Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Brasil poderá ter Internet por tarifa plana

Quarta, 20 de março de 2002, 15h48

Internet 0800 será "britânica tupiniquim"
Boas notícias da Anatel na Telexpo
Antes tarde do que nunca. A consulta pública para Internet por tarifa plana ou "0800" poderá ser lançada até o fim do mês. "Talvez até amanhã mesmo, para aproveitar a Telexpo", afirmou ontem o vice-presidente da Anatel, Antônio Carlos Valente.

Valente também trouxe mais boas notícias a quem aposta na modalidade de conexão sem pulsos telefônicos. A consulta pública inicial para tarifa plana terá "perfil filosófico", servindo para todos os setores da sociedade apresentarem propostas sobre o assunto. Destas propostas, a Anatel estudará também o modelo de IP Direto, custo único de acesso à Internet por IP. O modelo é igual ao britânico e é também conhecido como FRIACO (Flat Rate Internet Access Call Origination - Acesso Internet por Tarifa Plana por Origem da Ligação). Deste modo, o assinante do serviço 0800 baixa um software que reverte os custos de ligação para a companhia telefônica, que fornece o acesso independente do provedor, escolhido à parte.

Além do modelo de IP Direto, a Internet tarifa plana no Brasil poderá ser também por "código não-geográfico", ou seja, o internauta paga o custo do provedor e o do acesso telefônico 0800 em um único serviço. Um terceiro modelo será o atual, pagamento de provedor e de conta telefônica separadamente.

A novidade é o acesso do tipo FRIACO, que a Anatel não tinha apresentado como alternativa anteriormente. O modelo, regulamentado pela Oftel (Office of Telecommunications) na Grã-Bretanha, permitiu que os internautas tenham uma maior liberdade na escolha do provedor. O tipo de acesso permitiu ainda que a oferta conjugada de serviços da British Telecom (oferecia o acesso 0800 BT Surftime a 9 libras e o provedor BT Internet a 6 libras) sofresse um duro golpe da concorrência. Com a chegada do FRIACO o Freeserve Hometime passou a oferecer serviço de provedor flat rate por 3 libras e passou a ser preferido ao BT Internet.

No entanto, mesmo na Inglaterra, onde o acesso 0800 foi pioneiro e é o mais viável na Europa, a escolha da Oftel tem críticas. A pressão para aquisição de serviços conjugados da BT ainda é grande e uma maior vigilância das atividades da companhia telefônica tem sido pedida pelos cidadãos.

De acordo com Valente, a Anatel observou o modelo inglês e está favorável a discuti-lo mas com algumas alterações. "O nosso modelo será um 'britânico tupiniquim' para evitar justamente esse problema do poder excessivo da companhia telefônica", afirmou Valente. "Estamos tentando fazer essa consulta pública desde o ano passado e faremos o máximo para colocar todas as possibilidades em discussão”, disse ainda o representante da Agência Nacional de Telecomunicações. Os documentos da Anatel sobre a consulta estão no site da Anatel.

Renata Aquino

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade