PUBLICIDADE

Análise: Horizon Chase: Senna Sempre traz várias novidades

Expansão presta homenagem ao lendário piloto brasileiro Ayrton Senna

21 out 2021 14h38
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação

Lançado em 2015 para dispositivos móveis, Horizon Chase é um divertido jogo de corrida inspirado nos grandes sucessos dos anos 80 e 90, que também está disponível para consoles e PC, chamado Horizon Chase Turbo. 

O game foi desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris Game Studio, e possui um visual estiloso que lembra os jogos das gerações 16 Bits, e também conta com trilha sonora de Barry Leitch, lendário compositor da trilha sonora de Top Gear, lançado para o Super Nintendo em 1992.

Senna Sempre é a terceira DLC que o jogo recebe, sucedendo a Summer Vibes, lançada em 2019 e que presta homenagem ao clássico OutRun, que fez grande sucesso nos arcades da Sega, Master System e Mega Drive.

Foto: Divulgação

Ayrton Senna foi um lendário piloto que mudou a história da Fórmula 1, considerado um dos melhores de todos os tempos. Correndo com carros mais fracos que seus rivais, Senna ultrapassava seus próprios limites em cada circuito e virou símbolo de superação e determinação, conquistando o primeiro lugar em três campeonatos, até o dia da sua morte em 1994.

E agora toda a sua história pode ser relembrada, e jogada, por meio da nova expansão, que traz como principal novidade novos carros, pistas e modos inspirados no piloto brasileiro.

Reviva a carreira de Senna

A expansão traz dois novos modos, sendo um deles o Modo Carreira, que conta com cinco capítulos abrangendo o iníco da sua carreira na Fórmula 1 em 1984 até a conquista do tricampeonato em 1991. Aqui você não escolhe os carros, mas sim pilota veículos inspirados pelos que ele usou.

Cada capítulo inclui pistas inspiradas em circuitos famosos que marcaram a carreira do piloto, com alguns desafios chamados de Façanhas do Senna, que deixam as corridas mais desafiadoras.

Os desafios são no estilo "pegue todas as moedas", "pegue combustível na volta 2", "não use nitro", "termine em segundo lugar ou mais", e assim por diante.

Foto: Divulgação

Antes de cada corrida é possível escolher entre três tipos de estratégias: Pneus Aprimorados, Aerodinâmica Avançada e Combustível Especial. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, e podem ser decisivas para a vitória dependendo do estilo da pista em que for correr, o que inclui corridas na chuva, uma das especialidades de Senna.

Já o Campeonato Mundial traz o modo mais tradicional e conhecido de Horizon Chase Turbo, onde é possível escolher entre três categorias: Estreante, Desafiante e Lenda.

Neste modo também é possível escolher entre 18 equipes diferentes e mais de 30 carros, sendo que a maioria deve ser desbloqueada antes.

Foto: Divulgação

Visão dentro do cockpit

Só por essas novidades, Senna Sempre já é uma DLC mais do que recomendada, mas o título trouxe mais uma surpresa incrível: a opção de se jogar, pela primeira vez no jogo, em primeira pessoa dentro do cockpit.

Jogadores veteranos certamente vão se lembrar do clássico Ayrton Senna's Super Monaco GP II do Mega Drive, jogo lançado pela Sega em 1992 e que teve contribuimento do próprio Senna em seu desenvolvimento.

Dentro do cokpit a jogabilidade do game muda totalmente e as corridas ficam ainda mais desafiadoras e emocionantes, fazendo você se sentir um verdadeiro piloto de Fórmula 1, mas se ficar muito complicado, é possível mudar para a visão em terceira pessoa a qualquer momento da corrida. 

Foto: Divulgação

E falando nele, o gameplay mantém o seu estilo arcade descontraído e acessível do jogo original, sem se preocupar com todo aquele perfeccionismo dos simuladores de corrida. 

Mas se prepare para adversários rápidos, especialmente os três primeiros, que vão exigir um pouco mais de habilidade no volante para ultrapassá-los. E lembre-se, não tenha medo de usar o freio para evitar uma colisão, o pior cenário sempre é bater.

Por fim, Senna Sempre está disponível digitalmente para PS4, Xbox One, Switch, PC (Steam e Epic Games Store), Android e iOS, podendo ser jogado também no PS5 e Xbox Series via retrocompatibilidade.

E para os fãs do piloto e colecionadores, há uma edição física especial do jogo, que já inclui a expansão Senna Sempre, somente para PS4 no Brasil.

Conclusão

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre
Foto: Game On / Divulgação

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é uma expansão que traz várias novidades com ar nostálgico em relação ao jogo original, além de ser uma bela homenagem ao eterno ídolo brasileiro da Fórmula 1. O pacote conta com novas pistas e carros, novos desafios que o mantém revigorado e com um gameplay arcade super acessível. A visão de dentro do cockpit traz uma experiência totalmente renovada, que vai garantir muitas horas acelerando e pisando fundo junto com Ayrton Senna na frente da telinha.

*A análise foi feita no PS4, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Aquiris.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade