Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Falso vírus jdbgmgr.exe é variante do boato Sulfnbk.exe

Segunda, 15 de abril de 2002, 12h40

Depois de aproximadamente um ano, durante o qual atormentou milhares de usuários no mundo inteiro, o famigerado — e falso — vírus "Sulfnbk.exe" ressurge na forma de uma variante. Desta vez, o nome do arquivo é jdbgmgr.exe. Como o Sulfnbk.exe, o arquivo jdbgmgr.exe pertence ao Windows, não é um vírus e não deve ser apagado do sistema.

A mensagem que nos chegou foi detectada nos EUA pela especialista em vírus do site About.com, Mary Landesman, que recebeu para consulta um e-mail de um leitor da Venezuela. Como o texto do boato está em idioma latino, Landesman enviou-o à redação, para que confirmasse do que se tratava. E não há dúvidas de que é um novo hoax tentando enganar usuários incautos.

A mensagem amedronta usuários do Hotmail afirmando que o arquivo jdbgmgr.exe, o qual possui o ícone de um ursinho, é um vírus, capaz de destruir todo o sistema. O vírus se propagaria pelo MSN Messenger e pelo catálogo de endereços presente no PC. Não é detectado pelos antivírus McAfee e Norton e permanece dormente na máquina por 14 dias (exatamente como uma das versões do Sulfnbk.exe). Em seguida, há instruções de como localizar e apagar o arquivo do sistema.

Na verdade, o jdbgmgr.exe faz parte do Windows e é um arquivo da Microsoft utilizado no debug (ferramenta para encontrar bugs) da linguagem Java. Portanto, é inofensivo à máquina e não deve ser deletado. Obviamente a mensagem também não deve ser repassada adiante. Em vez disso, deve ser ignorada ou mesmo excluída.

Os sites da Symantec e da McAfee já publicaram alertas sobre o hoax, assim como o site VSAntivirus. Todos fazem referência ao fato de que, como todo arquivo executável, o jdbgmgr.exe pode ser infectado por vírus verdadeiros, como o Magistr e o Efortune. Apesar disso, não existem descrições de vírus como as relatadas pela mensagem que está circulando.

Se há um boato recente sobre vírus que causou tantos problemas, e mesmo prejuízo, quanto um vírus verdadeiro, este é o do “Sulfnbk.exe”. Aparentemente, Landesman preferiu nem tocar no assunto, pois não publicou em seu site nada a respeito disso.

"Detesto ver qualquer coisa que mesmo remotamente se assemelhe ao hoax Sulfnbk.exe. Ele se tornou um pesadelo para quem trabalha com suporte ao usuário", comenta, referindo-se à histeria que tomou conta de muitos internautas americanos no ano passado por causa do boato.

Veja abaixo uma cópia da mensagem que ela recebeu:

Quieren advertir a todos los usuarios de hotmail sobre un nuevo virus que circula por medio del MSN Messenger El virus se llama jdbgmgr.exe y se transmite automáticamente por medio del Messenger y tambien por la libreta de direcciones. El virus no es detectado por McAfee o Norton y permanence en letargo durante 14 días antes de dañar el sistema entero. Puede ser borrado antes de que elimine los archivos de tu computadora.

Para eliminarlo, solo hay que hacer los pasos siguientes:

1. Ir a Inicio, pulsar "buscar"
2.- En búsqueda "archivos o carpetas" escribir el nombre jdbgmgr.exe
3.- Asegurarse de que este buscando en disco "C"
4.- Pulsar en "buscar ahora"
5.- Si aparece el virus (el icono es un osito que tendrá el nombre de jdbgmgr.exe NO ABRIR POR NINGUN MOTIVO
6.- Pulsar en el botón derecho del ratón y eliminarlo (ira a la papelera de reciclaje).
7.- Ir a la papelera de reciclaje y borrarlo definitivamente o bien vaciar la papelera entera.

Leia mais
» Vírus falso induz usuário a apagar arquivo do Windows

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade