Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Análises

Odigo
ALBERTO ALERIGI

A última versão do comunicador instantâneo da NovaWiz está muito mais madura. Além de ganhar novos recursos ficou mais estável, mas ainda mantém alguns problemas das versões anteriores: complexidade e instabilidade. Desde a primeira versão, lançada no segundo semestre de 1999, Odigo fez jus à origem de seu nome, guia em grego, afinal além de ser um a poderosa ferramenta de comunicação era preciso literalmente de uma guia para aprender a usar o programa. De lá para cá o programa atingiu a versão 2.5 e melhorou bastante, apesar de continuar sendo um beta, uma versão de teste. O curioso é que seu principal concorrente, o ICQ também é um beta desde 1997 e nas palavras de seu criador, o israelense Sefi Vigiser, "continuará beta para sempre".

Grande parte da dificuldade em lidar com o Odigo está no fato de que ele é o programa de comunicação mais completo da atualidade. Além do conceito de lista de contatos herdado por todos os comunicadores pós ICQ, ele permite conversar com pessoas que estão no mesmo site, além de poder deixar recados pendurados nas páginas visitadas, saber onde estão a maioria dos usuários e quem esta no seu site.

Muitos dos recursos que antes estavam escondidos em menus agora estão na interface do programa que ganhou um display, que comprova a dificuldade do programa já que o pessoal da NovaWiz inseriu aulas simples, porém eficientes, sobre o programa. A mais pitoresca é sobre a diferença entre as cores laranja e verde dos bonequinhos que aparecem no radar. Verde é para indicar pessoas que estão no mesmo site e laranja para os usuários que estão na mesma página.

Infelizmente o display passou a ser usado para o mal recentemente. Hora e outra anúncios com propaganda são exibidos sem o consentimento do usuário. O mais chato é que são anúncios voltados para o público norte-americano. Como em cavalo dado não se olha os dentes, pelo menos o consolo é que eles não atrapalham a navegação.

Embora existam alguns problemas de adaptação no trato com o programa, muitos itens foram melhorados. Além da excelente versão em português, umas das primeiras a ser desenvolvida, a busca por usuários ganhou mais opções de procura, além de ter apenas o campo do número do Odigo da pessoa.

A nova versão rivaliza mesmo com o ICQ. Muito além da interface que sempre foi anos-luz à frente do ICQ, Odigo eliminou os bugs da capacidade de se comunicar com usuários do comunicador da Mirabilis e agora acrescentou a capacidade de contato com usuários do AIM da America Online. Somando tudo grosseiramente, são quase cem milhões de usuários à disposição! Lógico que nem tudo é perfeito por conta dos atributos de visibilidade disponíveis no ICQ, mas que não estão presentes no Odigo. Um exemplo? Digamos que vc esteja invisivel no ICQ, mas com a comunicação com o programa esteja ativada no Odigo.... o resultado é que tudo mundo irá ver sua presença online e ai já viu o tamanho do constrangimento. Além da interoperabilidade entre instant messengers, o Odigo agora funciona em redes com firewalls. Característica que o rival da Mirabilis possuía faz tempo.

A versão 2.5 também incorporou um excelente módulo de bate-papo por voz, com conceito parecido ao de um walk talk: você aperta a tecla Control para falar e solta para ouvir. Perfeito! Além disso, o radar também ganhou um ícone de um pequeno alto-falante que fica ao lado da figura do usuário que tiver habilitado essa opção em suas preferências. No ICQ é mais complicado, é preciso gravar a mensagem em uma tela cheia de botões e ai enviar para a pessoa.

É bom o pessoal da Mirabilis/AOL ficar de olho. A NovaWiz não está brincando em serviço. Seu produto é muito bom e além disso a empresa está fazendo parcerias de licenciamento de seu programa para portais de conteúdo como a StarMedia que distribui um clone de Odigo batizado de StarMedia Já. Vale a pena esperar para ver o fim dessa briga, isso se tiver um é claro. Uma das hipóteses é o Odigo se firmar cada vez mais no mercado a ponto de juntar forças com a Microsoft, que possui o MSN Messenger e quer que seja estabelecido um padrão único para todos os comunicadores instantâneos. MAGNET

Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.




Ficha

Empresa
Odigo Inc.

Versão
2.5

Plataforma
Windows 95/98/NT/2000

Licença
freeware


Download

Arquivo
odigo25b_smart.exe

Tamanho
573 Kb


Fórum
Deixe sua opinião sobre esta análise


Mais análises

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade