PUBLICIDADE

10 games com protagonistas negros

Entre sobreviventes de apocalipse zumbi, passando por membros da Irmandade do Assassinos, conheça protagonistas negros nos games

20 nov 2021 10h04
ver comentários
Publicidade

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra é uma data para celebrar e também refletir sobre o papel das pessoas negras na sociedade. Embora o espaço dado a personagens negros ainda não seja o ideal, é possível encontrar ótimos personagens. Confira uma lista com 10 games com protagonistas negros.

Assassin's Creed III: Liberation é um dos games com protagonistas negros
Assassin's Creed III: Liberation é um dos games com protagonistas negros
Foto: Divulgação Ubisoft / Tecnoblog

A lista deixa alguns personagens famosos de fora, mas a ideia é apresentar protagonistas negros com características e histórias únicas. Alguns deles podem não estar em jogos tão badalados, mas a ideia foi apresentar uma lista um pouco diferente das vistas por aí. De qualquer forma, você pode aproveitar os comentários para postar os seus favoritos. 

10. Remember Me - Nilin

Nilin em Remember Me
Nilin em Remember Me
Foto: Reprodução/ Dontnod Entertainment / Tecnoblog

Nilin uma hacker e ativista que luta contra uma corporação que tem o controle sobre as memórias das pessoas em uma Paris futurista distópica e cheia de desigualdades.

No decorrer do game, Nilin descobre ser um dos poucos indivíduos capazes, não apenas roubar, mas também de manipular memórias. A partir desse ponto ela resolve assumir seu papel em uma revolução para derrubar a corporação, enquanto descobre segredos de seu passado.

Fica aí a indicação para quem gosta de um jogo com temática cyberpunk.

9. Tekken 7 - Eddy Gordo

Eddy Gordo em Tekken 7
Eddy Gordo em Tekken 7
Foto: Divulgação / Bandai-Namco / Tecnoblog

O capoeirista brasileiro fez sua estreia em 1997 com o lançamento de Tekken 3. Eddy foi preso aos 19 anos, após ter que assumir a responsabilidade pela morte de seu pai que estava prestes a derrubar um cartel de drogas.

Na prisão, Eddy conhece um mestre de capoeira que lhe ensina tudo o que sabe durante os oito anos que ficou preso.

Com uma jogabilidade fácil de aprender, movimentos rápidos e acrobáticos, Eddy se tornou um dos personagens mais populares de Tekken 3 e um dos maiores representantes da capoeira nos games.

No decorrer dos títulos, Eddy passa seus conhecimentos para a neta de seu mestre, a também brasileira Christie Monteiro, luta para conseguir uma cura para a grave doença de seu mestre e se junta à Jin Kazama para tentar derrubar Kazuya Mishima, o verdadeiro responsável pela morte de seu pai.

8. Gears of War - Augustus Cole

Cole é um dos personagens mais carismáticos de Gears of War
Cole é um dos personagens mais carismáticos de Gears of War
Foto: Reprodução / Xbox Game Studios / Tecnoblog

Cole "O Trem" é um dos principais personagens da série Gears of War. Ele foi um famoso jogador de "Trashball", esporte que lembra o futebol americano no mundo de Gears.

Após o Emergency Day e a invasão Locust, que ocasionou a morte de seus pais, Cole abandonou a vida de esportista e celebridade. Sua ida para o exército, motivou muitos a se alistarem e terem esperanças de vencerem os Locust. 

Cole pode não ser o protagonista de Gears of War, porém marcou presença em diversos games da franquia e continuou ajudando os novos personagens da série no campo de batalha.  

7. Watch Dogs 2 - Marcus Holloway

Marcus Holloway em Watch Dogs 2
Marcus Holloway em Watch Dogs 2
Foto: Divulgação/ Ubisoft / Tecnoblog

Marcus Holloway foge de alguns esteriótipos de personagens negros. Ele não é um atleta, um militar ou um gangsta, mas sim um hacker.

Após ser acusado e punido injustamente por crime digital, Marcus decide se juntar a uma iniciativa de hackers para combater a Blume, empresa responsável pelo principal sistema de segurança e detentora do monopólio de informação no mundo de Watch Dogs.

Apesar de sua história, Marcus tem uma personalidade mais leve e garante um tom bastante diferente de Aiden, protagonista do primeiro título da série.

6. Dandara - Dandara

Dandara é a protagonista do seu próprio game
Dandara é a protagonista do seu próprio game
Foto: Divulgação / Long Hat House / Tecnoblog

Dandara é a protagonista do metroidvania produzido pelo estúdio brasileiro Long Hat House. A personagem é inspirada em Dandara dos Palmares descrita como uma guerreira e líder no Quilombo dos Palmares.

Mesmo que não existam registros de sua imagem, Dandara ganhou status de lenda. A personagem do game também luta por liberdade e tem o objetivo de trazer o equilíbrio para seu mundo, em um universo que apresenta diversos elementos da cultura brasileira. 

5. Uncharted 4 e Uncharted Lost Legacy - Nadine Ross

Nadine Ross é uma das principais antagonistas de Uncharted
Nadine Ross é uma das principais antagonistas de Uncharted
Foto: Reprodução / Naughty Dog / Tecnoblog

Nadine Ross é uma das principais antagonistas de Uncharted 4. Ela está na lista por ser uma mulher forte, não apenas fisicamente, mas por sua personalidade, inteligência e habilidades de combate. Nadine chegou a dar algumas surras nos irmãos Drake, sendo um perigo constante durante todo o jogo.

Um dos pontos interessantes é que Nadine decide fazer as coisas ao seu modo e muitas vezes diverge de seu "chefe". Algo que foge do clichê "capanga-braço-direito-obediente''. Tanto que em certo momento do game, ela desiste de tomar um determinado risco, abandona o patrão playboy e garante sua sobrevivência. 

Em Uncharted Lost Legacy, Nadine retorna como coprotagonista, formando uma ótima dupla com Chloe Frazer. Neste jogo, descobrimos um pouco mais de seu passado e conhecemos outro lado de sua personalidade.

4. Spider-Man: Miles Morales - Miles Morales

Miles Morales em seu jogo
Miles Morales em seu jogo
Foto: Divulgação/ Insomniac Games / Tecnoblog

Pensei duas vezes em colocar Miles Morales na lista por não ser um personagem criado para os games, mas ele participou de alguns jogos e protagonizou o recente Spider-Man: Miles Morales que mostra uma nova perspectiva do herói. 

A maneira como o roteiro coloca Miles se tornando o novo protetor de Nova York na ausência de Peter Parker, ao mesmo tempo em que mostra a necessidade dele construir a sua própria identidade como herói, lidando com os conflitos típicos da juventude. Esses aspectos são interessantes e fazem com que você se conecte com ele. 

Spider-Man: Miles Morales é um jogo tão bom ou até melhor do que Spider-Man de 2018, por ser uma aventura mais concisa e objetiva. 

3. Assassin's Creed III: Liberation - Aveline de Grandpré

Aveline em Assassin's Creed III: Liberation
Aveline em Assassin's Creed III: Liberation
Foto: Reprodução/ Ubisoft / Tecnoblog

Aveline foi a primeira protagonista feminina em Assassin's Creed. Não apenas isso, como também foi a primeira protagonista negra nos games da série. Aveline é filha de uma escrava com um comerciante bem-sucedido. Dessa maneira, ela consegue circular entre a alta sociedade da Louisiana, enquanto liberta escravos e enfrenta os templários nos anos de 1700. 

O jogo aproveita o contexto histórico para utilizar uma das principais características dos Assassinos: a furtividade. Aveline pode se vestir como serviçal e assim descobrir segredos em lugares onde só escravos poderiam chegar, enquanto usa seus trajes de dama para frequentar ambientes ricos e descobrir outros pontos das conspirações.

Além disso, não é todo protagonista de joguinho que recebe um rótulo de vinho com o seu nome, não é mesmo?

Vinho de Aveline
Vinho de Aveline
Foto: Divulgação/ Lot18 / Tecnoblog

Isso aconteceu em 2018, quando a Ubisoft fez acordo com a produtora de vinhos Lot18 e lançou uma linha de rótulos baseados na série. 

2. The Walking Dead: Primeira Temporada - Lee Everett

Lee foi o mentor de Clementine em The Walking Dead
Lee foi o mentor de Clementine em The Walking Dead
Foto: Reprodução / Skybound Interactive / Tecnoblog

Lee era um professor de história que estava sendo preso após matar acidentalmente um político que tinha um caso com sua esposa, mas o início do apocalipse zumbi fez com que sua vida mudasse novamente.

Durante a história, Lee acaba liderando de um grupo de sobreviventes e mais tarde, após um resgate, acaba assumindo a tutela de Clementine. Uma garotinha que embora esperta, não teria chances de sobreviver por muito tempo em um mundo dominado por zumbis. 

Ao ter que assumir a paternidade inesperada, Lee ensina Clementine a sobreviver no mundo hostil, enquanto tenta passar princípios para a menina, lidera um grupo em meio a perigos e conflitos.

Esses fatores tornam Lee um dos melhores protagonistas negros nos games. Ele também seria uma presença certa em uma lista sobre os "Melhores pais do mundo do games".

A primeira temporada de The Walking Dead tem uma história cativante e um final muito emocionante. Vale a pena jogar.

1. The Walking Dead - Clementine

Clementine em The Walking Dead
Clementine em The Walking Dead
Foto: Reprodução/ Skybound Interactive / Tecnoblog

Clementine fica na primeira posição dessa lista de protagonistas negros dos games, não apenas por ser uma ótima personagem, mas por termos a possibilidade de acompanhar todo o seu crescimento e desenvolvimento.

Acompanhamos Clem, desde quando ela era uma garotinha, no início do apocalipse zumbi, passando por seu aprendizado com Lee, a infância difícil sobrevivendo sozinha ou em grupos aleatórios no decorrer dos quatro jogos da série principal.

Quando chegamos ao quarto e último título, vemos uma jovem segura, que se vira muito bem e completa um ciclo, ao liderar seu próprio grupo e procurando transmitir o conhecimento e valores aprendidos com Lee para o pequeno AJ.

Em 2018, quando a TellTale abriu falência e a produção do jogo foi paralisada, fiquei preocupado que o game não fosse concluído, mas a Skybound Interactive assumiu o controle após alguns meses e terminou o desenvolvimento do título.

Apesar de ser um pouco mais curta do que os outros capítulos, a quarta temporada de The Walking Dead encerra todos os arcos criados desde a primeira temporada e vale a sua atenção.

Ainda que o mundo esteja mudando é importante que exista mais inclusão e diversidade para que mais histórias sejam contadas, abordando cada vez mais perspectivas diferentes.

10 games com protagonistas negros

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade