Corel Draw 10
O ESTADO DE SÃO PAULO
A Corel do Brasil lançou, com festa e tudo, o CorelDraw! 10 Graphics Suite, um produto que há tempos garante a receita da empresa. É um anúncio formal - a caixa só vai chegar às lojas no mês que vem. Enquanto isso não acontece, Informática avaliou a versão em inglês. O resultado surpreendeu. Na versão 10, o velho CorelDraw! mostra que já não deve nada à concorrência. As mudanças começam na interface, que ficou bem mais simples. As barras de botões e comandos podem ser personalizadas pelo usuário. A configuração é gravada em disco e, se quiser, o usuário poderá trocar preferências com colegas e amigos.
Outra novidade é o trabalho com múltiplas páginas. Agora o CorelDraw! permite o uso de diferentes formatos e orientações dentro de um mesmo documento. Para se ter uma idéia, o Illustrator, da poderosa Adobe, ainda não faz isso. Para organizar as páginas, a Corel inventou o comando Page Sorter, que permite mudar seqüências de páginas com um arrastar de mouse. Como era de se esperar de uma suÃte, o CorelDraw! 10 traz mais oito aplicativos. Um é inédito: o Corel R.A.V.E., para geração de animações vetoriais para a Web. Há ainda CD-ROMs repletos de imagens (mais de mil), fontes e texturas. O software lÃder de vendas da Corel mostra que ainda tem muito fôlego.
CorelDraw! 10 arma-se contra a concorrência
|
O CorelDraw! foi o primeiro programa de ilustração profissional lançado para Windows. Compete com o Adobe Illustrator e o Macromedia FreeHand em pé de igualdade, tanto em recursos para a mÃdia na qual nasceu (a impressa) quanto para a preparação de ilustrações para a Web e multimÃdia. Na versão 10, lançada oficialmente hoje no Brasil, a comparação com aplicativos de fabricantes diferentes é inevitável. Mas nota-se claramente que a empresa se esforçou em melhorá-lo, tudo em nome da produtividade.
Além do conhecido CorelDraw!, o pacote CorelDraw! 10 Graphics Suite é composto de quase uma dezena de programas para os mais variados fins. Foram incluÃdos o Corel R.A.V.E. (para geração de animações vetoriais para a Web) e as seguintes versões atualizadas: Corel Photo-Paint 10, Bitstream Font Navigator 4, Canto Cumulus 5, Corel Trace 10, Corel Texture 10, Corel Capture 10 e Acrobat Reader 4.
Interface Na versão em inglês, avaliada por Informática, as mudanças começam pela interface, que está um pouco mais simplificada e bastante personalizável. Para os veteranos, a sensação vai ser quase imperceptÃvel, a não ser por causa do logotipo redesenhado e das novas ferramentas de edição. Os usuários iniciantes vão aprovar o jeitão intuitivo que a Corel aplicou na nova versão. Boa parte dos comandos localizados nos menus possui um botão associado na barra superior. Para personalizar a interface, basta arrastar os Ãcones e soltá-los sobre a caixa de ferramentas, as barras de ferramentas e os menus. Pode-se salvar a interface personalizada e compartilhá-la com outros usuários. A exemplo do FreeHand, o novo CorelDraw! permite o trabalho com múltiplas páginas, com diferentes formatos e orientações em um mesmo documento. É uma vantagem sobre o Illustrator, por exemplo, que permite apenas uma única página por arquivo.
Page Sorter Uma nova visualização foi adicionada ao menu View. Trata-se do modo Page Sorter, que permite visualizar todas as páginas de um documento e alterar sua seqüência simplesmente clicando-as e arrastando-as para a ordem desejada. Na parte de formatação de textos, o quadro de diálogo está um pouco mais completo, com a inclusão de controles de tabulações e colunas. Por outro lado, a empresa ainda insiste em colocar os ajustes de controle de espaçamento de entreletras, entrelinhas, entreparágrafos e outros em porcentagens e não em pontos tipográficos, como ocorre no FreeHand, no PageMaker e em tantos outros. Dessa forma, os ajustes têm de ser feitos meio que no olhômetro. Uma janela Navigator - similar à do Corel Photo-Paint 9 e que lembra vagamente a do Photoshop - permite a navegação pela página, mas não oferece um controle mais preciso do Ãndice de zoom. Para acioná-la, basta clicar na interseção das barras de rolagem direita e inferior. Novas ferramentas interativas foram adicionadas: Contourn (contorno), Extrude (extrusão), Drop Shadow (sombras), Fill (preenchimento), Envelope (envelope) e Distortion (distorção).
Undo Um dos melhores recursos incluÃdos no CorelDraw! 10 foi a Undo List, uma espécie de paleta History que especifica de forma clara os últimos passos executados. Com isso, o usuário pode desfazê-los ou repeti-los. A versão 10 permite ainda exportar e importar arquivos nos formatos FreeHand 8, Illustrator 8, AutoCad 2000, TIFF, Office 2000 e muitos outros. A Corel do Brasil acredita que a versão em inglês do produto (e também a localizada, em português) estará nas prateleiras brasileiras em meados de janeiro. Já a versão para a plataforma Macintosh deve chegar ao mercado apenas em meados de junho. O preço sugerido para a versão completa é R$ 999 e a de upgrade, R$ 519.
Próxima
Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software
|