PUBLICIDADE

Conheça oito protagonistas negros dos games

De Assassin's Creed à Unsighted, relembre alguns heróis negros dos jogos

19 nov 2021 14h40
ver comentários
Publicidade
Foto: Bethesda / Divulgação

Neste sábado, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, relembrando o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado. Nesta data, a cultura negra é homenageada em todas as suas manifestações em diversas cidades brasileiras.

Como forma de participar desta data tão importante, o Game On separou oito protagonistas negros no mundo dos games. Confira a lista, que tem direito até mesmo à produções nacionais.

Adelawé - Assassin's Creed IV: Freedom Cry

Foto:

Adelawé, também chamado de Adé, apareceu em Assassin's Creed IV: Black Flag como um dos amigos do protagonista Edward Kenway. Algum tempo depois, o personagem estrelou sua própria aventura, Freedom Cry, onde podemos conhecer mais sobre sua história. Adé foi um escravo nascido em Trinidad e em como pirata, foi parar nas Índias Orientais após naufragar em uma tempestade. Adelawé acaba envolvido na revolução que acontece na região após ver como o governador De Fayet trata os escravos no Haiti.

Comandante Jaxon - Crackdown 3

Foto:

Tudo bem que Crackdown 3 não correspondeu às expectativas iniciais. Ainda assim, o jogo traz o carismático ator Terry Crews (o pai do Chris) no papel do Comandante Jaxon. O Agente vive em uma cidade cheia de desordem e destruição. O jogo permite explorar a cidade de Nova Providência de forma ampla. Vale ressaltar que Jaxon é apenas um dos Agentes disponíveis para serem utilizados, mas acaba sendo o preferido da galera.

Dandara - Dandara

Foto:

Não há a menor possibilidade de uma lista deste tipo ser produzida para o dia 20 de novembro sem citar Dandara, heroína do metroidvania futurista criado pelos brasileiros da Long Hat House. A personagem é inspirada na esposa de Zumbi dos Palmares e também lutou contra o sistema escravocrata da sua época. Ainda que não seja uma retratação direta à história, Dandara é uma personagem negra que luta contra um sistema opressor e busca liberdade para o mundo.

Colt e Julianna - Deathloop

Foto:

Lançado neste ano, Deathloop fez sucesso por sua gameplay divertida, que tem como um dos pontos altos a interação entre Colt e Julianna, os dois protagonistas. Inspirado em filmes como "Feitiço do Tempo", o jogo traz um mundo que está preso em um looping temporal, com Colt tentando interromper o ciclo e Julianna tentando impedir que isso aconteça.

CJ - GTA: San Andreas

Foto:

Após passar uma temporada em Libert City, Carl Johnson volta para a ensolarada Los Santos após a morte de sua mãe. Lá, ele encontra sua família desfeita e seus amigos envolvidos em guerras de gangues - pior ainda, precisa lidar com a pressão de policiais corruptos. A maior aventura da série GTA até então, San Andreas é fortemente inspirado pelos filmes do diretor afroamericano Spike Lee e tenta retratar a vida na quebrada norte-americana.

Miles Morales - Marvel's Spider Man: Miles Morales

Foto:

O teioso é um dos personagens mais famosos do mundo dos quadrinhos e ter um negro utilizando o manto é extremamente significativo. Miles Morales apareceu no primeiro Spider-Man da Insomniac como um coadjuvante, mas sua popularidade garantiu ao jovem herói um jogo spinoff, cujo principal defeito é a duração, uma vez que Miles é carismático e divertido de se jogar - tanto que vai dividir a cena com Peter Parker no próximo jogo da série.

Clementine - The Walking Dead (Telltale)

Foto:

Clementine é uma das personagens mais carismáticas presentes nos jogos do universo The Walking Dead. Ela começa como uma criança na primeira temporada, que precisa ser protegida por Lee Everett, também negro, em um mundo em que nem sempre os zumbis são os maiores perigos. O jogador acompanha seu crescimento e eventualmente, assume o controle da jovem que parte explorar a América tomada pelos mortos-vivos.

Alma - Unsighted

Foto:

Para fechar a lista bem, mais um jogo indie brasileiro muito bem recebido mundo afora. Em Unsighted, conhecemos Alma, uma guerreira autômata que desperta com poucas memórias e descobre estar num mundo onde os humanos e automâtos entraram em guerra por Anima, um produto responsável por dar consciência aos autômatos. Alma protagonizou um dos destaques indies do ano, produzido nas terras tupiniquins.

Estes são alguns dos protagonistas negros dos games. Qual é o seu favorito?

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade