PUBLICIDADE

10 jogos com co-op pra rir e passar raiva com os amigos

Jogar sozinho é comum, mas a ajuda de um amigo ou qualquer outra pessoa próxima pode deixar tudo mais divertido, né? Vamos lá!

10 jan 2022 09h00
ver comentários
Publicidade
Divulgação/Cuphead
Divulgação/Cuphead
Foto: GameON

Mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social, ainda há maneiras de se comunicar, socializar e interagir com outras pessoas, mas dessa vez de forma online. Entre as alternativas, temos os jogos, que nos distraem, entretêm e ainda mantêm junto aquela pessoa querida. Hoje vamos exibir os melhores jogos de CO-OP para você se divertir com outra(s) pessoa(s)!

O que é jogo CO-OP?

Divulgação/Pixabay
Divulgação/Pixabay
Foto: GameON

Bom, “co-op” é uma abreviação para “cooperação”, ou seja, são jogos que oferecem mecânicas e jogabilidades possíveis para duas ou mais pessoas. Geralmente são jogos pelos quais você e outra(s) pessoa(s) deve(m) juntar forças ou pensar em certas estratégias para poder prosseguir no jogo. Diferente de jogos de luta, que colocam os jogadores uns contra os outros, os jogos cooperativos fazem com que as pessoas precisem se aliar para combater os possíveis obstáculos. Agora, vamos à nossa lista contendo os melhores jogos de CO-OP!

Outriders

Lançado em 2021, Outriders é um jogo de tiro e ação com elementos de RPG no qual você e seus parceiros utilizam armas e poderes únicos para enfrentar os inimigos. Entre as possíveis classes escolhidas, temos o Trickster (manipulador do tempo), o Pyromancer (manipulador de fogo), o Devastador (ataques sísmicos) e também o Technomancer (torretas e outros aparatos tecnológicos).

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam
Foto: GameON

Os jogadores ainda possuem a oportunidade de melhorar sua árvore de talentos, que oferecem habilidades únicas aos personagens e ajudam bastante durante a jornada. Naturalmente, conforme você vai jogando, a dificuldade vai aumentando, bem como os itens que vão aparecendo após derrotar os inimigos — que variam entre monstros e humanos. Apesar de ser uma sugestão para jogar em dupla, o jogo também pode ser jogado sozinho. É possível encontrar Outriders para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, PC e Stadia.

Fortnite

Carro-chefe da grande Epic Games, Fortnite é um jogo de battle royale que vem divertindo todo o mundo há algum tempo. Nele, você é um personagem customizável enviado para um mapa e cai em algum local aleatório com outras dezenas de jogadores, devendo cumprir o objetivo de ser o último sobrevivente. Sair vitorioso não é fácil, pois os outros jogadores também estarão à espreita para tentar concorrer pela liderança da partida.

Divulgação/Epic Games Store
Divulgação/Epic Games Store
Foto: GameON

Mas isso pode ficar ainda melhor quando jogado com outros aliados! Neste caso, por exemplo, é possível criar um grupo — chamado Squad no jogo — para se aliar a seus amigos e amigas a fim de derrotar outras equipes e decidir qual será o grupo vencedor. Entre as diversas skins disponíveis em Fortnite, temos algumas figuras conhecidas como personagens de League of Legends, Naruto, Marvel e DC Comics. Fortnite está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch, PC, Mac, Android e iOS.

Animal Crossing: New Horizons

Indo para o lado menos violento da força, vamos dar uma olhadinha no que Animal Crossing: New Horizons oferece em termos de multijogadores. Este é um jogo do gênero de simulação de vida, ou seja, você tem um terreno, que neste caso é uma ilha inteira, no qual deve fazer suas próprias adaptações e customizações — como plantações, criar animais, cultivar árvores e, é claro, enfeitar sua própria casa.

Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Foto: GameON

Com respeito à parte onde você interage com outros jogadores, é possível visitar outras ilhas e conferir o que seus amigos estão fazendo por lá. Observar como andam suas construções e outras características que eles fazem em suas próprias ilhas são parte da atividade. Animal Crossing: New Horizons é um jogo bastante relaxante e que oferece horas de distração. Ele está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.

Among Us

Sucesso de 2020, Among Us é um tipo de experiência que é bastante divertida com amigos. O jogo se trata de uma equipe numa nave espacial sabotada. Você e o resto da equipe devem vasculhar a nave em busca do que foi feito para poder restabelecer suas funções e seguir viagem normalmente. Porém, um membro da equipe (ou dois, a depender da quantidade de gente no mapa) é o inimigo e vocês devem reunir todas as pistas possíveis para tirá-lo o mais rápido possível dali — com o cuidado necessário para não acabar enviando um aliado para o espaço!

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam
Foto: GameON

Essa é a parte CO-OP de Among Us já; apesar de todos ali serem seus amigos, um deles é o vilão da história. Também é possível jogar Among Us sozinho, porém, em salas públicas, onde haverão outros jogadores aleatórios para se divertir contigo. É possível encontrar Among Us nas plataformas PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, Android, iOS e PC.

Phasmophobia

Agora no âmbito do terror e do suspense, vamos falar um pouco sobre Phasmophobia. Aqui, você e sua equipe de aliados assumem o papel de caça-fantasmas — que, às vezes, não necessariamente capturam um “fantasma”, mas sim uma entidade paranormal. Isso porque uma criatura está assombrando o local e é preciso desvendar, a partir das pistas, quem é esse ser desconhecido e misterioso.

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam
Foto: GameON

Depois que todos conseguiram reunir as informações necessárias, é hora de se juntarem em uma van recheada de aparatos tecnológicos para deliberar sobre qual é, de fato, o bichão que está assombrando o ambiente. Mas muito cuidado: se vocês não forem cuidadosos o bastante, podem acabar sendo atacados e mortos pela ameaça vindoura. Phasmophobia está disponível exclusivamente para PC.

Diablo III

Um clássico de 2012 que ainda traz muitas sessões de diversão aos jogadores, Diablo III é a sequência da franquia da Blizzard que tanto prende a atenção dos gamers. Aqui você pode escolher entre diversas classes bem conhecidas entre jogadores de RPG no jogo base — como paladino, monge, feiticeiro, caçador de demônios, bruxo, entre outros — ou optar por ainda mais diversidade com DLCs.

Divulgação/Blizzard
Divulgação/Blizzard
Foto: GameON

A trama também é muito interessante e você pode se unir com amigos contra as hordas de inimigos que aparecem e cumprir as missões que estão disponíveis periodicamente. Será que vocês conseguem chegar ao grande chefe final? Diablo III está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Overcooked 2

Este é outro daqueles títulos que entretêm a diversos públicos: desde crianças a adultos, bem como jogadores casuais aos mais hardcores. Overcooked 2 coloca você e seus amigos em partidas pelas quais vocês devem cozinhar conforme os pedidos dos clientes. Teoricamente parece bem fácil, mas se movimentar na cozinha — que nem sempre é nivelada ou dispõe de locais de fácil acesso, levando em consideração os obstáculos — não é assim tão simples.

Divulgação/Epic Games Store
Divulgação/Epic Games Store
Foto: GameON

Dividir tarefas e entregar os pedidos no tempo mais rápido possível pode ser um desafio — ainda mais com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo —, mas, com a ajuda de seus amigos, a diversão fica ainda melhor e maior nessa experiência multiplayer. Overcooked 2 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Cuphead

Com estética baseada em animações dos anos 1930, Cuphead fez um grande barulho na bolha gamer em seu lançamento. Seja pelo design, dificuldade ou até mesmo a simplória gameplay, o jogo até hoje é bastante amado pelos gamers de plantão. Ele traz uma dupla de “cabeças de xícara”, como o próprio título sugere, enfrentando inimigos à frente. Muitos jogadores, inclusive, aguardam ansiosamente pelo próximo conteúdo para o jogo (DLC).

Divulgação/YouTube
Divulgação/YouTube
Foto: GameON

Semelhante àqueles jogos de avião, nos quais você deve atirar nos obstáculos e inimigos para prosseguir, Cuphead segue a mesma premissa — podendo ser, às vezes, tão difícil e desafiador quanto jogos mais antigos desse gênero. Ter um parceiro para te ajudar a combater as adversidades traz muita diversão ao jogo que, por si só, já é muito interessante. Cuphead está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

We Were Here

A trilogia We Were Here é completamente sobre comunicação clara. Dois aventureiros são separados e colocados em uma série de escape rooms, aquelas salas com desafios para poder escapar. Enquanto uma pessoa tenta resolver o quebra-cabeça, a outra fornece pistas da sala onde ela está. Descrevendo seu ambiente e observando como ele muda, vocês serão capazes de decifrar juntos, geralmente combinando símbolos entre as salas. Essa proposta é mais difícil do que parece, pois você está tentando descrever um monte de linhas irregulares que parecem todas as mesmas.

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam
Foto: GameON

O primeiro jogo é o mais curto, mas também é totalmente gratuito, então é por onde você deve começar. Aqui, um jogador assume o papel de explorador, enquanto outro é bibliotecário. O bibliotecário é aquele com todas as pistas, mas nos outros títulos da franquia, os papéis são divididos de forma mais igualitária. We Were Here está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, e PC.

It Takes Two

E, finalizando nossa lista, vamos falar do jogo eleito o Melhor Jogo de 2021 pelo The Game Awards: It Takes Two. Este é um jogo criado especificamente para ser jogado cooperativamente. Aqui você joga como uma dupla formada por um marido e esposa, transformados em um par de bonecos após sua filha receber a notícia de que estão se divorciando. O segredo aqui é a cooperação: por se tratar de um jogo de plataforma que requer controles mútuos, é necessário sempre analisar os cenários para que ambos possam prosseguir.

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam
Foto: GameON

Quando parece que o jogo fez tudo o que podia com uma mecânica, ele passa para uma nova que é tão divertida quanto a anterior. E o mais importante, tudo é construído em torno da ideia de cooperar com seu parceiro, já que literalmente não tem nada que possa ser feito sozinho. It Takes Two está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Claro, há muitos mais títulos, como Stardew Valley, Keep Talking and Nobody Explodes, Divinity: Original Sin, A Way Out e o clássico Portal 2. Quais outros você acha que faltaram nessa listinha? Comenta aí!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade