Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

ZDNET

» Downloads

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Tubo de batata Pringles vira antena para conexão à Web

Sexta, 07 de dezembro de 2001, 10h52

Rede banda larga gratuita, compartilhada, sem fio e com pouquíssimo gasto de tecnologia parece um sonho. Mas não se depender de alguns hackers em Cardiff, País de Gales. Os galeses do Arwain.net fazem uma campanha por mais redes sem fio (wireless) no país e menos gasto com conexão para os desafortunados. A idéia é usar antenas e mastros de telecomunicações para servir de roteadores do acesso à Internet pelo padrão 802.11, das redes wireless.

As redes wireless já existem em várias partes do mundo e os primeiros roteadores menores e mais baratos como o AirPort, da Apple, já estão disponíveis. A novidade das redes wireless é que é possível compartilhar a conexão sem qualquer custo. No caso de conexão banda larga, por exemplo, podem-se formar comunidades de vizinhos ou fazendeiros dividindo o acesso à Internet.

A experiência com redes wireless foi essencial para os nova-iorquinos que tentavam voltar à vida normal depois dos ataques de 11 de setembro. Hackers montaram redes de conexão sem fio para ajudar empresas que ainda estavam se recuperando do baque e até para animar o cotidiano na cafeteria da esquina, conforme artigo no Sunday Times.

Para os galeses, a idéia das redes wireless veio naturalmente. Cardiff e seus arredores têm necessidade de acesso banda larga mais em conta do que o custo comum no país. Até mesmo o provedor BT Openworld apóia alguns projetos pioneiros do Arwain para conectar os galeses em telecentros wireless. A iniciativa inglesa, o Consume.net, tem mais um perfil político e contestador.

No Arwain.net, o tutorial para usar um tubo de batata Pringles como antena é um dos pontos altos da iniciativa de redes wireless. É necessário cortar o tubo, colocar um pequeno dispositivo roteador e encontrar uma localização adequada mas o resultado é satisfatório. Além de ser a antena mais barata para redes wireless, é sem dúvida um dos materiais mais fáceis de encontrar. O site tem ainda uma pesquisa para discutir qual o sabor da Batata daria a melhor antena.

Australianos de Canberra também têm uma solução de antenas para redes wireless de baixo custo. O material utilizado é PVC e um pouco mais de habilidadde do que o necessário com a Pringles deve ser utilizado. O australiano Jason Hecker declara que decidiu fazer a antena de PVC porque além de caras, as antenas comerciais são feias e "minha mãe não ia querer uma no telhado". O tutorial de Hecker inclui fotos, assim como o da batata Pringles no Arwain.net.(veja abaixo a antena de tubo de batata)

As antenas para redes wireless têm um alcance de 50 a 150 metros. Tanto a antena de Pringles como a de PVC não têm um alcance determinado. Outros tutoriais sobre antenas e estações-base para redes podem também ser vistos no Bawug.org, um grupo de San Francisco, EUA.

Renata Aquino

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade