PUBLICIDADE

NetEase, da China, compra estúdio de No More Heroes e Killer7

O chefe da Grasshopper Manufacture, Goichi Suda, afirma que a NetEase vai ajudar na produção de três jogos para consoles nos próximos 10 anos

22 out 2021 13h11
ver comentários
Publicidade

A gigante chinesa do mercado de games NetEase comprou o estúdio japonês Grasshopper Manufacture — criador das clássicas franquias No More Heroes, Killer7 e Lollipop Chainsaw. O chefe da desenvolvedora, Goichi Suda, anunciou na última quinta-feira (21) que a empresa estava saindo do grupo GungHo para se unir ao grupo da NetEase a partir de agora.

No More Heroes 3, para Nintendo Switch, é o jogo mais recente da Grasshopper Manufacture
No More Heroes 3, para Nintendo Switch, é o jogo mais recente da Grasshopper Manufacture
Foto: Divulgação/Marvelous XSEED / Tecnoblog

Em um comunicado oficial, Suda afirmou que a negociação com a NetEase seria mais uma união do que uma simples aquisição. Para o dono da produtora de No More Heroes, essa é "uma oportunidade para repensar os processos de desenvolvimento de jogos e a estrutura organizacional da Grasshopper Manufacture daqui para frente".

De qualquer forma, se desconsiderarmos as palavras chiques, a negociação foi, sim, uma aquisição, pois a Grasshopper Manufacture já fazia parte de uma outra empresa mãe — a GungHo Online Entertainment — desde 2013. O valor dessa transação não foi divulgado por Suda, nem pela NetEase.

Os possíveis efeitos da compra do estúdio

Mas enfim, o que essa compra significa para a Grasshopper Manufacture e suas franquias? Nada demais. Mesmo que a NetEase seja focada no mercado de jogos grátis para celular, em especial gacha games, a empresa não pretende mudar a filosofia, nem o modelo de negócios do estúdio de Suda.

"A NetEase Games entende os pontos fortes da Grasshopper Manufacture e está disposta a nos apoiar, além de ser um parceiro extremamente confiável. A NetEase Games será principalmente responsável por nos aconselhar em nossa planejamento de negócios e por fornecer financiamento suficiente para o desenvolvimento de jogos".

Goichi Suda, em comunicado.

Em seguida, Suda reforçou a ideia de contar com a ajuda da NetEase para desenvolver mais jogos para consoles, sem citar games mobile.

"Como todos sabemos, a NetEase Games desenvolveu muitos jogos excelentes no passado, e há muito tempo estou ciente das capacidades criativas da NetEase. Quando conversamos com a NetEase sobre 'desenvolver jogos únicos de console juntos', nós ressoamos. Depois de pensar muito, decidimos por unanimidade nos reunir a longo prazo por meio de uma cooperação mais profunda para criar mais conteúdo de qualidade para os jogadores".

Goichi Suda, em comunicado.

Já do outro lado, a NetEase confirmou que vai manter a liberdade criativa da Grasshopper Manufacture e irá ajudar o estúdio a produzir três jogos inéditos nos próximos 10 anos.

"A NetEase Games é uma empresa de gamers apaixonados, e muitos deles são fãs da Grasshopper Manufacture. Os jogos do Sr. Suda têm características únicas. Eles manifestam sua filosofia de design e busca artística em todos os aspectos — desde o conceito até o conteúdo. A Grasshopper Manufacture também integrou estilos e elementos de vários formatos de mídia, como filmes noir, ficção policial, punk rock, música eletrônica psicodélica, cyberpunk e assim por diante".

NetEase Games, em comunicado.

Com informações: VentureBeat.

NetEase, da China, compra estúdio de No More Heroes e Killer7

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade