PUBLICIDADE

Como conectar o controle do PS4 na Steam

Tem um controle de PS4 e não usa? O dispositivo pode ser usado no PC para jogar pela Steam; confira como conectar

14 mar 2023 - 14h00
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A experiência de alguns jogos no PC pode ser melhor se você usar um joystick. Por isso, caso tenha um console em casa, vale a pena conectar o controle do PS4 na Steam e usá-lo com os games da sua biblioteca.

O DualShock 4 dispensa o uso de emuladores ou plugins para funcionar na Steam. Basta apenas conectá-lo ao computador, via Bluetooth ou cabo USB, para jogar todos os jogos compatíveis com o controle.

Além disso, há uma dica útil: ao apertar o botão do PlayStation (aquele usado para ligar o dispositivo) dentro do app da Steam, a plataforma executa o modo Big Picture, uma interface adaptada para o uso com controles. Nessa função, é possível navegar pela biblioteca e em outras seções somente com os comandos do joystick e você pode deixar teclado e mouse de lado.

O modo Big Picture ainda permite configurar o controle, com opções para remapear botões e alterar as cores da iluminação, e oferece ajustes adaptados ao modelo do PlayStation.

A seguir, veja o passo a passo de como conectar e usar o seu controle de PlayStation 4 na Steam.

Como conectar controle de PS4 na Steam pelo Bluetooth

  1. Na barra de pesquisa do Windows, digite "Bluetooth e outras configurações de dispositivos";
  2. Depois, clique em "Adicionar novo dispositivo";
  3. Na janela aberta, selecione "Bluetooth";
  4. Foto: Taylor R/Unsplash / Canaltech
  5. Agora, pegue o controle do PS4 e pressione simultaneamente os botões "Share" e "PlayStation". Mantenha-os pressionados até a luz começar a piscar — isso significa que o controle está em modo de pareamento;
  6. Aguarde até que a opção "Wireless Controller" apareça entre os dispositivos disponíveis e clique para conectar;
  7. Pronto! Agora é só abrir a Steam e começar a jogar.

Como conectar controle de PS4 na Steam pelo cabo USB

  1. Conecte o controle desligado ao computador pelo cabo USB;
  2. Em seguida, pressione o botão PlayStation para ligar;
  3. Aguarde alguns segundos até a configuração e comece a usá-lo. Na lista de dispositivos, o DualShock é reconhecido como "Wireless Controller".

Atenção: ao conectar o DualShock 4 pelo cabo USB, o Windows não reproduzirá som nos alto-falantes. É necessário plugar um fone de ouvido na entrada do controle ou usar um dispositivo Bluetooth.

Como conectar controle do PS4 no Steam Deck

O Steam Deck também é compatível com o controle do PS4 pelo Bluetooth. Nesse caso, pressione o botão "Steam", acesse o menu da plataforma e toque em "Configurações". Depois, selecione "Bluetooth" e ative o serviço no portátil.

Pressione os botões "Share" e "PlayStation" no controle para iniciar o pareamento. Quando a opção aparecer entre a lista de aparelhos disponíveis, clique sobre o nome para conectar.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade