Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Reuters lança sistema de informações baseado em Linux

Terça, 04 de fevereiro de 2003, 08h18

O grupo de informações financeiras e de notícias Reuters afirmou ontem que seu principal produto, um sistema de distribuição de dados, começou a operar em Linux. O anúncio representa um novo estágio de aceitação do sistema operacional no mercado financeiro.

O produto é fruto de uma parceira com a Red Hat, empresa distribuidora do Linux, e com as fabricantes de chips Intel e de computadores Hewlett-Packard (HP).

As companhias afirmaram que o Linux oferece custos menores e uma maneira mais flexível de levar os dados do mercado para o sistemas financeiros internos dos clientes do que softwares baseados em Unix, que dominam Wall Street há 15 anos. A Reuters opera atualmente seu sistema em máquinas Unix de custo mais elevado da Sun Microsystems, IBM e HP.

"Há uma visão dentro dos mercados financeiros e no setor como um todo para reduzir os gastos com tecnologia", disse Stacey Quandt, analista de software do Giga Information Group. "E esse produto vai de encontro a essa idéia."

O Linux firmou-se em Wall Street nos últimos dois anos como uma nova maneira de gerenciar aplicações bancárias internas, mas o produto da Reuters é o primeiro aplicativo comercial do setor financeiro a usar o Linux, disse Quandt.

A utilização do Linux pela Reuters é um marco para a entrada do sistema operacional livre nos mercados financeiros, disseram analistas, por dar maior credibilidade ao uso da plataforma por grandes empresas. Enquanto o Linux é visto como rival da Microsoft em computadores pessoais, seu principal rival no mercado financeiro é o Unix.

Para a Reuters, a medida faz parte de um esforço para abrir seus produtos de notícias e de análise financeira a clientes que queiram operar seus sistemas de maneiras mais flexíveis, com intuito de reduzir custos gerais com software, hardware e consultoria.

A performance do sistema de dados da Reuters sobre o Linux é de duas a cinco vezes mais rápida do que sobre o Unix, mesmo com o uso de hardware mais barato, afirmou o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Red Hat, Mike Evans.

Oito dos 10 maiores bancos do mundo trabalham com sistemas Linux produzidos pela Red Hat, mas a maioria deles usa o sistema apenas para projetos internos de software, disse o executivo.

Seis bancos globais de investimento, incluindo o Morgan Stanley, concordaram em testar o sistema da Reuters baseado em Linux em maio do ano passado, quando ele foi anunciado pela primeira vez.

"Nossos clientes vieram até nós cerca de um ano atrás e disseram vocês têm que fazer isso", disse Peter Lankford, gerente de produto da Reuters.

Ele afirmou que o lançamento do sistema baseado no Linux tem um papel importante para ajudar a Reuters a vencer pelo menos dois grandes contratos com bancos de investimentos.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade