Norton System Works 2003
FERNANDO SOUSA
Todo ano é a mesma coisa: a Symantec trata de colocar no mercado as novas versões dos seus utilitários, dos quais a maioria é campeã entre os usuários dentro de seus segmentos. Nos últimos anos, para felicidade dos consumidores, a empresa tem agrupado seus programas em pacotes, com preços mais simpáticos - se levármos em consideração os preços de cada software, individualmente.
O pacote mais completo, para os usuários domésticos, é o Norton SystemWorks, disponÃvel na versão 2003. Ele reúne o Norton AntivÃrus, o Norton Utilities e o Norton CleanSweep, todos em suas últimas versões. De quebra, traz ainda o GoBack Personal Edition, da Roxio. Trata-se de um substituto para o System Restore do Windows, que recupera estados anteriores - programas instalados, configurações etc - do sistema operacional da Microsoft. A partir da janela de entrada do System Works, já é possÃvel, clicando apenas em um botão, efetuar uma série de verificações.
O Norton AntivÃrus 2003 é o carro-chefe do pacote. Ele é o software mais vendido do Brasil, de acordo com o levantamento mensal da revista InfoExame. É claro que juntamente com a fama, vêm os problemas: volta e meia, a imprensa especializada avisa sobre falhas de segurança no programa - "destaque" dado somente aos visados produtos da Microsoft, como o Windows, o Office e o Internet Explorer.
A Symantec, no entanto, tem publicado as correções quase que imediatamente depois do anúncio das falhas, por meio do Live Update, um ótimo componente que atualiza todos os programas do SystemWorks automaticamente por meio da Internet, incluindo as vacinas contra os vÃrus mais recentes do pedaço. Ou seja, apesar de eventuais bugs, o Norton AntivÃrus ainda é a melhor pedida na hora de enfrentar as pragas.
Entre as novidades da versão 2003, estão a proteção contra vÃrus em anexos de mensagens instantâneas e a verificação e limpeza de pragas de e-mails recebidos e enviados. O Norton AntivÃrus também fornece proteção contÃnua do sistema, em segundo plano, por meio do Auto Protect, mas esse recurso pode deixar máquinas de configurações modestas ainda mais lentas. O Norton Utilities é praticamente um pacote dentro de um pacote. Isso porque ele traz diversas ferramentas de verificação e manutenção do sistema operacional. Entre elas, estão substitutos para o ScanDisk (Norton Disk Doctor) e o desfragmentador (Speed Disk). Ambos são bastante superiores do que os seus similares fornecidos no Windows, tanto em velocidade como em capacidade. Algo como trocar um Fusquinha por uma Ferrari.
Outro destaque do Utilities é o Norton WinDoctor. Ele faz uma completa varredura do sistema operacional em busca de diversos tipos de erro, incluindo no Registro do Windows. De quebra, ainda se oferece para efetuar as correções, que podem ser "autorizadas" com somente um clique. E, a exemplo do Norton Antivirus, o Utilities também traz uma ferramenta que roda em segundo plano em busca de problemas - como falta de espaço no disco rÃgido etc. Mas, da mesma forma, ele pode tornar a máquina mais lenta.
O Norton Cleansweep é literalmente o responsável pela faxina do computador. Em primeiro lugar, ele monitora a instalação de qualquer software, permitindo uma eventual desinstalação mais completa do que no caso do Adicionar/remover Programas, do Windows. Com o auxÃlio do usuário, ele também varre e desinstala arquivos desnecessários, com especial atenção para os que chegam da Internet (cache, cookies, plug-ins e ActiveX, entro outros).
NORTON SYSTEM WORKS
|
» Empresa: Symantec
» Versão: 2003
» Plataforma: Windows
» Licença: comercial
» Idioma: português
» Preço: R$ 99
|
Clique aqui para comprar!
|
Informações referentes à versão testada e à época de publicação desta análise.
|

Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software
|