PUBLICIDADE

Conceito da Alienware permite jogar seus games de PC em qualquer lugar da casa

Concept Nyx ainda é uma ideia que pode nem chegar ao mercado, mas Alienware estuda mais uma inovação na área de games para PC e streaming

3 jan 2022 19h12
ver comentários
Publicidade

A Alienware desenvolveu uma solução que pode permitir que mais de uma pessoa jogue o mesmo game ao mesmo tempo em uma casa, sem atrapalhar outros jogadores. Confuso? Nem tanto. É o que o Concept Nyx quer permitir, ainda que seja um projeto que necessariamente não tenha a intenção de ser lançado no mercado - ao menos não no formato atual.

A ideia do Nyx é funcionar como servidor de games
A ideia do Nyx é funcionar como servidor de games
Foto: Divulgação/Alienware / Tecnoblog

Imagine o Nyx como uma espécie de "servidor geral" para transmitir seus jogos em diferentes pontos da casa. A partir de uma distribuição a pessoa 1 pode jogar, por exemplo, Assassin's Creed Valhalla em um dispositivo, enquanto a pessoa 2 pode abrir o mesmo game em outro, com apenas uma cópia mas sem atrapalhar a jogatina um do outro. O exemplo também funcionaria com jogos diferentes.

Quem já usa um software chamado Plex pode ter familiaridade com o conceito. O Plex funciona de forma similar: é um aplicativo que permite a criação de um servidor de vídeos em casa. A partir de um computador, onde os vídeos estão hospedados, é possível assistir filmes ou séries em outro aparelho, via Wi-Fi, sem necessariamente abrir os mesmos arquivos no PC - e sem atrapalhar seu funcionamento.

Com o Concept Nyx a ideia é parecida com o Plex, mas com games no lugar de vídeos.

Futuro é incerto

A Alienware apresentou a novidade a um grupo de jornalistas gringos nos últimos dias, para sites como Ars Technica e Engadget, mas deixou claro que se trata apenas de uma ideia, literalmente um conceito. Neste formato ele se parece com um imenso computador - e aí está sua principal diferença em relação ao Plex, que não tem aparelho próprio, apenas o software.

O Nyx parece um computador, hoje
O Nyx parece um computador, hoje
Foto: Reprodução/Ars Technica / Tecnoblog

Eles alegam que o Nyx, como um aparelho físico e com controles como foi demonstrado, pode nunca ser lançado. Mas suas funções consideradas inovadoras podem aparecer em outros aparelhos no futuro ou em soluções que a Alienware lance no mercado - sozinha ou com parceiros.

É o streaming de games ganhando novos formatos e abrindo o leque de possibilidades como nunca antes.

Com informações: Engagdet, AT.

Conceito da Alienware permite jogar seus games de PC em qualquer lugar da casa

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade