PUBLICIDADE

Wordle! e Wardle ficam famosos e criadores dos apps se unem para doar dinheiro

Antes do Wordle, versão original com o mesmo nome não fazia nenhum sucesso, até que explodiu de downloads nas últimas semanas

17 jan 2022 13h47
ver comentários
Publicidade

O sucesso do Wordle e de seus clones, inclusive brasileiros, já é incontestável no Twitter. Agora, um aplicativo que já existia antes do novo game ganhou fama por tabela e seu criador decidiu fazer uma boa ação com o dinheiro recebido pelo aumento de downloads e vendas - em conjunto com o desenvolvedor do Wordle original - Josh Wardle.

Criador do Wordle original resolve criar boa ação
Criador do Wordle original resolve criar boa ação
Foto: Reprodução / Tecnoblog

Tudo começou com o desenvolvedor Steven Cravotta, que criou o app Wordle! há cinco anos, quando tinha 18 anos. O jogo tem pouca relação com o atual que possui o mesmo nome, mas também brincava com palavras. Na época, ele lançou seu Wordle! sem muitas pretenções - o app tinha um ou dois downloads por semana, nas palavras do produtor.

Steven foi ao Twitter para explicar que, recentemente, entrou no painel de administração do aplicativo e ficou surpreso ao ver que mais de 100 mil downloads foram feitos. Inicialmente ele pensou se tratar de bots, mas logo descobriu a relação com o atual Wordle, depois de uma pesquisa no Google.

Assim Cravotta entrou em contato com Josh Wardle, criador do atual Wordle, e combinou uma grande doação dos ganhos para o Boost! West Oakland, uma instituição de caridade norte-americana, focada em mentoria com tecnologia para crianças, em São Francisco.

O contato com Wardle foi necessário para que, em tese, os dois evitem qualquer tipo de ação legal pela briga do nome do aplicativo, e também para firmar o acordo de doação de qualquer ganho relacionado. Wardle já havia mencionado, inclusive, que não pretende monetizar seu game de sucesso.

O que é o Wordle?

Wordle é um jogo online de caça-palavras de regras simples. O jogador acessa o site e precisa descobrir a palavra secreta do dia, chutando letras ao longo da grade disponível para digitação. O game diz quais são as letras corretas da palavra secreta e mostra se ela está ou não na posição certa, de acordo com a cor - amarelo (posição errada) ou verde (posição certa).

O jogador tem cinco chances para acertar qual é a palavra secreta. Se acertar vence o game naquela rodada e pode compartilhar no Twitter em quantas tentativas chegou ao resultado - sem entregar nenhum spoiler a quem segue, claro.

O Termooo e Letreco, versões brasileiras, funcionam da mesma forma.

Com informações: Mashable.

Wordle! e Wardle ficam famosos e criadores dos apps se unem para doar dinheiro

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade