PUBLICIDADE

Como jogar Subnautica [Guia para iniciantes]

Aprenda neste guia como jogar Subnautica, um game de sobrevivência e mundo aberto que se passa em um cenário aquático hostil

14 abr 2021
0comentários
Publicidade

Subnautica é um jogo de sobrevivência ambientado em um mundo aberto aquático, em que o jogador deve fazer de tudo para sobreviver a encontrar um meio de fugir do planeta. É preciso lidar com a fome, a sede e a escassez de oxigênio o tempo todo, além das inúmeras criaturas submarinas ameaçadoras do jogo. Confira a seguir nosso guia com dicas de como jogar Subnautica.

Subnautica
Subnautica
Foto: Divulgação/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

O que é Subnautica?

Subnautica é um jogo de sobrevivência e exploração de mundo aberto em primeira pessoa, desenvolvido pelo estúdio independente Unknown Worlds Entertainment, da série Natural Selection. Ele traz um enorme mundo oceânico para explorar, cheio de criaturas ameaçadoras.

O protagonista é o último astronauta sobrevivente de sua tripulação, quando sua nave caiu no planeta aquático 4546B por razões desconhecidas. Sozinho e cercado de água por todos os lados, o jogador deve coletar recursos a fim de construir um módulo para fugir do planeta, enquanto lida com os poucos suprimentos de comida, água potável e oxigênio, enquanto tenta sobreviver às inúmeras criaturas marítimas do game.

Em que plataformas está disponível?

Subnautica foi lançado para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows e macOS, e é compatível com PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Quais os requisitos para jogar no computador?

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core de 4ª geração (Haswell) dual-core, com clock de 2,5 GHz Intel Core de 4ª geração (Haswell) quad-core, com clock de 3,2 GHz
Memória RAM 4 GB 8 GB
Placa de vídeo Integrada Intel HD 4600 Nvidia GeForce GTX 550 Ti de 2 GB, ou equivalente
Espaço em disco 20 GB 20 GB
Sistema operacional Windows Vista SP2 de 64 bits ou OS X 10.9 Mavericks Windows Vista SP2 de 64 bits ou OS X 10.9 Mavericks

1. Use o scanner o tempo todo

Subnautica
Subnautica
Foto: Reprodução/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

O scanner portátil é uma das primeiras ferramentas disponíveis em Subnautica, e é recomendado que você a use em praticamente tudo. Escanear animais e plantas rendem informações sobre a fauna e flora do planeta, além de receitas para a criação de itens. O mesmo vale para construções e móveis, enquanto escanear fragmentos suficientes no fundo do mar libera novos projetos.

Sempre verifique em seu PDA as informações sobre o progresso com seu scanner, mas na prática, use-o o tempo todo e em tudo que se move. E que não se move também.

2. Verifique o PDA para progredir

Subnautica
Subnautica
Foto: Reprodução/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

O PDA é a segunda ferramenta essencial em sua jornada. Após o início do jogo, em que você será impelido a consertar o rádio para dar um primeiro norte em sua missão, você estará sozinho e por conta própria. Ao explorar lugares e construções, é imperativo checar o PDA.

O gadget fornecerá dados como novos locais para verificar, baseando-se as informações que você encontrar. Essa é a única maneira de progredir na história de Subnautica.

3. Cuide bem da sua alimentação

Subnautica
Subnautica
Foto: Reprodução/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

Em Subnautica, o jogador precisa lidar com a necessidade primordial do ser humano, que é arrumar comida para não morrer de fome. Você pode coletar frutas da natureza, mas é possível também cultivar uma horta em sua base, usando as sementes que encontrar, em canteiros internos ou externos. Com tempo e dedicação, sua horta terá bastante variedade, no nível de fazer inveja a Mark Watney.

Você também pode pescar peixes para comer, mas nunca cozinhe para consumir depois, ou eles vão estragar. Frescos eles durarão, logo, se cozinhou, coma logo. Você também pode consumir junk food e café das máquinas de venda, mas embora o suprimento seja infinito, os bônus de status são muito baixos, quando comparados a frutas e peixes.

4. Crie baterias facilmente

Há um jeito bem mais simples para conseguir baterias
Há um jeito bem mais simples para conseguir baterias
Foto: Reprodução/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

As baterias são recursos essenciais, mas criá-las consome materiais raros (2 Cogumelos Ácidos e 1 Cobre). No entanto, há uma maneira bem mais simples e menos custosa de conseguir o item, que é criando uma Ferramenta de Reparo.

Este item consome apenas 1 Silicone, 1 Crash Meal (drop da Planta de Sulfur, que abriga os Crashfishs) e 1 Titânio, e uma vez pronto, simplesmente remova a bateria dele. Assim, você terá uma nova unidade para usar onde quiser.

5. Não explore com peso demais

Subnautica
Subnautica
Foto: Reprodução/Unknown Worlds Entertainment / Tecnoblog

A quantidade itens que você carrega faz diferença em Subnautica. Se seu inventário estiver abarrotado, você ficará mais pesado e lento, além de ter pouco espaço disponível para acomodar novos itens encontrados durante a exploração.

Ao invés disso, prefira sair para o mapa aberto carregando apenas o necessário. O mesmo vale para equipamentos em uso, pois você irá nadar mais devagar se uma das mãos estiver ocupada.

Como jogar Subnautica [Guia para iniciantes]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade