Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Miro Teixeira cria secretaria para fiscalizar Anatel

Terça, 25 de março de 2003, 09h08

Os ministérios divulgaram nesta segunda-feira novas estruturas, reduzindo em 10% os cargos comissionados para tornar viável a criação das pastas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a de Segurança Alimentar e Combate à Fome.

No Ministério das Comunicações, o decreto presidencial também institui uma Secretaria de Telecomunicações, que terá entre suas atribuições "orientar, acompanhar e fiscalizar as atividades da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)". O secretário ainda não foi indicado.

DE acordo com a assessoria de comunicação do Ministério, uma interpretação legal do artigo 87 da Constituição admite a "supervisão" dos órgãos reguladores pelos ministros de Estado, embora isso não estivesse até então explicitado nas atribuições da pasta.

O Poder Executivo se levantou recentemente contra as agências reguladoras, motivado pela elevação de tarifas de serviços públicos que têm pressionado a inflação. A polêmica teve início com declarações do presidente Lula em evento fechado em fevereiro, quando ele reclamou da autonomia das agências e avaliou que o Estado foi terceirizado.

O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, já se posicionou abertamente contra decisão recente da Anatel e criticou a postura da agência diante do reajuste das tarifas de telefonia fixa prevista para julho.

Enquanto o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, discute com interlocutores a revisão do papel dos órgãos reguladores, parlamentares do PT e do PSDB foram rápidos e apresentaram projetos de lei sobre o assunto.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade