PUBLICIDADE

Ausência na final do Six Invitational preocupa R6 brasileiro?

Comentarista do torneio da Ubisoft indica fatores que levaram à ausência dos times brasileiros

28 fev 2022 - 13h52
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasileiros não conseguiram continuar soberania no Six Invitational 2022
Brasileiros não conseguiram continuar soberania no Six Invitational 2022
Foto: Lance!

A vida do torcedor brasileirinho em 2021 não foi lá das melhores, com uma exceção. Os fãs de Rainbow Six: Siege viram a modalidade decolar no país, além de terem comemorado três títulos internacionais no ano passado. Contudo, no principal torneio do Rainbow Six do ano, o Six Invitational 2022, a história já foi diferente e o Brasil sequer conseguiu aparecer na final. Mas essa situação preocupa?

Para entender o porquê de uma simples ausência em final ser vista como zebra para alguns torcedores mais rancorosos, basta analisar o ano passado do cenário brasileiro. Não só os times do Brasil levaram o título dos dois Six Major disputados como o Six Invitational, as equipes também dominaram os playoffs. No caso do Six Major Sweden e o Six Invitational 2021, as finais foram disputadas entre dois times brasileiros.

Para ajudar a analisar o começo de temporada do R6, o Game On conversou com Vitor "IntacT" Janz, comentarista oficial da Ubisoft Brasil e que fez parte do quadro de cobertura do Six Invitational 2022. E já dá para adiantar que IntacT disse que o resultado do torneio não é motivo para se preocupar. Pelo menos ainda não.

IntacT foi jogador profisisonal e hoje é caster de Rainbow Six
IntacT foi jogador profisisonal e hoje é caster de Rainbow Six
Foto:

Equipes chegam ao novo meta

Para entender os resultados do Six Invitational 2022, IntacT vai até o final de 2020 e comenta sobre o estilo de jogo brasileiro. Segundo ele, as equipes nacionais preferiam jogar de forma mais agressiva e rápida, mas nem sempre o jogo favorecia este estilo. Entretanto, em 2021 as coisas começaram a mudar e os brasileiros se adaptaram mais rápido.

"Em 2021 aconteceram algumas mudanças no meta que favoreceram esse estilo de jogo mais dinâmico. Ficou focado no que a gente chama de estratégias de bolso. E o Brasil é muito forte nisso, nessa leitura rápida e nesse jogo mais agressivo, então na temporada de 2021 o meta do Brasil e da LATAM foi muito favorecido", comenta IntacT.

TSM foi grande campeã do Six Invitational 2022
TSM foi grande campeã do Six Invitational 2022
Foto:

Para ele, 2021 foi um ano em que o Brasil já estava no meta enquanto as equipes de outras regiões se adaptavam e observavam os brasileiros. Já em 2022, ficou claro que os times tiraram esse "gap" que existia em relação às equipes do Brasil. A consequência disso foi um torneio mais acirrado.

A sorte e o novo formato também não favoreceram

Além do fato de que os times alcançaram o meta já bem familiar aos brasileiros, IntacT pontua que um pouquinho de sorte fez a diferença para os resultados não tão positivos. Para ele, o chaveamento do novo formato não ajudou tanto nos playoffs. Contudo, ele foi justo em pontuar que no ano passado a história foi outra.

"O chaveamento dos playoffs não favoreceu nem um pouco os brasileiros. Porque muitos times do Brasil tiveram que se matar nas chaves dos playoffs. De um lado, praticamente tinham todo os times brasileiros e do outro lado só os times das outras regiões. Então era óbvio que iria diminuir o número de participantes do país nos playoffs. E vale ressaltar que isso facilitou muito para os brasileiros no Six Invitational de 2021, que os times ficaram bem espalhados", apontou IntacT.

Sem desespero

Apesar dos torcedores terem se acostumado com título atrás de título, o comentarista pontua que os resultados não são preocupantes, pelo menos não no momento. Isso porque, além dos motivos explicados acima, ele ressalta o fato de que das seis equipes brasileiras presentes no torneio, cinco avançaram para os playoffs. Logo, mesmo sem um título, não dá para pontar o Six Invitational 2022 como um campeonato de nível decepcionante por parte das equipes do Brasil.

"Eu ainda acredito que nós somos a supremacia, mesmo sem ter vencido o Invitational de 2022. E se quiserem ponderar outra região no topo, vão ter que ganhar os Majors do ano. Aí a gente vai ver e terá como termômetro o ano 'letivo' do Rainbow Six", finaliza.

O próximo campeonato internacional de Rainbow Six: Siege será o Six Major dos Estados Unidos, que acontece em maio.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade