PUBLICIDADE

Valve é processada por "monopólio em jogos de PC" no Steam

Após Apple, Valve também é processada por conta de suposto monopólio e altas taxas de comissão contra empresas

3 mai 2021
13h35 atualizado às 15h59
0comentários
13h35 atualizado às 15h59
Publicidade

O estúdio Wolfire Games, responsável pelo site e projeto Humble Bundle, iniciou um processo contra a Valve, criadora do Steam e de vários jogos que por lá estão, sob alegação de monopólio. O objetivo é atacar a dominância da Valve no mercado de games para PC, já que o Steam é uma das lojas digitais mais antigas do ramo - e que conta com um dos catálogos mais vastos.

Steam pode ter problemas legais por suposto monopólio
Steam pode ter problemas legais por suposto monopólio
Foto: Reprodução / Tecnoblog

O processo, que já foi registrado em Washington, nos EUA, diz que considera ilegal a união do Steam como plataforma e o Steam como loja, por criar um ambiente muito centrado para desenvolvedores de jogos.

Pode parecer confuso, mas a desenvolvedora alega que a Valve tira proveito da situação, tentando convencer desenvolvedores que lançar um game no Steam é sinônimo de sucesso, enquanto mantém a alta comissão de 30% para cada venda.

A afirmação tem um fundo de verdade: nos últimos anos, vários jogos que estavam disponíveis apenas em outras plataformas entraram no Steam. Um dos grandes exemplos foi com a EA, que tem seu próprio aplicativo, o Origin, mas decidiu voltar a vender tudo no Steam, de Need for Speed a The Sims com todas as expansões.

O problema é que não para por aí. De acordo com o processo, o Steam, em tese, proíbe que desenvolvedores aumentem o preço dos games na plataforma em relação a outras, para compensar a taxa de 30%.

Apple X Epic X Steam X Wolfire

Vale lembrar que a taxa de comissão que a empresa cobra de desenvolvedores, em sua maioria, é de 30% também em outras plataformas. Mas algumas estão tentando mudar a situação e o ecossistema.

A Microsoft já anunciou que vai cortar para 12% para jogos de PC a partir de agosto. A Epic Games Store, principal concorrente do Steam, já trabalha com comissão de 12% há algum tempo, o que a torna extremamente competitiva.

O problema da Wolfire com a Valve se assemelha ao que Epic Games e Apple encaram desde o final de 2020 - as duas empresas estão em batalha judicial por conta da taxa cobrada por venda em aplicativos na App Store.

Com informações: The Verge.

Valve é processada por "monopólio em jogos de PC" no Steam

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade