PUBLICIDADE

Como jogar RAD [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar RAD, um roguelike dos mesmos criadores de clássicos como Grim Fandango e Full Throttle

18 jul 2021 14h01
ver comentários
Publicidade

RAD é um jogo estilo roguelike criado pela Double Fine e lançado em 2019 para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. No game, o jogador deve explorar cenários pós-apocalípticos e tóxicos gerados proceduralmente. Conforme avança na jornada, o personagem sofre mutações genéticas, adquirindo novas habilidades como consequência. Confira dicas de como jogar RAD e salve o mundo (ou o que restou dele).

"
"
Foto: Tecnoblog

Como jogar RAD [dicas básicas]

1. Memorize os padrões de ataque dos inimigos

O combate em RAD é um pouco mais tático do que frenético. Principalmente nas primeiras horas de jogo, não dá para desligar o cérebro de sair atacando tudo o vê pela frente.

Para evitar maiores frustrações, é preciso ter paciência e buscar aprender os principais padrões de ataque de cada inimigo. Também procure memorizar quais mutações funcionam melhor com cada inimigo, e adapte suas estratégias de acordo com a situação.

2. Explore o mapa e aproveite a comida

Durante sua jornada, você provavelmente terá que encontrar dois ou três itens para poder avançar para o próximo cenário. No entanto, não deixe de explorar o restante do mapa. Quanto mais inimigos derrotar, mais pontos de experiência você recebe, o que libera novas mutações.

Também é importante coletar o máximo de fitas cassetes e disquetes que encontrar, pois eles são importantes para abrir baús que podem conter itens poderosos ou que recuperam pontos de vida quando a situação apertar.

Por falar em "saúde", não deixe de aproveitar as comidas encontradas pelo caminho. Enquanto você estiver no local, elas não somem; se não der para comer no momento, você pode voltar depois para coletá-las.

"
"
Foto: Tecnoblog

3. Deposite seu dinheiro no banco regularmente

Como é tradicional em jogos roguelike, você perde todo o seu dinheiro ao morrer. Em RAD, a moeda corrente são fitas cassetes, que são usadas para comprar itens e disquetes (que funcionam como chaves para abrir baús).

Se você quer "preservar o seu patrimônio", a melhor opção é depositar o dinheiro no banco e levar para a aventura apenas o valor necessário para adquirir itens essenciais (cerca de 40 a 60 fitas).

O banco (ou seria uma locadora?) fica no mesmo local que você começa o jogo. Ao depositar 100 fitas, você vira um "cliente premium", podendo pagar pelos itens das lojas debitando diretamente da sua conta.

4. Cuidado com as mutações defeituosas

Nem todas as mutações trazem benefícios ao personagem. As chamadas "Mutações Endo" dão benefícios passivos, como resistência a certas condições, aumento na velocidade, entre outras.

No entanto, muito cuidado ao tentar obter essas mutações de estações degradadas. Ao usá-las, há uma grande chance de você obter uma mutação defeituosa que, ao ser ativada, resulta em algum efeito negativo aleatório que pode prejudicar seriamente sua jornada.

Caso você seja "infectado", ainda há uma alternativa: compre um "Suco de Limpeza" na primeira loja que encontrar  e use-o para limpar a mutação defeituosa do seu organismo.

"
"
Foto: Tecnoblog

5. Não tenha vergonha de ativar as mecânicas de assistência

Roguelike é um gênero muito específico e que pode ser bem frustrante até mesmo para jogadores mais experientes. Se as coisas estiverem complicadas demais em RAD, não tenha vergonha de ativar as mecânicas de assistência.

Acesse o menu de Opções, vá em Jogabilidade e habilite as ajudas que achar mais útil. Há desde começar as jornadas com um pouco mais de vida, dar mais dano nos inimigos ou sempre começar com uma arma de longo alcance.

Não existem penalidades por ativar essas opções, e você pode desativá-las quando quiser. Lembre-se: o objetivo do personagem é salvar o mundo; o seu, enquanto jogador, é se divertir e ter uma boa experiência ao jogar RAD.

Com informações: Shacknews

Como jogar RAD [Guia para iniciantes]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade