"Programe seu próprio motor gráfico", diz chefe da Gearbox após críticas de Borderlands 4
Jogo vem sendo alvo de reclamações dos jogadores por causa da sua otimização
Lançado na semana passada, Borderlands 4 vem passando por alguns problemas após chegar nas mãos dos jogadores. No PC, o jogo está sendo criticado por boa parte da comunidade, que está reclamando principalmente da otimização.
Enquanto a Gearbox vem trabalhando para melhorar o game após o lançamento, o chefe do estúdio, Randy Pitchford, foi até as redes sociais interagir com os fãs com sugestões sobre como fazer para o jogo rodar melhor, e acabou perdendo um pouco a paciência em um determinado momento (via Insider Gaming).
Code your own engine and show us how it’s done, please. We will be your customer when you pull it off. The people doing it now are clearly dumb and don’t know what they’re doing and all the support and recommendations and code and architecture from the world’s greatest hardware…
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) September 13, 2025
Após um usuário sugerir que ele faça o jogo ficar bom sem depender de ferramentas de upscaling via IA, como DLSS e FSR, o CEO disse em tom sarcástico: "Programe seu próprio motor e nos mostre como ele é feito, por favor. Seremos seus clientes quando você conseguir. As pessoas que fazem isso agora são claramente burras e não sabem o que estão fazendo, e todo o suporte, recomendações, código e arquitetura das maiores empresas de hardware e tecnologia do mundo, trabalhando com os maiores programadores de motores gráficos em tempo real do mundo, não sabem o que você parece saber. /sarcasmo"
A mensagem foi postada após Pitchford fazer diversas publicações com conselhos técnicos de como rodar Borderlands 4 no PC, para tentar acalmar os jogadores que estão reclamando da otimização do jogo. Ele recomendou coisas como usar DLSS, desligar a névoa volumétrica e jogar em 1440p em vez de 4K.
Outros usuários criticaram a resposta do CEO a respeito do uso de upscaling via IA, com um deles dizendo: "Nossa, sério? Essa é a sua reação? Não ficou legal, mano".
Houve também um usuário que disse que "não é culpa nossa se você não consegue entregar um produto sólido" e outro que falou "não cobre US$ 70 se não consegue otimizar o jogo. Chorão".
Os comentários com críticas continuaram chegando, todos direcionados diretamente a Pitchford: "Você precisa aprender o básico de relações públicas ou se demitir, Randy. Você é uma verdadeira vergonha."
Borderlands 4 está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series. A versão para Switch 2 chega em 3 de outubro.