Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Ajuda » Vírus

Infoguerra Categorias de vírus

 Os trojans

ÍNDICE
» Visão geral
» Os trojans
» As backdoors
» Os vírus de script
Continuando com nossa apresentação sobre as categorias comuns de vírus, vamos falar um pouco a respeito de Trojans (ou Troianos). Embora não apresentem uma grande atividade de disseminação, estão realmente entre os mais numerosos, especialmente se falarmos em termos de variedade.

Vamos fazer uma pequena viagem na História para entender o que um Troiano significa. Diz-se que na antigüidade, quando os gregos estavam lutando com os troianos (é claro que a briga começou por causa de uma bela mulher), Ulisses, um antigo herói grego, usou um cavalo de madeira para passar pelos poderosos muros de defesa da cidade de Tróia. O fato importante está em como eles usaram aquele cavalo de madeira: os gregos puseram alguns soldados dentro dele, e então simularam a retirada de suas tropas. Os cidadãos de Tróia levaram o cavalo para dentro da cidade como um símbolo dos deuses e, ao cair da noite, os soldados gregos saíram e abriram os portões da cidade, de modo que todo o exército grego pôde entrar. Evidentemente, os gregos ganharam a batalha.

Um Trojan é algo parecido com o cavalo de madeira do qual tomou o nome. É um programa que simula fazer algo de bom, quando de fato faz um monte de outras coisas. Há duas grandes categorias de Trojans: os destrutivos, e todos os outros.

Qualquer Trojan pode desempenhar muitos tipos tipos de ações, portanto é bastante difícil ter um modo correto e lógico de dividi-los em uma categoria ou outra. Os destrutivos podem causar muitos danos ao seu sistema, começando por bagunçar com seus arquivos de sistema e terminando talvez com uma formatação completa ou apagando as pastas do sistema.

Os Trojans também são comumente usados para outras coisas além de destruir um sistema. Eles podem roubar senhas por exemplo (são chamados de "password stealers", isto é, "ladrões de senhas" por causa disso — óbvio, não?). Outros são keyllogers — o que significa que registram em um arquivo todas as teclas que você digita e depois as enviam para um endereço eletrônico —, outros são spywares.

Agora, o que é extremamente importante saber é que os Trojans não infectam outros arquivos. Se você encontrar um arquivo infectado por um Trojan, pode apostar que é o próprio Trojan. E como você pode dizer se é um Trojan ou não? É muito simples. Ele tem o prefixo "Trojan" em seu nome. Ao encontrar um Trojan, o melhor a fazer é se informar a respeito dele. Você pode rodar um programa antivírus atualizado, ou um detector de Trojans, e usá-los para remover o arquivo. Se o produto não puder remover o Trojan, então tente encontrar na Internet informações a respeito dele. Apenas se não houver especificações de que o Trojan adiciona chaves ao sistema você poderá deletá-las.

Há algumas ocasiões em que você não consegue deletar o arquivo diretamente pelo Windows. O que você deverá fazer: dê um boot em MS-DOS ou em modo seguro e delete o arquivo, ou encontre a chave de registro ou a linha referente ao Trojan nos arquivos .ini, apague-as e reinicie o sistema. Isto significa que o arquivo não vai iniciar junto com o boot, portanto não irá ficar residente na memória quando você tentar apagá-lo.

A maneira mais fácil de lidar com esta situação é simplesmente "matar" o processo da memória, antes que você tente apagar o arquivo. Você pode usar as teclas CTRL+ALT+DEL (em Windows 9x ou Me) ou CTRL+SHIFT+ESC em Windows 2000 ou XP. A principal coisa a se saber antes disso é o nome do arquivo (ou processo), de modo a matá-lo corretamente da memória. Normalmente, o nome do processo é igual ao do arquivo.

<<< Anterior | Início | Próxima >>>

Volta para a capa | Volta para Ajuda | Volta para Vírus

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.


 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade