a mesma que produz o CorelDraw 9, para criação de desenhos vetoriais), o Painter 6 permite que pessoas que já possuem habilidades com os processos tradicionais como pincéis, aerógrafos, lápis, crayons, carvão, tintas acrílicas e óleo possam passar sem muitos atropelos para o mundo virtual, porque o programa recria com extrema fidelidade este ambiente, oferecendo opções ilimitadas de combinações destes matériais com as técnicas de pintura.

O Painter 6 é capaz de simular as mais variadas e complexas características de uma ferramenta de pintura ou desenho. Assim, ele pode imitar o comportamento de um pincel de determinada dureza, bitola, espalhamento e ângulo de pintura de acordo com a especificação da tinta e da tela de pintura. Todas estas características podem ser definidas pelo usuário.

Se o usuário estiver acostumado com o Photoshop da Adobe não vai se sentir muito perdido ao entrar em contato com o Painter 6 pela primeira vez. Ela lembra vagamenta a do Photoshop, embora seja muito mais sofisticada e, ao mesmo tempo, confusa por conta da elevada quantidade de paletas. As quais, por sua vez, vão se desdobrando a cada clique que o usuário der nos pequenos triângulos à esquerda do nome das paletas. Por conta disso, ter um monitor de 17 polegadas é um requisito básico para usar o Painter 6, além de uma placa de vídeo que ofereça suporte para resoluções de 1280 X 1024 pixels em milhões de cores, por exemplo, o que vai permitir que as paletas sejam acomdadas fora da área útil de trabalho do monitor.

Mas, para utilizar todas as potencialidades do Painter 6, é recomendável que o usuário, ao adquirir o Painter 6, também compre um tablet (mesa digitalizadora como é mais conhecida no Brasil. As mais indicadas não possuem fios e o usuário pode usar, simultaneamente, o mouse do micro. Infelizmente, também são as mais caras), que é composto por um mousepad rígido e uma caneta com a ponta sensível a pressão. O tablet traz, como vantagens em relação ao mouse, o fato de que a caneta dele se encaixa nos dedos tal como se fosse um lápis comum, fornecendo maior precisão na hora do usuário escrever, desenhar ou pintar. Além disso, como a ponta da caneta é retrátil, o tablet simula a pressão exercida, tal como num pincel de verdade.

 Desfazer erros é destaque

O Painter 6 traz ainda, e como uma de suas principais funcionalidades, a capacidade de desfazer suas últimas ações com o comando Undo. Ou seja, se o pintor do PC errar a pincelada, ele pode desfazer o erro imediatamente. Na vida real, muito provavelmente, teria que começar tudo de novo numa nova tela ou papel.

Além disso, uma das principais características desta nova versão do Painter é o suporte ao modo CMYK de cores apenas para a abertura e salvamento de imagens bitmap. Isto porque ele não permite que as cores usadas por ele sejam configuradas para este modo, que é indispensável para quem trabalha na área gráfica. O Painter 6 também abre e salva imagens nos mais variados formatos (TIFF, BMP, JPEG, PCX, PICT, EPS, embora ainda não ofereça suporte para o formato PSD do Photoshop 5.0 e 5.5. Ele aceita somente para as versões 2.0 e 3.0.

Esta versão do Painter é basicamente a mesma que foi lançada pela Metacreations. A Corel além de colocar o seu logo na embalagem, nos manuais e CDs de instalação, atualizou o release (sub-versão de um aplicativo com a finalidade de fazer pequenas implementações e corrigir bugs) para 6.0.3.


Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software




Ficha

Empresa
Corel

Versão
6

Plataforma
Windows

Licença
comercial


Fórum
Deixe sua opinião sobre esta análise


Mais análises

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade