Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Encontro do ICANN traz oportunidades para brasileiros

Quarta, 19 de março de 2003, 17h16

No próximo domingo, dia 23, tem início o encontro do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), entidade responsável pelo gerenciamento de nomes de domínios, endereçamento IP, servidores-raiz e protocolos da Internet. O encontro, que se estenderá até o dia 27, será no Rio de Janeiro e é uma oportunidade para os brasileiros estarem próximos de um dos centros de decisão da Internet mundial.

Para o País, uma das principais reuniões será justamente a inaugural, do Comitê Consultivo At-Large (At-Large Advisory Committee - ALAC), que acontece das 8h30 às 18h30 do dia 23, na sala Botafogo do Hotel Sofitel. O ALAC começou a ser formado em 31 de outubro de 2002, com a adoção de novos estatutos. Trata-se de uma tentativa de levar a representação dos interesses de usuários individuais (at-large) e comunidades regionais para o âmbito do ICANN.

A partir de 20 de janeiro de 2003, foram nomeados os primeiros 10 membros do ALAC, dois para cada região do mundo, formando um comitê interino. Na América Latina, foram escolhidos Erick Iriarte Ahon, do Peru, e Sebatián Ricciardi, da Argentina. O próximo passo do Comitê Interino do ALAC será o estabelecimento de organizaçazões at-large e a eleição de seus próprios membros regionais para o comitê permanente. Por isso, os brasileiros que foram convidados para falar no encontro do Rio terão papel-chave neste ponto.

O advogado Omar Kaminski, especializado em temas ligados à Internet e Informática e colaborador de InfoGuerra, foi um dos escolhidos para o evento. Na sua opinião, o encontro do ALAC será uma grande oportunidade para o Brasil consolidar sua representatividade junto ao ICANN. "O coordenador do Comitê Gestor, Ivan de Moura Campos, é um dos sete diretores eleitos do ICANN, os quais foram escolhidos por voto direto online da comunidade at-large. Mas a entidade estava se tornando cada vez menos democrática, os anseios dos usuários individuais estavam sendo deixados para segundo plano e até a eleição dos diretores passou a ser indireta. O ALAC visa suprir essa lacuna", disse.

A importância do evento aumenta na medida em que a Internet no Brasil está perfeitamente estruturada e em crescimento, e a rede brasileira ocupa posição de destaque na América Latina. "O Brasil é integrante da Organização Regional At-Large (RALO) que tem de se formar na América Latina, por isso seu feedback como comunidade at-large, assim como por seu uso da Internet e estruturas relacionadas aos nomes de domínio, serão de muita utilidade", disse Erick Iriarte.

O encontro do ALAC será dividido em duas partes: das 8h30 às 16h30 acontecerá a reunião de trabalho dos representantes do Comitê Interino. Das 16h30 às 18h30 terá lugar a reunião com a comunidade local, que contará também com a presença dos profissionais Juliana Abrusio, Tarcisio Queiroz Cerqueira, Tadao Takahashi, Harmut Glazer e Carlos Affonso de Souza, além de Kaminski. Os membros Vittorio Bertola (presidente do ALAC), Denise Michael (Coordenadora), Esther Dyson (representante dos EUA), Sebastián Ricciardi e Erick Iriarte também deverão estar presentes nessa etapa.

Entre os assuntos que deverão ser discutidos na ocasião, estão: a base de dados "whois", novos domínios de nível superior, internacionalização dos nomes de domínio (uso de cedilha, trema e acentos), conveniência de adoção de novos sufixos, atuação do Registro.br e análise dos projetos de lei brasileiros sobre a Internet.

O encontro do ICANN está sendo promovido em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e é a primeira vez que a entidade se reúne no País. Anteriormente, o evento contou com edições em Singapura, Alemanha, Chile, EUA, Egito, Japão, Austrália, Suécia, Uruguai, Gana, Romênia, China e Holanda.

Nos últimos dias, houve alguma apreensão quanto à possibilidade de que uma guerra com o Iraque fosse atrapalhar o evento, principalmente o deslocamento de autoridades internacionais, mas a maioria dos membros convidados para o encontro já confirmou que seus planos de viagem não serão afetados mesmo com a eclosão da guerra.

O acesso às atividades, todas desenvolvidas no Hotel Sofitel, é gratuito e aberto à comunidade. Para quem não puder ir, estão sendo planejadas transmissões dos debates via Web. Informações detalhadas sobre o encontro podem ser encontradas aqui e aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade