PUBLICIDADE

Como jogar The Witness [Guia para iniciantes]

Acompanhe nossas dicas e aprenda como jogar The Witness, o game de quebra-cabeças produzido pelo criador do clássico Braid

13 abr 2021
0comentários
Publicidade

The Witness é um jogo de puzzles multiplataforma, com inúmeros desafios para fazer o jogador pensar fora da caixa, a fim de resolver os mistérios de um game fortemente inspirado no clássico Myst. Confira a seguir nosso guia com dicas de como jogar The Witness.

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

O que é The Witness?

The Witness é um jogo de puzzles (quebra-cabeças) em primeira pessoa, idealizado, programado e produzido por Jonathan Blow. O designer de jogos independentes ganhou visibilidade graças ao documentário Indie Game: The Movie (2012), em que ele falava sobre o sucesso de público e crítica de seu jogo anterior, Braid.

Neste game, o jogador deve resolver puzzles tendo como base apenas uma imagem como indicativo, e deve explorar uma ilha e seus elementos para concluir seus desafios.

Em que plataformas está disponível?

The Witness foi lançado para iOS (iPhone, iPad), PS4, Xbox One, macOS, Windows e Nvidia Shield. As versões para PS4 e Xbox One são compatíveis com PS5 e Xbox Series X|S respectivamente, via retrocompatibilidade.

Quais os requisitos para jogar no Windows ou macOS?

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Clock de 1,8 GHz Clock de 2,4 GHz ou mais
Memória RAM 4 GB 8 GB
Placa de vídeo Integrada Intel HD 4000 Series Nvidia GeForce GTX 780 (Windows) ou AMD Radeon R9 M370X (macOS)
Espaço em disco 5 GB 5 GB
Sistema operacional Windows 7 ou macOS El Capitain Windows 7 ou macOS Sierra

1. Pense fora da caixa

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

Você provavelmente já ouviu muito essa dica, mas em se tratando de The Witness, ela é absolutamente essencial. Em geral, eles podem ser resolvidos observando o ambiente ao seu redor, que fornece dicas essenciais para a resposta do enigma.

Na maioria das vezes, a solução para um puzzle é a menos óbvia possível, e requer mais de forma de abordagem, incluindo a maneira como você observa uma região, se de perto ou de longe, ou de outro ângulo. A dica é explorar todas as possibilidades, e não ficar preso a convenções.

2. Identifique padrões

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

Como a solução de um puzzle está ligada à observação do ambiente, é importante notar padrões ao seu redor. A dica visual inicial (não há diálogos em The Witness, nem outros NPCs) não informa um método, nem um caminho, é apenas um guia que mesmo assim, não deve ser levado em conta de forma literal.

Há diversos segredos que podem, e devem, ser encontrados na área referente ao puzzle, e se você tiver a impressão de que um elemento está em tal lugar de forma intencional, são grandes as chances de que ele faça parte da solução.

3. Faça anotações e capturas de tela

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

Não tenha receio de contar com apoios na hora de resolver os puzzles de The Witness. Na verdade, o jogo foi desenvolvido tendo essa mecânica em mente, pois os quebra-cabeças podem ser bem desafiadores para jogadores menos experientes no gênero.

Uma boa prática é anotar em um papel a dica visual inicial, para não ter que ficar retornando a ela toda vez. Anote também padrões identificados na ilha e procure traçar uma solução a lápis, antes de tentá-la no jogo. Você pode também fazer capturas de tela de elementos e padrões suspeitos do cenário, que poderão ser úteis tanto para o puzzle atual, quanto para outros futuros.

4. Alguns puzzles dependem de outros

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

Ao vagar pela ilha completando os puzzles, você notará que a resolução de alguns deles depende que você complete outros mais simples. Após concluir um, observe ao redor se elementos que pareciam bloquear outros, que você não conseguiu dar sequência, podem agora ser explorados.

Levando isso em conta, procure não se agarrar a um puzzle, se você não estiver encontrando uma forma de concluí-lo. Ao invés disso, tente fazer outros.

5. Tenha paciência

The Witness
The Witness
Foto: Reprodução/Thekla / Tecnoblog

Esta é a dica mais valiosa para quem for jogar The Witness. Por ser um jogo onde a exploração e a observação do ambiente, de formas pouco comuns, são necessárias para a resolução dos puzzles, é muito fácil para jogadores menos habituados a games desse estilo perderem a paciência muito fácil.

Você tem toda uma ilha para explorar seus segredos, assim, vá devagar e com calma, para completar os puzzles e os mistérios de The Witness.

Como jogar The Witness [Guia para iniciantes]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade