PUBLICIDADE

Steam vai mostrar quais jogos rodam no Steam Deck sem problemas

Os jogos do catálogo do Steam vão exibir insígnias nos retratos de acordo com o nível de compatibilidade com o Steam Deck

18 out 2021 20h26
ver comentários
Publicidade

Os futuros donos de Steam Deck poderão ver como os jogos da biblioteca do Steam irão rodar no PC portátil antes mesmo de baixá-los, por meio do programa "Aprovados no Deck". Com esse recurso, a Valve deve garantir mais clareza aos usuários que comprarem o dispositivo. A ferramenta está sendo implementada aos poucos no catálogo da loja e deve ficar disponível por completo até o final do ano.

Aprovados no Deck vai mostrar os jogos do Steam compatíveis com o Steam Deck
Aprovados no Deck vai mostrar os jogos do Steam compatíveis com o Steam Deck
Foto: Divulgação/Valve / Tecnoblog

Os jogos analisados pelo Aprovados no Deck serão classificados em quatro categorias de acordo com a performance no Steam Deck: Aprovado, Jogável, Incompatível e Desconhecido. Essas características poderão ser identificadas pelos selos que vão ficar no canto inferior esquerdo dos retratos dos games na biblioteca.

Um jogo "aprovado" será aquele que vai funcionar de forma nativa no Steam Deck e rodará de primeira. Um exemplo usado pela própria Valve para definir essa categoria é Ghostrunner. Para um game ser classificado como aprovado, ele deve obedecer os seguintes critérios:

  • Ser compatível com controles;
  • Usar ícones de controles apropriados;
  • Abrir o teclado virtual quando necessário;
  • Não deve exibir avisos de compatibilidade;
  • Se houver um inicializador, deve ser possível interagir usando um controle;
  • Ser compatível com a resolução padrão do Steam Deck (1280x800 ou 1280x720);
  • Ter boas configurações padrão;
  • Ter texto legível;
  • Se usar o Proton, o jogo e todos os seus recursos adicionais devem ser compatíveis, incluindo soluções antitrapaça.
Ghostrunner atende a todos os requisitos do Steam Deck
Ghostrunner atende a todos os requisitos do Steam Deck
Foto: Divulgação/Valve / Tecnoblog

Os títulos "jogáveis" vão funcionar no Steam Deck, mas irão precisar de alguns ajustes para rodar, como escolher uma configuração de controle manualmente, usar a tela de toque ou o teclado virtual para navegar pelos menus, entre outros. Nessa categoria, ficam os jogos mais antigos, como Team Fortress 2.

Na sessão de jogos "incompatíveis", ficarão os games que não irão rodar de maneira alguma no Steam Deck. Muitas vezes serão títulos com exigências muito específicas, como o uso de óculos de realidade virtual, no caso de Half-Life: Alyx, por exemplo.

Por fim, os games "desconhecidos" serão classificados dessa forma enquanto não passarem pelo processo de análise da Valve. Para verificar se esses jogos vão rodar no Steam Deck, será preciso testar por conta própria.

Vale mencionar que a classificação de um jogo no Aprovados no Deck poderá mudar conforme os desenvolvedores lançarem atualizações. As insígnias com as classificações serão mostradas tanto na biblioteca do Steam quanto na loja.

Jogos na loja do Steam com os selos do Aprovados no Deck
Jogos na loja do Steam com os selos do Aprovados no Deck
Foto: Divulgação/Valve / Tecnoblog

Valve quer colocar filtros do Steam Deck na loja

No futuro, o Steam vai ganhar uma aba na loja com filtros específicos para o Steam Deck. A ideia da Valve é fazer com que as experiências dos jogadores sejam simples e intuitivas, sem forçá-los a mudarem muitas configurações ou até mesmo o sistema operacional.

Por mais que o Steam Deck seja um PC portátil cujo sistema operacional possa ser trocado pelo Windows, o objetivo da Valve é fazer com que o aparelho saia da caixa com jogos funcionando de forma nativa.

O Steam Deck vai começar a ser enviado em dezembro deste ano para comprados nos EUA, Canadá, União Europeia e Reino Unido. Outros países vão receber o dispositivo ao longo de 2022.

Com informações: GameSpot, Steam Deck.

Steam vai mostrar quais jogos rodam no Steam Deck sem problemas

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade