Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 2
» Casa dos Artistas 3
» Fama
» Popstars

 Notícias
A Casa das Sete Mulheres promete boas cenas de batalha

Domingo, 05 de janeiro de 2003, 10h18

Uma das muitas cenas de batalha
da minissérie (TV Press)

Recriar os bastidores da Guerra dos Farrapos foi o que mais trabalho deu na minissérie A Casa das Sete Mulheres. Para as cenas de batalhas, gravadas em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, eram recrutados entre 150 e 300 figurantes por dia. A maioria montada a cavalo. Cinco canhões com cargas elétricas foram usados. Uma equipe de dublês acompanhou as gravações para treinar os atores e ensaiar os movimentos das cenas. Para dar maior verossimilhança, carvão em pó criava o aspecto de pele suja. Os ferimentos foram feitos com sangue cenográfico e bastões de maquiagem especial. "Houve um grande trabalho de pré-produção para dar tudo certo", reconhece Jayme Monjardim.

As seqüências mais ousadas da minissérie, porém, fugiram a toda previdência da equipe de produção. Elas reproduziam, justamente, a passagem mais corajosa da Revolução Farroupilha. Impedido de fazer a travessia marítima de dois enormes barcos construídos para tomar Laguna, em Santa Catarina, Giuseppe Garibaldi resolveu levá-los por terra. Durante nove dias em 1839, os barcos Seival e Farroupilha foram puxados por bois em terreno arenoso e sob intenso temporal. Para reproduzir o evento, Jayme Monjardim preparou tudo, inclusive a chuva cenográfica. Mas, na hora de gravar, deparou-se com uma tempestade que não estava no "script". "O mais incrível é que logo depois do Jayme dizer 'Corta!', a nuvem negra passou e veio o pôr-do-sol. Parecia tudo combinado!", relata um fascinado Thiago Lacerda.

Instantâneas

  • Werner Schünemann foi o protagonista de"Netto Perde Sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas. A atuação premiada no filme sobre o General Netto, braço direito de Bento Gonçalves, lhe valeu a indicação para a minissérie.
  • Para compor a corajosa Anita Garibaldi, Giovanna Antonelli aprendeu chula, uma típica dança gaúcha. Mas, ao contrário dos requebrados sensuais de Jade, de O Clone, Anita vai dançar como um verdadeiro homem.
  • Todas as atrizes e alguns homens do elenco ganharam apliques nos cabelos. O efeito pode ser bonito na telinha, mas dá trabalho. As madeixas devem ser hidratadas com queratina de camomila e erva-doce e não podem ser lavadas com água quente. Além disso, os atores têm de fazer tranças para não embaraçá-las ao dormir.
  • General Netto, vivido por Tarcísio Filho, comanda um exército de cavaleiros negros, que lutam em troca da liberdade. Para estas seqüências, uma colônia inteira de lanceiros negros teve de vir de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.
  • Alguns filmes serviram de inspiração para elenco e direção. Os nacionais foram Anahy de Las Missiones, de Sérgio Silva, e Netto Perde Sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas. Pelo tom onírico, também entraram na lista os estrangeiros O Gladiador, de Ridley Scott, e As Brumas de Avalon, de Uli Edel.

    Veja também:
    » Tudo sobre A Casa das Sete Mulheres

    Roberta Brasil
    TV Press

    mais notícias

  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade