PUBLICIDADE

Pokémon Unite faz pesquisa sobre mecânicas pay-to-win com jogadores

Pesquisa de Pokémon Unite busca opiniões de jogadores sobre Held Items, balanceamento de personagens e bônus de Zapdos

26 jul 2021 19h49
ver comentários
Publicidade

Lançado na semana passada, Pokémon Unite se tornou alvo de críticas nas redes sociais por causa de seus sistemas pay-to-win — em português, pagar para ganhar. Para melhorar o game, a desenvolvedora TiMi publicou, no último domingo (25), uma pesquisa aberta para todos, na qual pede o feedback dos jogadores em diversos temas, incluindo as vantagens obtidas com dinheiro real.

Sistema de itens em Pokémon Unite
Sistema de itens em Pokémon Unite
Foto: Murilo Tunholi/Tecnoblog / Tecnoblog

Assim como outros MOBAs disponíveis no mercado, como League of Legends e Dota 2, Pokémon Unite é grátis para baixar e jogar no Nintendo Switch, mas usa sistema de microtransações para lucrar. Porém, o game dos monstrinhos vende não só visuais, como também itens que garantem atributos nas partidas.

Os chamados "Held Items" podem ser comprados e aprimorados com dinheiro real, dando vantagens para quem tem o cartão de crédito com o maior limite. Por exemplo, o item Muscle Band aumenta o dano e a velocidade de ataque do Pokémon que estiver usando. O equipamento ainda pode ser melhorado, liberando bônus cada vez mais fortes.

Para aprimorar um item é preciso usar um material chamado "Item Enhancer", que pode ser comprado por 10 tickets Aeos — moeda oferecida de graça ao jogar — ou com Gemas — recurso obtido com dinheiro real. Assim, jogadores com condições financeiras melhores podem colocar o bônus no nível máximo logo no primeiro dia.

Nas redes sociais, usuários começaram a reclamar sobre a mecânica, dizendo que qualquer recurso pay-to-win poderia arruinar o MOBA. Para contornar a situação, a TiMi liberou uma pesquisa (em inglês) para todos os jogadores. Na enquete, a desenvolvedora pede opiniões sobre os itens e outros tópicos, como gráficos, performance do jogo, balanceamento, e mais.

Jogadores de Pokémon Unite acham Zapdos muito forte

Além das mecânicas pay-to-win, jogadores também tem reclamado de Zapdos, o Pokémon lendário que surge no meio das partidas e garante uma grande vantagem ao time que o derrotar. Usuários no Reddit e Twitter dizem que o bônus dado pelo monstrinho está muito forte, permitindo viradas absurdas.

Basicamente, quando um time derrota Zapdos, todos os gols do adversário perdem suas defesas. Assim, é possível marcar pontos sem ser interrompido. O usuário @BrysonKilluh compartilhou o gráfico de uma partida na qual o time laranja estava perdendo com uma diferença enorme de pontos, mas conseguiu virar quase de forma instantânea quando pegou o bônus da ave lendária.

Gráfico da partida com o bônus de Zapdos
Gráfico da partida com o bônus de Zapdos
Foto: Reprodução/Twitter @BrysonKilluh / Tecnoblog

Com informações: Dexerto.

Pokémon Unite faz pesquisa sobre mecânicas pay-to-win com jogadores

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade