Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Saiba a verdade sobre o celular-revólver
Celular-revólver

Quarta, 10 de outubro de 2001, 15h59
Os telefones celulares, que já foram acusados de causar câncer, agora possuem uma versão mais mortífera: um revólver disfarçado de celular. Pelo menos, isso é o que afirma o texto de uma mensagem que tem circulado por e-mail no país. Pelo que conseguimos apurar, no entanto, trata-se de mais um hoax.

O e-mail vem assinado por um certo "capitão Francisco" e equipe, traz um filme demonstrativo do artefato e diz que em São Paulo já foram apreendidas duas dessas armas, “sendo uma delas com calibre 38 mm e outra com calibre 9 mm privativo das forças armadas”.

A mensagem parece ter sido inspirada em outra que se espalhou pelos Estados Unidos pouco tempo antes, e que foi analisada pelo site especializado Snopes.com. Naquele país, o e-mail transcreve um artigo de origem desconhecida publicado no site sul-africano Cellular Online e que fala de um lote dessas armas que teria sido confiscada pela polícia holandesa.

Uma reportagem do site britânico The Register afirma que o celular-revólver realmente existe e que até se tornou moda na Alemanha. A conclusão do Snopes.com é de que a história é verdadeira, mas não há indícios de que as armas estejam sendo usadas nos EUA. Além disso, armas disfarçadas — de canetas, bengalas, ou em outras formas — não são nenhuma novidade e não chegam a ser motivo para histeria.

O problema é quando a história começa a circular na Internet, ainda mais assinada por um suposto capitão da polícia, o que pode gerar mais alarde do que deveria. A arma pode até existir, mas tudo leva a crer que o e-mail que circula no Brasil é falso.

Um contato com o sargento Lago, do setor de comunicações da Polícia Militar de São Paulo, esclareceu a questão. O sargento disse que não há nada de concreto que confirme a veracidade das informações e classificou a mensagem como "terrorista", isto é, cujo objetivo é causar pânico nas pessoas.

Ele enumerou algumas razões para sustentar sua opinião: o setor em que trabalha recebe informações da PM de todo o estado, no entanto, ele nunca soube da apreensão de qualquer celular-revólver. Mesmo sendo possível disfarçar uma arma em um telefone, a probabilidade é de que se usasse calibre 22, não calibre 38, muito menos 9 mm. Além disso, Lago fez uma enquete com cinco policiais que estavam ao seu lado no momento da entrevista, todos com pelo menos dez anos de carreira — nenhum deles jamais tinha visto aquele tipo de arma.

Além disso, há outros indícios que denunciam o boato. "Nenhum oficial iria enviar um e-mail com informações dessa natureza, usando uma assinatura vaga como capitão Francisco e equipe", explicou. "No mínimo, ele iria informar o batalhão em que está lotado".

O sargento afirmou ainda que todo dia a PM recebe consultas de pessoas preocupadas com falsas denúncias, como a do famoso e-mail que fala de decalques com LSD distribuídos nas escolas, e outros. Lago fez questão de frisar que falava em seu nome, e não no de toda a corporação, mas foi categórico: "minha experiência diz que se trata de terrorismo psicológico".

Abaixo você pode ver uma cópia do e-mail. Para assistir ao clipe com a demonstração da suposta arma, clique aqui.

Utilidade Pública

Lamentavelmente o crime organizado evolui diariamente. Estamos divulgando a todos vocês uma nova modalidade criminal: trata-se do uso de um telefone celular aparentemente normal mas que na verdade trata-se de uma arma de fogo. Já foram apreendidas aqui em São Paulo duas dessas armas sendo uma delas com calibre 38 mm e outra com calibre 9 mm privativo das forças armadas.

Assim, solicito a todos que tomem cuidados especialmente em semáforos com pessoas que aproximam-se apenas com telefone celular nas mãos.

Grato e um abraço a todos Capitão Francisco e Equipe

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade