Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Sábado, 10 de maio de 2003, 09h28

"Robin Hood do rock" faz aniversário
Reuters

Veja as fotos!
Rádio Terra: ouça o U2
Cifras das músicas da banda

Bono Vox talvez seja o pop star da atualidade mais ligado às questões sociais. Tudo parece inquietar o líder o U2, que neste sábado, dia 10, completa 43 anos com status de "Robin Hood do rock".

As constantes campanhas e bandeiras levantadas levam o músico a ser frequentemente homenageado. A mais recente homenagem se deu por causa da sua luta contra a Aids na África. O vocalista do U2 recebeu um jantar, em fevereiro deste ano, em Nova York, para ser consagrado como a Personalidade do Ano pelo Musicares, o braço humanitário da Academia de Ciências Fonográficas que distribui o Grammy.

A luta contra a Aids começou em 2002, quando Bono teve encontro com os principais líderes mundiais em busca de recursos que pudessem salvar os 2,5 milhões de pessoas que morrem por ano na África. Foi o músico quem convenceu George Bush a doar US$ 5 bilhões para o combate à doença.

Além dessa luta, uma das mais propagadas por Bono Vox é o protesto que pede o cancelamento do pagamento das dívidas externas dos países de Terceiro Mundo. Apesar de já ter declarado que não seria mais "o idiota da bandeira branca", Bono nunca abandonou a postura engajada. Em 2003, o músico está entre os 150 nomes indicados ao Prêmio Nobel da Paz, entregue ano passado ao ex-presidente norte-americano Jimmy Carter.

Os companheiros de banda de Bono já chegaram a afirmar que a militância do vocalista "alimenta a música da banda e que as idéias que ele defende são dignas de apoio". No entanto, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr nunca chegaram a ser publicamente engajados como Bono Vox.

Nascido Paul David Hewson, em Dublin, na Irlanda, Bono ganhou o nome com o qual ficaria famoso - e que significa "boa voz" - do amigo Guggi. Originalmente, o apelido era Bono Vox of O´Connel Street, porque Guggi tinha visto a palavra em uma loja de aparelhos auditivos, localizada na rua O´Connel.

Aos 14 anos, Bono Vox enfrentou a sua primeira depressão, com a morte da mãe. O menino ficou isolado, só contando com o apoio dos amigos, pois não se dava bem com o pai e nem com os irmãos. Nessa época, Bono aproximou-se da colega de escola Alison. Os dois se apaixonaram e casaram-se em 1982. Adam Clayton foi o padrinho. Excêntrico, o casal passou a lua-de-mel em uma colônia de férias da Jamaica.

Em 1989, no dia do aniversário de Bono (portanto, a menina completa 14 anos neste sábado), nasceu Jordan, a primeira filha. Eve nasceu em 1991; Elijah, em 1999. O caçula, John Abraham, nasceu em maio de 2001.

Se a família vai bem, a carreira também, obrigado. Segundo cálculos da própria gravadora (Island), os quatro irlandeses já acumularam mais de R$ 1,435 bilhão em 25 anos. A permanência na mídia e no coração dos fãs se deve às constantes "viagens" por ritmos distintos. A banda foi do rock dos anos 80 - cujo marco é o disco The Joshua Tree - ao techno dos 90, passando pela influência do experimentalismos setentistas.

Fernanda Castello Branco/Redação Terra
            


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade