PUBLICIDADE

Jogos de tabuleiro podem ajudar na educação e desenvolvimento das crianças

Especialista diz que eles podem ser vistos como uma simulação do mundo, que ensinam questões psicoeducativas e socioemocionais

26 mar 2024 - 16h55
(atualizado em 8/4/2024 às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudo diz que jogos de tabuleiro auxiliam no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades entre as crianças
Estudo diz que jogos de tabuleiro auxiliam no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades entre as crianças
Foto: Divulgação

Os jogos vêm conquistando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância. Além do tradicional sucesso, os jogos de tabuleiro podem fazer parte da rotina, seja nos momentos de diversão em família ou no aprendizado escolar, ganhando também cada vez mais relevância nos campos da psicologia e da educação.

De acordo com um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Chile, publicado no último ano, mecânicas comuns de jogos de tabuleiro podem auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas entre crianças em idade pré-escolar e escolar.

“Os jogos educativos permitem às crianças uma simulação de situações, circunstâncias e personagens que vão prepará-las para o dia a dia. É como se o cérebro já tivesse um espaço com o repertório que a criança constrói durante as brincadeiras, dando a possibilidade dela considerar aquele comportamento durante situações emocionais, afetivas e sociais”, afirmou o psiquiatra Alexandre Valverde.

Tais jogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil, não apenas fornecendo entretenimento, mas também promovendo habilidades sociais essenciais. Ao participar dessas atividades, as crianças têm a oportunidade de interagir e colaborar umas com as outras, fortalecendo laços sociais e conhecendo a importância do trabalho em equipe.

Além disso, as regras dos jogos ensinam valiosas lições sobre a importância do respeito mútuo e convívio social. A necessidade de esperar a sua vez de jogar também é parte dessa experiência, ensinando às crianças a paciência e a habilidade de lidar com a frustração.

Ana Gabriela Pereira, professora da Maple Bear, disse que jogos como os da linha “Brincando e Aprendendo”, da Grow, desempenham um papel fundamental no dia a dia das crianças em idade pré-escolar. "Quando falamos de crianças em processo de alfabetização, utilizamos jogos como o 'Primeiras Palavras', o 'ABC Animado’ e 'Primeiras Contas'. Através do jogo, podemos deixar a criança como centro dessa aprendizagem, estimulando a criatividade, desenvoltura e habilidades socioemocionais tão importantes para essa fase", compartilhou a professora.

Uma novidade que a Grow está preparando para este ano é o jogo “Como Eu Me Sinto”, que trabalhará a inteligência emocional. "Queremos promover e incentivar momentos de união e interação entre crianças e adultos, ou mesmo entre crianças, enquanto elas se divertem e aprendem", destacou Yunes Dalle, gerente de produto da Grow. "Nosso objetivo é oferecer produtos que não apenas entretenham, mas também eduquem e estimulem o desenvolvimento das crianças em todas as áreas, incluindo as emocionais", acrescentou Dalle.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade