Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Brasileiros criam sistema anti-hacker com inteligência artificial

Segunda, 24 de março de 2003, 11h52

VEJA TAMBÉM
» Veja mais notícias sobre segurança

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Ricci, em Vassouras, no Rio de Janeiro, desenvolveram um sistema de defesa contra intrusões baseado em princípios de inteligência artificial, computação quântica e rede neural. O sistema também seria capaz de aumentar a capacidade de processamento do computador.

Batizado de RPS, o sistema será testado este mês pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) e apresentado aos técnicos do Instituto Militar de Engenharia (Ime) e do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC). O teste-conceito a ser realizado pelo Serpro analisará portabilidade, inviolabilidade e performance no tratamento de informações. A lógica computacional quântica e os processos matemáticos e físico-quântico que deram origem ao sistema continuarão guardados como segredo.

Projetado inicialmente para evitar fraudes e clonagens de cartões bancários (crédito e débito), o projeto acabou ganhando uma outra dimensão. Os pesquisadores concluíram que a verdadeira fragilidade dos sistemas de segurança não está no hardware ou no software, e sim nos processos operacionais que sustentam as transações.

O RPS pode ser instalado em qualquer máquina convencional, não havendo necessidade de se comprar ou trocar qualquer equipamento da rede já instalada. Segundo o diretor de pesquisas e tecnologia do Centro, Leonardo Ricciardi, o novo sistema desenvolvido com tecnologia genuinamente nacional, garante total inviolabilidade dos dados antes, durante e depois das transações, com a vantagem adicional de dispensar a obrigatoriedade de aquisição de equipamentos complementares. "Não criamos uma máquina, mas um novo conceito computacional", afirma Ricciardi.

Infoguerra/Agência Brasil

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade