The Last of Us Part I: cinco novidades sobre o jogo de PS5
Rebuild do game de 2013 contará com novas opções de acessibilidade, gráficos reformulados, modos de jogo adicionais, entre outras novidades
Após uma série de vazamentos tomarem conta do Twitter e fóruns de games, a Naughty Dog e o Playstation divulgaram um vídeo de 10 minutos que apresenta informações inéditas sobre a nova versão de The Last of Us, marcada para chegar ainda em 2022 ao PlayStation 5.
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Neil Druckmann, diretor do primeiro jogo e co-presidente da Naughty Dog, explica no começo da apresentação que a ideia de fazer The Last of Us Part I surgiu durante os momentos finais de desenvolvimento da sequência da franquia. Ele menciona que a equipe tinha vontade de alcançar a visão original do projeto, e que agora eles não terão que lidar com as limitações gráficas da época (o game chegou originalmente ao PlayStation 3 em 2013).
A seguir, reunimos as cinco principais novidades reveladas na apresentação. The Last of Us Part I será lançado para PS5 em 2 de setembro de 2022. Uma versão para PC será lançada posteriormente.
5. Não é remake, é rebuild
Após não usar uma definição oficial na revelação de The Last of Us Part I, a Naughty Dog agora encontrou um termo muito mais adequado para o game: rebuild (reconstruir, em tradução literal). Isso porque o jogo, claramente, não é um remake. Consideramos um remake projetos que refazem a história, cutscenes e gameplay por completo, como aconteceu com Resident Evil 2 e 3, por exemplo.
No caso de The Last of Us, temos a reformulação completa dos gráficos e alguns ajustes de gameplay que mencionaremos nos tópicos a seguir. Mas a estrutura básica de jogabilidade e da narrativa permanece a mesma e já existe desde 2013, e isso não será alterado. O jogo não está sendo feito do totalmente do zero, embora cobre o preço de um lançamento inédito. Portanto, temos um rebuild porque a equipe reconstruiu apenas parte da experiência.
4. Resolução 4K, 60FPS e novas animações
Como já mencionamos, os gráficos de The Last of Us Part I substituem por completo o visual do original. A Naughty Dog aproveitou o que conquistou em The Last of Us Part II neste quesito e aplicou no rebuild, oferecendo gráficos mais realistas e cheios de detalhes. Tudo foi refeito: texturas, iluminação e também as animações dos personagens, incluindo as expressões faciais.
O estúdio ainda adicionou animações inéditas que tornam a movimentação dos personagens muito mais natural e realista. O vídeo também menciona que o jogo poderá rodar em até 4K e 60 quadros por segundo (provavelmente, não simultâneamente).
3. Inteligência artificial aprimorada
Vamos combinar que o gameplay de The Last of Us não envelheceu muito bem, e um dos culpados é a inteligência artificial dos inimigos. A boa notícia é que isso será ajustado no rebuild, com o diretor Matthew Gallant garantindo que a IA está muito mais "sofisticada" e reagirá melhor perante às ações dos jogadores.
Os aliados que acompanham Joel na aventura também apresentam algumas falhas no game original — muitas vezes, em cenas de combate e furtividade, eles simplesmente não sabem o que fazer ou para onde ir, agindo de maneira estranha e pouco natural. Novamente, a equipe aproveitou os sistemas de IA criados para The Last of Us Part II para aprimorar a experiência do rebuild.
2. Modos de morte permanente e speedrun
Para os jogadores que procuram maiores desafios em The Last of Us Part I, o jogo oferecerá dois modos adicionais que não existiam na experiência original: o modo de morte permanente; e um modo de speedrun, que exibe um cronômetro na tela para aqueles que desejam zerar o jogo no menor tempo possível.
1. Novos recursos de acessibilidade
Uma das melhores novidades é a implementação de novos recursos de acessibilidade em The Last of Us Part I. A sequência da franquia ganhou um The Game Awards pelo o que conquistou neste quesito, então era esperado que estas tecnologias fossem aplicadas no rebuild, já que não estavam presentes no jogo original.
O game agora conta com uma descrição em áudio das cenas, além da opção de customizar totalmente os controles, assistência de navegação e outros recursos de acessibilidade.
Outras novidades
A apresentação revela diversos outros detalhes sobre o rebuild, incluindo novas funcionalidades para o modo foto, visuais inéditos desbloqueáveis, que poderão ser equipados em Ellie e Joel, e um modo em que os jogadores poderão analisar de perto os modelos 3D dos personagens. O vídeo também destaca que toda a direção artística foi reimaginada para os cenários, a fim de aproveitar o aprimoramento gráfico que o PlayStation 5 oferece.
Falando no PS5, é claro que o game terá suporte ao áudio 3D e também aos recursos do DualSense. Os gatilhos adaptáveis oferecerão diferentes níveis de resistência para as armas, enquanto o feedback tátil reagirá aos momentos do jogo — sim, você vai sentir o carinho que Joel e Ellie fazem na girafa.
Mais um recurso retirado diretamente de The Last of Us Part II, a bancada de aprimoramentos estará presente no rebuild. Pouco foi mostrado e ainda não sabemos, no entanto, se Joel e Ellie contarão com novas habilidades e melhorias desbloqueáveis.
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