PUBLICIDADE

Relembre filmes e programas de tv que ganharam jogos

No Game ON Noob desta semana, conheça adaptações das telonas para os videogames

2 set 2021 - 15h59
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Game On Noob: Games baseados em filmes
Game On Noob: Games baseados em filmes
Foto: Game On / Divulgação

Hoje em dia a moda é levar para as telas dos cinemas grandes franquias dos videogames, algo que nem sempre dá certo, mas antigamente o contrário era o que predominava, ou seja, criar jogos baseados em filmes ou séries de sucesso. Mesmo atualmente esses dois universos não caminham exatamente de mãos dadas, resultando em uma verdadeira montanha-russa de erros e acertos em suas adaptações.

GameON Noob: Games baseados em filmes:

O Game On preparou uma lista para você relembrar de alguns filmes e programas de TV que viraram jogos e deram muito certo... ou não! Confira no vídeo acima e saiba mais sobre os jogos a seguir:

E.T. O Extraterrestre

O filme que conta a história de amizade entre um garoto e um alienígena é um clássico e grande sucesso de bilheteria do diretor Steven Spielberg, que chegou aos cinemas em 1982. Mas o jogo oficial baseado no longa-metragem e lançado para o Atari 2600 no mesmo ano, é lembrado como o "pior jogo da história". Com pouco tempo para ser desenvolvido, o game foi lançado com um gameplay sofrível e muitos bugs, sendo massacrado pela crítica e público. O fracasso foi tão grande que a Atari decidiu enterrar milhões de cartuchos não vendidos em um lugar secreto em um aterro sanitário de Alamogordo, Novo México, e cobertos com uma camada de concreto. Uma história que virou uma lenda urbana ao longo dos anos e que gerou um documentário muito bacana chamado Atari: Game Over, lançado em 2014.

Matrix

Em 1999 o primeiro filme da trilogia Matrix revolucionava o mundo do cinema e da ficção científica, e sua primeira adaptação em game foi Enter the Matrix, lançado em 2003 para GameCube, PS2, Xbox e PC, no mesmo ano dos longas Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Desenvolvido pela já extinta Shiny Entertainment, o título teve uma superprodução com direção das irmãs Wachowskis, criadoras da trilogia cinematográfica, e participação do elenco dos filmes. Enter The Matrix faz parte do cânone da série e tem como foco os personagens Niobe e Ghost (pois é, sem opção para jogar com o Neo!), com a ação rolando solta com visão em terceira pessoa. Apesar de considerado por muitos como um jogo mediano e inacabado, feito às pressas para o lançamento, o título contou com boas vendas globais, combinadas entre todas as plataformas.

GoldenEye 007

Desenvolvido pela Rare e lançado em 1997 para o Nintendo 64, GoldenEye 007 é baseado no filme homônimo de 1995 e é considerado um marco na história de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). O projeto, que tem como protagonista o agente secreto James Bond, nasceu como um game para o Super Nintendo, mas como o desenvolvimento foi conturbado e sofreu vários atrasos, foi levado para o N64. Sem grandes expectativas, o jogo foi lançado e para a supresa de todos fez um enorme sucesso ao trazer várias inovações e mostrar que era possível ter bons FPS em consoles e não apenas em PCs.

Street Fighter: The Movie

Também conhecido no Brasil como Street Fighter: A Última Batalha, é um filme de 1994 estrelado por Jean-Claude Van Damme que foi massacrado pela crítica e público (mesmo assim ainda gerou lucro nas bilheterias). A Capcom lançou sua adaptação em 1995 para fliperamas e consoles Saturn e PlayStation, tendo como destaque imagens digitalizadas dos atores que atuaram no filme, ao estilo de Mortal Kombat. O problema é que o gameplay do jogo é bastante truncado e com animações dos personagens muito pobres, o que resultou em um jogo feio e chato (assim como o filme).

Show do Milhão

O Show do Milhão foi um programa exibido no canal SBT entre 1999 até 2003, apresentado pelo lendário Silvio Santos e que foi um grande sucesso na TV aberta - ele voltará a ser transmitido com estreia nesta sexta-feira (3), agora apresentado por Celso Portiolli. Nele os participantes respondem perguntas em várias categorias e podem ganhar até um milhão de reais. Aproveitando o sucesso do programa, o SBT lançou uma versão em game para PC em vários volumes (cada um ia aumentando o número de perguntas), mas a maioria dos gamers lembra mesmo da versão da Tectoy, feita em parceria com o SBT, e lançada para o Mega Drive - o console até ganhou um bundle (edição especial) junto com o game. O Megão ainda contou com dois volumes, com 800 e 1000 perguntas respectivamente, e com vozes digitalizadas do Silvio Santos. O jogo era bem simples, mas a diversão era garantida para toda a família.

Moonwalker

Na década de 1980 o cantor Michael Jackson reinava supremo no mundo da música e em 1988 o artista lançou um filme musical chamado Michael Jackson’s Moonwalker, que tinha um roteiro bem raso mas trazia clipes musicais sensacionais. O filme ganhou uma versão muito bacana para fliperamas feito pela Sega em 1990, assim como os consoles Mega Drive e Master System, onde era possível controlar o astro para salvar crianças de bandidos, tudo ao som de músicas clássicas como Bad, Billie Jean e Smooth Criminal.

Big Brother Brasil - BBB

Um dos programas mais populares da TV brasileira, o reality show Big Brother Brasil ganhou uma versão game, produzido pelo extinto estúdio brasileiro Continuum Entertainment de Curitiba, Paraná. O jogo foi lançado para PC em 2003, e segue a estrutura do simulador The Sims, porém bem mais simplório e limitado. Apesar de possuir licença oficial do programa, não é possível jogar com participantes conhecidos da época, como a Sabrina Sato, contando com personagens fictícios, que podem ter afinidades ou tretar entre si, com direito a paredão e voto dos telespectadores para sair da casa cinematográfica.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade