PUBLICIDADE

Como rodar o GTA V em um PC fraco

Configurações adicionais; saiba como rodar o GTA V em um PC fraco, quais mudanças são necessárias para rodar bem o game

3 mai 2021 18h17
| atualizado em 4/5/2021 às 13h08
ver comentários
Publicidade

O GTA V é um dos jogos com a maior longevidade do mercado, com diversos mods, formas de jogar e suporte online bem diversificado. Veja abaixo, como rodar o GTA V em um PC fraco e não deixe de se divertir pelo seu equipamento mais humilde. O jogo é de mundo aberto e com bons gráficos, por isso, é bom equalizar a potência do game, em gráficos e informações para não sobrecarregar a placa de vídeo e processador.

Como rodar o GTA V em um PC fraco
Como rodar o GTA V em um PC fraco
Foto: Epic Games/Divulgação / Tecnoblog

1. Configurações mínimas GTA V no PC

As dicas são muito bem vindas, mas antes é necessário que seu equipamento passe pelas configurações mínimas para rodar. Caso contrário, não terá configuração que faça o GTA V funcionar em seu PC.

Configuração Mínima  Recomendada
Processador Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz (4 CPUs) / AMD Phenom 9850 Quad-Core Processor (4 CPUs) @ 2.5GHz Intel Core i5 3470 @ 3.2GHz (4 CPUs) / AMD X8 FX-8350 @ 4GHz (8 CPUs)
RAM 4 GB 8 GB
Sistema Windows 10 64 Bit, Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1, Windows Vista 64 Bit Service Pack 2* Windows 10 64 Bit, Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1
Placa de vídeo NVIDIA 9800 GT 1GB / AMD HD 4870 1GB (DX 10, 10.1, 11) NVIDIA GTX 660 2GB / AMD HD 7870 2GB
Placa de som DirectX 10 (Compatível) DirectX 10 (Compatível)
Espaço 72 GB 72 GB
Vídeo RAM dedicada 1 GB 2 GB

Se o equipamento estiver dentro das configurações mínimas, o jogo irá funcionar minimamente, mas não de forma eficiente, inclusive problemas são encontrados na configuração "recomendada". Para melhor funcionamento em PC modesto, vamos dar algumas dicas que devem ser feitas nas configurações do jogo.

2. Resolução de vídeo e tela em GTA V

A resolução 720p é o suficiente para o monitor renderizar e fornecer os melhores gráficos possíveis, como no YouTube. A resolução recomendada é de 1280×720, dessa forma não incomodamos muito a GPU, que irá trabalhar os gráficos com folga.

3. Vsync

Essa configuração serve para travar a taxa de quadros em um número determinado ou deixar livre a oscilação. São 3 opções: ON (trava a taxa de quadros em 60 FPS), OFF (libera oscilação da taxa), Half (fixa a taxa de quadros em 30 fps). Para os PCs mais fracos, o indicado é deixar no Half, dando uma margem para a memória de vídeo.

Todas as otimizações de vídeo se encontram nas configurações
Todas as otimizações de vídeo se encontram nas configurações
Foto: Diego Melo/Reprodução  / Tecnoblog

4. Qualidade de textura

O mais indicado para PCs a partir das configurações recomendadas é manter a opção no "Normal". Pode-se reduzir a configuração até melhorar a taxa de quadros. Quanto maior for a qualidade das texturas de superfícies e sombras, mais é acionada a placa de vídeo, se for muito fraca, o jogo deixa de rodar suave. 

5. Qualidade das sombras (Shadow Quality)

A configuração funciona para as sombras, tornando-as mais realistas e de alta qualidade. Isso pode afetar ligeiramente a taxa de quadros, dependendo do tempo e clima do jogo. O ideal para PC fraco é deixar no "Low" ou baixa qualidade.

Texturas e sombras exigem do PC
Texturas e sombras exigem do PC
Foto: Diego Melo/Reprodução / Tecnoblog

6. FXAA e MSAA para rodar GTA V em PC fraco

A FXAA serve para melhorar as bordas "pixeladas" e fazer objetos parecerem mais suaves, nos PCs mais modestos, o melhor é desligar, esse luxo deixará o jogo lento. O MSAA faz a mesma coisa que a anterior, porém usa mais memória de vídeo para isso. Desligue-o também! 

7. Post FX

Funciona para o Motion Blur e Bloom, mas tem um grande impacto na taxa de quadros, deixe-o desligado para melhorar a performance do jogo no seu computador.

8. Filtro anisotrópico e Oclusão de ambiente

Ambos desligados. O Filtro anisotrópico aumenta a nitidez das texturas para torná-las mais detalhadas e realistas. Possui quatro opções (x2, x4, x8 x16). Utilizar o mínimo pode ser o suficiente, caso contrário desligue.

A oclusão de ambiente funciona para objetos em movimento, mas em vez de ser pré-processado, é processado em tempo real e tem um impacto alto nos PCs fracos, o melhor é desligar.

Configurações adicionais em gráficos avançados
Configurações adicionais em gráficos avançados
Foto: Diego Melo/Reprodução / Tecnoblog

Essas configurações já vão reduzir bastante o trabalho da máquina, tornando possível rodar o GTA V em um PC fraco, existem outras configurações adicionais que podem ser desligadas para testar sua eficácia. Boa sorte.

Com informação: Gamepur, System Requirements Lab.

Como rodar o GTA V em um PC fraco

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade