Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Falha grave em servidor da Microsoft permite invasão de sites

Terça, 18 de março de 2003, 11h18

Foi descoberta uma grave falha no servidor Web IIS 5.0, da Microsoft. O bug permite que um cracker ataque o servidor remotamente e execute códigos de sua escolha, comprometendo a segurança de sistemas e tomando controle total da máquina atingida. Sites na Internet que utilizam o IIS 5.0 estão sob risco de invasão.

O problema se encontra no componente WebDAV (Web-based Distrbuted Authoring and Versioning) do servidor, usado para gerenciamento e edição remota de conteúdo em Web sites. Tal componente vem habilitado como padrão no IIS 5.0 e não requer autenticação ou privilégios especiais para ser usado. A falha é do tipo buffer overflow (estouro de memória) e está localizada especificamente no arquivo de biblioteca ntdll.dll, utilizado pelo WebDAV.

Segundo a empresa de segurança ISS (Internet Security Systems), a vulnerabilidade já está sendo explorada por crackers e já existem exploits (ferramentas) para se aproveitar da falha. "Esta vulnerabilidade por si só é muito grave, mas a existência de robustos exploits à solta exige que as correções ou paliativos sejam aplicados imediatamente", alerta o boletim da empresa, divulgado ontem.

A Microsoft também liberou ontem o seu sétimo boletim de segurança de 2003, contendo uma correção para esta falha. O bug afeta apenas o Windows 2000, que inclui o servidor IIS 5.0 em sua configuração padrão. Todas as versões do sistema estão vulnéráveis, incluindo o Windows 2000 SP3.

Mais detalhes e a correção para o problema podem ser encontrados aqui. A ISS também elaborou várias ferramentas para identificação dos sistemas que estão vulneráveis. Os links para download destas ferramentas, além de outras informações sobre o bug, podem ser encontrados aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade