PUBLICIDADE

Jogamos: Forza Horizon 5 traz diversão em velocidade máxima

Festival de automobilismo chega ao México em sua mais bela edição

11 out 2021 12h05
| atualizado às 12h07
ver comentários
Publicidade
Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Microsoft / Divulgação

Revelado pela Microsoft na E3 2021, Forza Horizon 5 conquistou a atenção imediata do público: a franquia de corrida da Playground Games nunca pareceu tão bonita quanto naquelas primeiras imagens de supercarros voando baixo pelas paisagens mexicanas. Após jogar as primeiras horas do game no Xbox Series X, o Game On pode afirmar: o Festival Horizon nunca foi tão bonito.

A corrida inicial, que começa com um 4x4 voando da traseira de um avião cargueiro e leva o jogador morro abaixo na encosta de um vulcão, cruza estradas em meio a uma tempestade de areia e um pântano com flamingos e pirâmides astecas até chegar ao brilhante e barulhento festival de música e automobilismo, é tão empolgante de jogar quanto foi assistí-la na revelação do jogo - e é só uma pequena amostra do que Forza Horizon 5 tem a oferecer.

Na prévia a que tivemos acesso, era possível explorar livremente o mundo do jogo e participar de corridas e outras atividades, mas apenas no modo single player e sem acesso aos novos modos Arcade e EventLabs. Aiinda assim, as possibilidades eram muitas, dada a natureza aberta deste playground de velocidade. É visível como a produtora busca oferecer um jogo para todos, sejam fãs de corrida ou não.

Jogando do seu jeito

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Microsoft / Divulgação

Ao entrar no festival, você escolhe seu piloto, seu nome ou apelido (com muitas opções, ainda mais se você optar por jogar em português). Seu personagem é uma verdadeira celebridade no game, afinal, você já passou por vários festivais nos últimos anos, angariando fãs ao redor do mundo. Nada mais justo do que fazer dele o piloto que você quer: escolha entre vários rostos, masculinos ou femininos, mude o cabelo, escolha a voz, próteses para os braços ou pernas se quiser e até o pronome pelo qual quer ser tratado. Sim, você pode usar gênero neutro em Forza Horizon 5. É o seu jogo e é importante que você se identifique com seu personagem.

A cena inicial apresenta também os novos colegas da organização, com uma mecânica, um organizador de eventos e por aí vai. Infelizmente, a dublagem brasileira nessa cena estava com problemas, mas isso deve ser corrigido até o lançamento em novembro. Em seguida, recebe seus três primeiros carros, escolhe qual deles quer guiar primeiro e parte para seu primeiro grande evento - uma corrida contra aquele mesmo avião cargueiro e um time de motociclistas.

A partir daí, o jogo solta sua mão e você é livre para explorar o vasto território mexicano como preferir. Pegar a estrada é tão prazeroso como nos jogos anteriores, com os padrões de vibração e a sonoplastia excelente dos motores. Há corridas, radares de velocidade, centenas de placas para encontrar e outras atividades, como as provas de Trailblazer, vindas da expansão Lego Speed Champions do jogo anterior - cruze uma linha de largada no meio do mato e uma linha de chegada vai ser marcada em outro ponto do mapa, que deve ser cruzada antes que o tempo acabe. A rota? Você decide. O tipo de prova divertida e excelente para estimular a exploração dos incríveis cenários do jogo.

É possível evoluir e ganhar pontos de habilidade e giros na roleta, desbloquear novos eventos, fazendo todo tipo de atividade, não só participando das competições. Isso não significa que o jogo deixou o automobilismo de lado. Há muitas corridas de várias categorias e você ainda pode criar as suas próprias variações, com classes ou marcas de carro, exatamente como nos anos anteriores.

Algumas atividades bem conhecidas ganharam novidades: é o caso dos carros nos celeiros. Como de costume nos Forza Horizon, há carros antigos e raros caindo aos pedaços guardados em celeiros escondidos pelo mapa. Ao menos a busca pelo primeiro deles foi na companhia da mecânica do festival, com uma boa conversa sobre a cultura automotiva mexicana e depois de encontrado o Fusca do seu avô, foi preciso levar o carro para a oficina em um caminhão-guincho.

Há uma grande enfase no modo fotografia, com vários desafios que rendem prêmios, e atividades que pedem por fotos específicas, como se enfiar no meio de uma tempestade de areia em busca de ruínas pré-colombianas para dar aquela dose extra de drama ao registro fotográfico. A lista de conquistas do jogo tem uma cota considerável de fotos que devem ser batidas em pontos e situações específicas. A Playground sabe o quanto o game está impressionante no console de nova geração e faz questão de exibir isso.

Mi casa, su casa

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Microsoft / Divulgação

Nossa primeira volta pelo jogo terminou ao adquirir uma casa e pouco antes da primeira aventura Horizon. Nesse meio tempo, passamos por duas estações do ano - recurso que estreou no Reino Unido do game anterior e aqui ganha contornos mais regionais - e disputamos provas de vários tipos. Também deu para ganhar alguns giros na roleta e experimentar carros potentes adquiridos desta forma, como um belo Porsche 911, entre outros. Ao menos neste primeiro momento, a roleta parece ter mais prêmios em créditos e carros do que em roupas e acessórios.

Foi um test drive que deixou aquela vontade de chegar logo ao começo de novembro para colocar as mãos no volante novamente e explorar tudo o que o México tem a oferecer nesta quinta edição do Festival Horizon. Para quem nunca jogou um game da franquia antes, Forza Horizon 5 é como uma divertida viagem de férias. Para os veteranos da série, é como voltar para casa.

Forza Horizon 5 chega em 5 de novembro para PC, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo estará disponível no lançamento no Game Pass.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade