PUBLICIDADE

15 artistas famosos que já apareceram em jogos

Confira 15 artistas famosos que já apareceram em jogos, seja como protagonista ou fazendo cameos, e algumas curiosidades sobre as obras.

20 jan 2022 12h23
ver comentários
Publicidade
Divulgação/CD Projekt Red
Divulgação/CD Projekt Red
Foto: GameON

Com a evolução da tecnologia e o surgimento de novas técnicas, como a de captura de movimentos, cada vez mais artistas de outras indústrias, como a do cinema e da música, emprestam seus rostos para personagens de jogos eletrônicos. Sejam como protagonistas ou então como uma participação inesperada, tais personagens, na maioria das vezes, acabam por funcionar muito bem, além de ser uma boa ferramenta de marketing para o game. 

Grandes nomes como Jackie Chan, Terry Crews, Michael Jackson e Keanu Reeves já apareceram na telinha dando vida a algum personagem ao longo das últimas décadas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 15 artistas famosos que já apareceram em jogos. Vale notar que listamos apenas artistas que além de dublar, emprestaram seu rosto para os personagens.

Jackie Chan

Conhecido por suas produções com muita luta e carisma, Jackie Chan também já apareceu num dos games de beat’ em ups mais importantes do início do século. Jackie Chan Stuntmaster, lançado para PlayStation no ano 2000, unia o melhor do astro em um game que fazia os jovens da época passarem horas e mais horas na frente da televisão.

O jogo conta a história de um jovem entregador (Jackie Chan) que teve a missão de entregar um pacote em um templo de artes marciais chamado Temple of the Shaolin . Neste mesmo dia, enquanto jantava em um restaurante, percebeu que seu avô estava sendo interrogado discretamente por cinco pessoas. Quando os cinco homens percebem que Jackie havia descoberto, partem em fuga para não levantarem suspeita, mas Jackie continua seguindo-os. Porém, seguindo na busca de seu avô, ele acaba num beco sem saída, de onde ele irá começar suas aventuras para salvar seu avô e reaver o pacote.

Para trazer uma maior fidelidade para o game, incluindo os movimentos do ator, muitas sessões de motion capture foram realizadas na época. Além disso, ele dublou a si mesmo, tornando esse um verdadeiro game de Jackie Chan.

Terry Crews

O ator de Brooklyn Nine-Nine e Todo Mundo Odeia o Chris, Terry Crews, é outra celebridade que aparece em um jogo de videogame. Em Crackdown 3, ele assume o papel do comandante Isaiah Jaxon, cujo nome é em homenagem ao seu filho, Isaiah Crews. O game é recheado de ação sendo ambientado em um mundo aberto no melhor estilo super-herói.

A trama se passa após um ataque global devastador, resultando na perda de poder em todo o mundo. O game foi lançado para XBOX One e para PC em 2019, e a parte mais legal é que você não precisa pagar caro pelo título se quiser, já que ele também está disponível no catálogo da Microsoft para assinantes do Xbox Game Pass.

Crews, inclusive, já confessou ser um grande fã de videogames. Segundo o ator, a paixão surgiu por volta de 1980, nos arcades. Quando ficou mais velho, ele acabou perdendo contato com os jogos. Mas, depois de assistir ao filho jogar, o ator decidiu montar um PC gamer para entrar no mundo dos jogos novamente e chegou até a fazer streamings de algumas partidas.

Michael Jackson

O eterno Rei do Pop também marcou presença no mundo dos videogames. Michael Jackson’s Moonwalker foi lançado para Mega Drive em 24 de agosto de 1990, cinco dias antes do aniversário do cantor. O título, um plataforma 2D com ênfase na ação e exploração de cenários, é inspirado no filme Moonwalker, de 1988, estrelado pelo próprio Michael.

Lançado pela Sega na época em que a companhia tentava conquistar o mercado de games, então dominado pela Nintendo com o NES, o game recria os clipes musicais que compõem o longa que divulgou o lançamento do álbum Bad. Além disso, trechos exclusivos, criados diretamente para o jogo, completam o pacote. Assim como no filme, o cantor precisa salvar as crianças raptadas pelo terrível Mr. Big. E, como a produção cinematográfica já havia ensinado, a melhor forma para isso é com muito som, gingado e coreografias mortais.

Michael Jackson’s Moonwalker fez história num momento em que a Sega lutava para garantir o seu espaço no mercado de jogos. E se antes era necessário um videogame e um cartucho para se entreter com o jogo 2D, hoje em dia o título pode ser jogado através de um simples site disponível na internet.

Mike Tyson

Outro famoso norte-americano que também apareceu nos videogames na década de 80 é o pugilista Mike Tyson. Considerado por muitos como um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos, ele aparece em Mike Tyson Punch Out!!, lançado para NES em 1987. O título foi lançado quando Tyson estava no auge na década de 1980.

No game, o jogador precisa lutar contra o campeão mundial de boxe e derrotá-lo (o que não era uma missão tão fácil assim). Tyson poderia atordoar você com um soco e bloqueá-lo resultaria em dano de atordoamento também. Para ser bem-sucedido, era necessário esperar Tyson errar – esquivando-se, o que era quase impossível – e então, quando ele se abrisse, você poderia começar a acertá-lo com golpes.

Mike Tyson Punch Out!! é considerado um dos melhores jogos de NES. No entanto, foi comercializado apenas por três anos. A Nintendo só promoveu o jogo entre 1987 e 1990, que foi a duração do contrato de Mike Tyson. Mas o jogo surpreendentemente continuou seu sucesso, vendendo mais de 2 milhões de cópias e gerou vários relançamentos e sequências.

Ozzy Osbourne

Em Brutal Legend, o roqueiro Ozzy Osbourne também marca presença como um dos personagens da história. Na obra, o jogador viaja pelo mundo de fantasia do heavy metal como o roadie perdido Riggs, usando as informações que ele coleta das pessoas que encontra ao longo do caminho.

Osbourne aparece no jogo como o Guardião do Metal, que ajuda Riggs a atualizar seu armamento. Enquanto o personagem de Osbourne parece sombrio, ele é na verdade um dos personagens mais otimistas do jogo. Brutal Legend foi lançado no ano de 2009 para PC, Linux, macOS, PlayStation 3 e Xbox 360.

Vin Diesel

Em 2009, Vin Diesel não apenas dublou um personagem jogável, mas também foi o rosto de seu próprio jogo de corrida chamado Wheelman. O game é uma imitação de Grand Theft Auto, além de ser baseado em um filme com o mesmo nome estrelado por Vin Diesel. Embora não tenha sido amado pelos críticos, o jogo ainda tem algum charme e conquistou alguns fãs ao redor do mundo. Lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, o título acabou ficando conhecido como ‘o jogo de Velozes e Furiosos'.

Elliot Page e Willem Dafoe

Beyond: Two Souls chamou atenção do público quando trouxe o ator canadense Elliot Page como o protagonista da história. E ele não veio sozinho: o também ator Willem Dafoe, conhecido por seu papel como o vilão Duende Verde, no primeiro filme do Homem-Aranha, encarnou o papel de um cientista do governo, Nathan Dawkins, tido como o personagem mais interessante e complexo da narrativa.

Já Elliot Page chegou no papel de Jodie Holmes. Segundo o próprio ator, este foi o papel mais difícil que ele já interpretou, provando que, assim como qualquer produção de cinema ou TV, os jogos também são capazes de manter uma narrativa de qualidade - e também complexa. Beyond: Two Souls foi lançado em 2013 para PC, PlayStation 3 e 4.

Marisa Orth

Em 1996, o estúdio brasileiro 44 Bico Largo lançou aquele que seria um dos seus maiores sucessos. O jogo, chamado Gustavinho em… O Enigma da Esfinge, vendeu 60.000 cópias, o que era muito impressionante para a época. Ele era um típico jogo de point-and-click, muito comum naquele tempo.

Sendo um jogo educativo, o game conta com algumas figuras históricas como Júlio César e Cleópatra, sendo que esta última foi interpretada em live action pela atriz brasileira Marisa Orth. Para comemorar os 20 anos do game, em 2013, o estúdio lançou um remake de Gustavinho em… O Enigma da Esfinge para a plataforma iOS e, em 2017, uma outra versão também foi disponibilizada para dispositivos Android.

Keanu Reeves

Em Cyberpunk 2077, Keanu Reeves interpreta Johnny Silverhand, que já havia sido mencionado no RPG de mesa que deu origem ao game. O ator participou ativamente do marketing de divulgação do jogo, que foi um dos games mais esperados naquele ano e provou-se uma boa opção de entretenimento, ainda que os bugs tenham tirado um pouco do seu brilho assim que foi lançado.

O jogo foi anunciado em 2012 e já animava pela temática cyberpunk. Quando chegou em 2020, a popularidade do título só se confirmou: em menos de um mês, o game registrou mais de 13 milhões de cópias vendidas, segundo a produtora CD Projekt. Cyberpunk 2077 foi lançado para Xbox Series X, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Google Stadia e PC.

David Bowie

No final dos anos 90, o artista britânico David Bowie foi convidado para fazer parte de um projeto da então publisher Eidos para um jogo chamado Omikron: The Nomad Soul. Esse era nada menos do que o primeiro projeto de David Cage e sua recém-inaugurada Quantic Dream, que hoje é reconhecida por grandes produções, como Beyond: Two Souls, Heavy Rain e Indigo Prophecy. Para a época, Omikron: The Nomad Soul era um projeto ambicioso e bem sofisticado.

Lançado para PC em 99 e para o Dreamcast da Sega nos anos 2000, a história do game se passa em uma cidade futurista e distópica chamada Omikron, controlada por um governo déspota. Tudo começa quando Kay'l 669, um investigador policial possui o seu corpo para investigar uma série de assassinatos misteriosos. A partir daí, o jogador se envolve em uma trama cheia de suspense e reviravoltas envolvendo uma organização anti-governamental e demônios.

Além de emprestar seu rosto para o jogo, Bowie também compôs uma série de músicas especificamente para Omikron. Entre elas estão canções como "Survive", "Something In The Air" e "New Angels of Promise". Algumas delas foram, inclusive, reaproveitadas posteriormente em seu álbum Hours.

Katy Perry

Em 2013, foi a vez da cantora e compositora estadunidense Katy Perry estrear no mundo dos jogos ao aparecer na expansão Showtime, onde os Sims podem se tornar celebridades em The Sims 3. A parceria entre a cantora e a Electronic Arts (EA) foi tão bem sucedida que, pouco tempo depois, novos conteúdos da cantora foram disponibilizados no game.

Uma Edição Especial do pacote que trazia vários itens e objetos baseados no estilo da cantora foi lançada pela desenvolvedora. Além disso, The Sims 3 recebeu ainda a coleção Katy Perry Mundo Doce, que adicionava diversos itens de decoração baseados nos videoclipes da cantora, além de roupas e penteados que faziam parte dos seus figurinos.

Shawn Ashmore e Aidan Gillen

Shawn Ashmore, ator conhecido por interpretar Bobby Drake, o Homem de Gelo nos filmes dos X-Men, também emprestou suas feições para um personagem de jogo. Em Quantum Break, ele assume um dos personagens principais chamado Jack Joyce. Quem também aparece na obra é o ator Aidan Gillen, conhecido por interpretar o Mindinho de Game of Thrones, e que em Quantum Break faz o segundo personagem principal chamado Paul Serene.

A história do game desenrola-se nas proximidades da Universidade fictícia de Riverport, onde um teste sobre viagens no tempo correu mal. O evento não apenas afetou o tempo, como também deu aos dois personagens principais a habilidade de manipular o tempo de várias maneiras. Quantum Break foi desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado para Xbox One e PC em 2016.

Jon Bernthal

Em Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint, o ator Jon Bernthal, famoso por seus papéis em The Walking Dead e O Justiceiro, interpreta o vilão Coronel Cole D. Walker. O principal objetivo da Ubisoft, produtora do game, era criar uma história mais profunda, e o ator acabou sendo a escolha ideal para trazer mais complexidade ao personagem.

Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint é um jogo de tiro tático em um mundo aberto diversificado e hostil, que pode ser jogado sozinho ou em modo cooperativo para até quatro jogadores. Os jogadores podem explorar Auroa, uma ilha misteriosa na qual instalações tecnológicas contrastam com a natureza selvagem. Auroa é o lar da grande empresa Skell Technology, mas o lugar foi dominado por pessoas erradas e perdeu contato com o mundo exterior.

Na trama, os Wolves, membros de uma ex-unidade de Ghosts que desertaram e se rebelaram, controlaram a ilha e reprogramaram os drones da Skell para transformá-los em máquinas mortíferas. O Tenente Coronel Cole D. Walke é o líder da facção, um antigo parceiro de Nomad, líder da atual unidade dos Ghosts. Nomad e seus companheiros são enviados em uma missão de reconhecimento, mas os helicópteros são abatidos. Feridos, sem suporte e alvos fáceis, os Ghosts entram em cena para ajudar os personagens na luta para sobreviver, derrotar os Wolves e recuperar o controle sobre Auroa.

Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint foi lançado em 2019 para PS4, Xbox One e PC.

Bônus: elenco de Death Stranding

Para finalizar com chave de ouro a nossa lista, nós trazemos Death Stranding, um jogo que mais parece uma superprodução de Hollywood devido ao seu elenco de estrelas. A lista de celebridades começa pelo diretor de cinema Guillermo del Toro. Além de ter como protagonista o ator Norman Reedus, famoso como Daryl de The Walking Dead, o game conta também com Mads Mikkelsen, Lea Seydoux, Tommie Earl Jenkins, Margaret Qualley, Troy Baker e Lindsay Wagner.

No game, não só apenas a aparência dos famosos foi reproduzida, já que os atores também fizeram a captura de movimentos e vozes dos seus personagens, tornando Death Stranding um verdadeiro filme interativo. O game foi lançado em 2019 para PC, PlayStation 4 e 5.

E você, já jogou com algum dos personagens mencionados aqui? Acha que um outro nome merece estar nesta lista? Conta para a gente nos comentários, combinado?

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade