Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 3
» Casa dos Artistas 3
» Fama
» Popstars

 Notícias
Maoris exigem compensações por causa de filmagens com Tom Cruise

Sábado, 11 de janeiro de 2003, 09h33

Cruise: cenas em local sagrado
Reuters

Membros da tribo maori Nga Mahanga exigiram hoje, na Nova Zelândia da produtora do filme O último samurai, protagonizado por Tom Cruise, o pagamento de compensações por filmarem cenas em terreno sagrado.

Segundo o porta-voz da tribo, Keith Manukonga, a filmagem prevista de uma batalha em um local onde aconteceu um combate histórico dos maoris "ofende lugares sagrados", já que estão enterrados na zona os restos de combatentes dessa etnia.

O controverso local fica dentro de uma fazenda onde há alguns meses várias máquinas escavadeiras começaram a preparar o terreno para a filmagem, depois que representantes da Filme Venture consultaram membros da tribo.

Manukonga aproveitou uma entrevista coletiva de Tom Cruise onde apresentava o projeto, que contou com uma recepção tradicional maori, para organizar a manifestação, e assinalou que o acordo anterior não é suficiente e que deve ser dada "uma compensação".

A filmagem, que deve começar em algumas semanas sob a direção de Ed Zwick e que durará mais ou menos cinco meses, tem como fundo o monte Egmont ou Taranaki, de 2.518 metros de altura e a região de Taranaki (Ilha norte), que foi comparado ao Fujiyama, o monte sagrado do Japão.

A produtora também recriou na zona um povoado camponês japonês do século XIX.

Neste filme Cruise interpreta um veterano da Guerra Civil dos Estados Unidos que é solicitado pelo Imperador do Japão para que o proteja da ameaça de um grupo de "samurais".

Cruise chegou na segunda-feira a New Plymouth, por volta de 350 quilômetros ao norte de Wellington, e permanece em uma luxuosa mansão em Kaitake Ranges pela qual paga um aluguel de US$ 5 mil semanais.

EFE

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade