PUBLICIDADE

Easter egg do Xbox original é descoberto após 20 anos

O segredo foi revelado por um dos desenvolvedores que trabalharam no projeto do Xbox original, no início dos anos 2000

21 mai 2021 20h53
ver comentários
Publicidade

Um desenvolvedor que trabalhou no projeto do primeiro Xbox, lançado em 2001, revelou ao Kotaku um easter egg que até então estava escondido há 20 anos. O segredo fica no menu inicial do console e, quando ativado, mostra uma tela de créditos com os nomes dos quatro funcionários que criaram a dashboard do Xbox original.

Xbox original
Xbox original
Foto: Divulgação/Microsoft / Tecnoblog

De acordo com o desenvolvedor — que não quis se identificar — o easter egg foi criado para nunca ser achado. "Eu não esperava que ele fosse encontrado, pelo menos não até que o código fonte vazasse ou que alguém fizesse a engenharia reversa da dashboard", explicou.

O desenvolvedor ainda disse que o easter egg escondido fazia parte de um segredo "maior", descoberto há anos, em que era possível ver uma tela de créditos com mensagens de agradecimento aos jogadores e os nomes de todos os profissionais do time Xbox na época.

O segredo "maior" era ativado no menu de ripar CDs no Xbox. Para ver as mensagens, bastava criar um novo rip com o nome "«Eggsβox»". No caso do easter egg que nunca havia sido descoberto, o processo é parecido, mas tem alguns passos a mais. Se você ainda tem um Xbox original em casa, pode tentar reproduzir.

Assista, logo abaixo, ao vídeo em que o Kotaku acessa o easter egg do Xbox:

Como ativar o easter egg do Xbox escondido há 20 anos

O Kotaku divulgou o passo a passo para reproduzir o easter egg. A parte mais difícil pode ser encontrar um Xbox original. Se isso não for um problema, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Vá ao menu "Música" e insira um CD de música qualquer no console;
  2. Na tela de navegação do CD, selecione "Copiar", "Copiar" novamente, e "Nova trilha";
  3. Apague o título padrão da trilha e substitua por "Timyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!", sem as aspas (a letra "Y" aparece 26 vezes. Basta completar o título até o final e trocar o último "Y" por um "!");
  4. Conclua a troca de nome e aguarde até o sistema terminar de ripar o CD;
  5. Em seguida, acesse o menu "Configurações" e "Info do Sistema";
  6. O Xbox deve mostrar uma tela com os nomes dos quatro funcionários que criaram a dashboard do Xbox original.

Com informações: Kotaku.

Easter egg do Xbox original é descoberto após 20 anos

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade