Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Kubanacan
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Sábado, 24 de maio de 2003, 11h38

O tour de McCartney e Heather
pelo Kremlin
Foto: Reuters

Atualizada às 12h20
Veja as fotos!

O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu hoje (24) o ex-beatle Paul McCartney, que esta noite faz seu primeiro show em Moscou na Praça Vermelha, e o acompanhou durante uma visita pelo Kremlin. "As pessoas gostam muito dele aqui", disse Putin ao saudar no Kremlin o cantor britânico e sua esposa Heather Mills, segundo a agência Interfax.

Putin disse a McCartney que o quarteto de Liverpool era "extraordinariamente popular" na extinta URSS, já que sua música era "como um gole de liberdade" para milhões de jovens soviéticos que adoravam suas músicas.

Quando perguntado se a música dos Beatles esteve oficialmente proibida na URSS, Putin respondeu que "não houve uma proibição expressa", mas disse que foi "sintomático" o fato de uma apresentação da banda na Praça Vermelha na década de 80 ter sido negada.

O presidente russo lembrou que a vida no país era regida por uma "ideologia" oficial onde "não cabia" a música dos Beatles que, segundo a propaganda oficial, pervertia a juventude soviética e instigava paixões incompatíveis com a "moral" comunista.

O líder russo parabenizou McCartney pela sua posse na quinta-feira passada como Doutor Honoris Causa pelo Conservatório de São Petersburgo, antiga capital dos czares, que comemora este mês seu tricentenário de fundação. "É uma cidade maravilhosa e muito linda", disse o músico britânico ao ser perguntado sobre suas impressões de São Petersburgo, onde iniciou sua primeira visita à Rússia e que é o estado e região de origem do número um do Kremlin.

No entanto, Heather McCartney protagonizou uma situação constrangedora ao perguntar a Putin sobre sua posição em relação a campanha que ela e seu marido realizam para proibir a utilização das minas antipessoais, algo que tanto a Rússia como os Estados Unidos se negam a assumir.

O presidente russo não hesitou em apoiar a campanha contra as minas e assegurou que "tudo o que se fizer para a preservação de vidas humanas merece atenção", embora lembrou que tais assuntos requerem numerosas consultas a especialistas militares e diplomatas.

Depois da conversa, Putin pessoalmente acompanhou Paul e Heather numa excursão pelo Kremlin, na qual foram aplaudidos por dezenas de turistas russos e estrangeiros, incluindo vários grupos de estudantes.

Terminada a excursão, McCartney se dirigiu à vizinha Praça Vermelha, onde se apresentará esta noite para 50 mil espectadores em um enorme palco erguido ao lado da Catedral de San Basilio, em mais uma escala de sua turnê mundial Back In The World.

Redação Terra
            


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade