Como salvar suas imagens na Web
ÃTILA CAVALCANTE
Por que as imagens são gravadas em GIF, JPEG e PNG? Qual a diferença entre eles? Qual é o melhor para ser usado na Internet? Se você tem essas dúvidas, poderá tirá-las agora. Há algumas diferenças importantes relacionadas aos três formatos de compactação de imagem: às vezes, o tamanho do arquivo é bem baixo, mas a qualidade da imagem continua muito boa; noutros, tanto a qualidade quanto o tamanho da imagem ficam baixos. Isso acontece, principalmente, em razão da forma como cada formato lê as imagens que compacta.
Apesar de não existir uma regra oficial sobre qual formato usar para qual tipo de imagem, a dica dada pela maioria dos webdesigners é a seguinte: para gráficos (ilustrações vetoriais  feitas no Illustrator e no Freehand, por exemplo  e fontes em geral), o GIF é mais indicado; para fotografias ou ilustrações com grandes variações de cores (como degradês e desenhos com mais de 256 cores), o melhor é o JPEG. O PNG, apesar de ser considerado bom por muitos artistas gráficos, não "pegou", ou seja, quase ninguém usa. A explicação é simples: arquivos neste formato ficam maiores que nos outros dois.
O GIF (Graphic Interchange Format) foi criado pela empresa norte-americana de serviços de Internet CompuServe (hoje da AOL) especificamente para distribuição online. Formato mais popular na Internet, gera arquivos por meio de compressão automática e palete de cores ajustável, que pode ser reduzida pelo usuário ao mÃnimo indispensável. É o único que pode conter uma sequência animada de imagens. Multiplataforma, pode ser transferido entre Macs e PCs sem alteração (ao menos na teoria). Como define seu próprio nome, seu uso é recomendável em ilustrações com grandes áreas em cores chapadas, elementos gráficos, tÃtulos, banners e capturas de tela. O GIF só suporta 256 cores (8 bits). Por isso é usado para imagens simples, com poucas cores, o que o torna muito leve para utilização na Web.
Segundo formato mais usado na Rede, o JPEG (Joint Photographic Experts Group), é versátil e universal. O grau de compressão que utiliza é o maior de todos os formatos: pode ser ajustado na faixa de 1:5 a 1:20, mas a imagem perde um pouco de qualidade (quanto mais comprimida, menos qualidade tem). Formato recomendado para fotos e qualquer tipo de imagem com muitas transições de cores ou degradês. O JPEG só mostra as cores na casa dos milhões (24 bits). Bom por um lado, porque pode apresentar com mais fidelidade as variações de cores, surte péssimos resultados quando usado em imagens simples, pois este formato não consegue mostrar poucas cores.
O Portable Network Graphics (PNG ou gráficos portáteis de rede) eram uma grande promessa de novo formato de arquivo na Web. Apesar de todos os browsers serem capazes de ler o PNG, é muito difÃcil encontrar algum site que o utilize. A vantagem sobre o GIF e o JPEG é que, enquanto o primeiro somente pode ser armazenado em no máximo 8 bits (poucas cores) de dados e o segundo, em não menos que 24 bits (milhões de cores), imagens em PNG podem ficar com 8, 24 e até 32 bits. Na verdade, de acordo com as "aulas" da designer norte-americana Lynda Weinman (www.lynda.com) em seu livro Design Gráfico na Web (editora Quark Books  www.quark.com.br), na maioria das comparações entre fotos compactadas em PNG e JPEG, ambos de 8 bits (acima disso, o PNG fica muito pesado), o JPEG se saiu melhor. Isso porque ele consegue manter a qualidade mesmo num tamanho baixo. Já o PNG, quando com boa qualidade, fica muito grande. Na comparação entre ilustrações simples feitas em GIF de 8 bits, o PNG também não se saiu muito bem, sempre ficando maior. Isso não significa que o PNG seja pior que os outros dois. A melhor forma de saber qual o formato ideal para sua imagem é testando, não há outra forma: salvando em GIF, JPEG e PNG e comparando a qualidade e o tamanho de todos.
Existem muitos programas que permitem salvar nos três formatos. O mais novo deles é o Macromedia Fireworks (www.macromedia.com), exclusivo para tratamento de imagens para a Web. O Adobe Photoshop sempre é uma excelente opção  por muitos considerada a melhor Â, ainda mais agora, que possui ferramentas especiais para publicação de ilustrações na Internet. A nova versão do programa da Adobe vem com um aplicativo chamado ImageReady 2.0 que permite a visualização instantânea dos arquivos nesses formatos. Se você não pode comprar (nem fazer download) de nenhum dos dois, saiba que o Paint, que vem no Windows, pode salvar qualquer coisa em GIF e JPEG. Mas não se anime muito: ele não ficará com a mesma qualidade de um trabalho feito nos programas mencionados acima.
Volta para a capa | Volta para Ajuda | Volta para Tutoriais
Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.
|