Konica compra fabricante de câmaras Minolta por US$ 1,3 mi
Sexta, 17 de janeiro de 2003, 09h57
A japonesa Konica, terceira maior fabricante de filmes fotográficos do mundo, anunciou ontem que pagará US$ 1,3 milhão em ações pela companhia de câmaras Minolta, valor que representa um ágio de 7,8% baseado no preço mais recente na bolsa. A notÃcia espalhou temores de que a Konika esteja assumindo um peso grande demais com as dÃvidas da Minolta. Mas as duas empresas insistiram que a fusão é a melhor alternativa para sobreviver à concorrência das poderosas Canon e Ricoh .
"Estas duas empresas não têm mesmo escolha além da fusão, mas realmente não posso ficar otimista com um motivo como este", disse Koshi Kumagai, administrador de fundos da HSBC Asset Management.
"Tenho a impressão que a nova companhia não conseguirá acompanhar as maiores do setor", completou.
Um porta-voz da Konika disse que as companhias - que anunciaram planos de fusão na semana passada, mas forneceram os detalhes em números apenas ontem - avaliaram o valor de uma ação da Minolta como correspondente ao valor representado por 0,62 de cada ação da Konika. A estimativa é baseada em preços médios das ações nos meses finais de 2002.
No entanto, as ações da Konika subiram desde então, enquanto as ações da Minolta caÃram por conta de prejuÃzos e dÃvidas.
"Da perspectiva da Minolta, é bem generoso", disse o analista da Merrill Lynch Richard Kaye. "Acho que a Konika acredita que a Minolta poderá ter ganhos significativamente melhores nos próximos anos. Pessoalmente, não compartilho desse otimismo."
As duas companhias querem imitar o sucesso da Canon e da Ricoh em atingir lucros recordes ao se focar no mercado maior e mais lucrativo de fotocopiadoras e equipamentos de escritório. As empresas também pretendem usar suas marcas fortes no ramo das câmeras digitais, rivalizando as lÃderes Canon, Sony Corp e Olympus Optical Co.
Volta para a capa |
Volta para as notÃcias
Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.