PUBLICIDADE

Como jogar Returnal [Guia para iniciantes]

Saiba como jogar Returnal e aprenda algumas dicas iniciais sobre como é o exclusivo de PS5

7 jun 2021 19h53
ver comentários
Publicidade

Returnal é um game exclusivo do PS5 e produzido pelo mesmo estúdio responsável por outros sucessos da Sony, o Housemarque. O título é um "roguelike", ou seja, uma espécie de game com alto desafio e com mapas gerados aleatoriamente, que instigam o jogador a avançar sempre, enquanto lida com inimigos e outros obstáculos. Conheça algumas das principais dicas sobre como jogar Returnal:

Returnal
Returnal
Foto: Divulgação/Housemarque / Tecnoblog

Returnal é exclusivo

Até o momento, Returnal está disponível apenas no PS5. Ainda que a Sony tenha política de lançar games de nova geração também no PS4, não é o caso por aqui.

A empresa também tem lançado alguns de seus games exclusivos para PC, mas Returnal não foi contemplado com a decisão, até segunda ordem.

Configuração para jogar Returnal

Por se tratar de um jogo de console, basta ter aparelho, um controle e comprar o jogo. Returnal é vendido em mídia física e digital. É possível comprar a caixinha com o disco - compatível apenas com o PS5 que tem leitor de Blu-ray - ou a edição digital na PSN - compatível com qualquer modelo do console.

Como assim 'roguelike'?

O termo foi criado para se referir ao jogo de RPG Rogue (1980). A característica mantida do estilo de jogo é a criação de: dungeons, salas, encontros e acontecimentos de forma aleatória. Cada partida será diferente da anterior, mas a morte será sua companhia em todas elas.

Returnal no PS5
Returnal no PS5
Foto: Felipe Vinha/Tecnoblog / Tecnoblog

Rerturnal pega este conceito de roguelike e o coloca em uma ambientação futurista. Ainda existem "dungeons", mas são mapas abertos em um planeta alienígena inóspito, ou aparentemente inóspito. Enquanto isso, a protagonista Selene.

Como jogar Returnal

1. Não tenha medo de perder

Em Returnal você vai morrer. Muito. Não tenha medo de se arriscar. O jogo não tem savegame durante as fases e a protagonista retorna para o início quando morre ou quando o game é desligado, mas ela volta mais poderosa e acumulando habilidades, armas e pontos que colheu pelo caminho.

Assim, morrer em Returnal é apenas consequência de simplesmente avançar nas fases e não deve ser temido, mas explorado.

2. Só desligue se tiver certeza

Pois é, como citei, o jogo não salva se você desligar no meio ou faltar luz. Não é possível nem mesmo deixar o PS5 em modo de descanso. Quando voltar a jogar, Selene estará de volta ao início do game - ainda que tenha mantido sua evolução.

A principal dica é saber quando voltar. Quando achar que tiver explorado o suficiente e consegue lidar melhor com as fases que já passou antes, saia do game ou simplesmente morra para salvar seu avanço já conquistado.

3. Corrida salva sua vida

Uma das habilidades mais úteis de Selene é a corrida, ou avanço rápido, ou dash. Ele faz com que a personagem se impulsione para a frente em busca da próxima plataforma.

Por isso, tente treinar o dash sempre que puder. A habilidade pode ser um pouco difícil de se dominar e ainda mais de aprender, se você estiver em um combate intenso contra vários inimigos ao seu redor. Vale lembrar que o dash não é imediato um após um outro, há o tempo de descanso.

4. Diferencie itens

Nem todos os itens são permanentes. Alguns são consumíveis e podem ajudar a salvar a vida de Selene enquanto está na partida. Outros voltam com ela quando a personagem morre. Saiba diferenciar cada um deles.

Não há um segredo ou identificação exata para isso, mas a descrição de cada item te dá uma ideia aproximada se ele é ou não permanente. Assim, leia atentamente o que cada nova arma, frasco ou qualquer tipo de adicional coletado significa para a heroína.

De resto, tente sempre avançar com paciência e calma. Com boa estratégia e perseguindo o objetivo é possível terminar Returnal e se dar bem com algumas fases de treino.

Como jogar Returnal [Guia para iniciantes]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade