Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 2
» Casa dos Artistas 3
» Fama
» Popstars

 
 Notícias
Sabor da Paixão mistura romance e "gastronomia" para a família

Sábado, 28 de setembro de 2002, 11h08

O trio protagonista da nova novela
das 19h. (Foto: TV Press)

Sabor da Paixão vai ser uma açucarada comédia romântica. Isto porque desde os protagonistas Luigi Baricelli e Letícia Spiller até a autora e diretora, Ana Maria Moretzsohn e Denise Saraceni, todos fazem analogias alimentares mais que previsíveis com o título Sabor da Paixão. "Queremos 'colher' o coração do público. Cativá-lo pelo Sabor e pela Paixão", promete Denise. "Busquei colocar pimenta no meu personagem para deixar a novela melhor temperada", anuncia Luigi. Tanto lugar-comum não é por acaso. Sabor da Paixão é mais uma típica novela de Ana Maria Moretzsohn, que reúne uma história leve, personagens exemplares e assuntos frugais, como enologia e gastronomia. "O público das seis rejeita tramas que não possam ser vistas em família. Levo em conta este tipo de informação", confirma a autora.

Planejada para reunir no sofá avós e netos, Sabor da Paixão não possui como ponto forte a originalidade. Basicamente, é a história de Diana, vivida por Letícia, que tem abalado o noivado com Nelson, papel de Marcelo Serrado, após conhecer o "mulherengo" Alexandre, personagem de Luigi. "Minha personagem é uma Cinderela. Ela descobre que paixão tem sabor de vida", diz Letícia, em mais um infame trocadilho. Além do drama romântico, a heroína também vai ter de tomar conta da família após a morte do pai, o português Miguel Maria, vivido por Lima Duarte. Ao saber que tem terras em Portugal para receber como herança, a personagem viaja ao país de Camões. Lá, descobre que quem se adotou sua herança é a vilã Zenilda Paixão, papel de Arlete Salles, justamente a mãe de Alexandre, o "moço bonito" que fez palpitar o coração de Diana. "A Zenilda é uma vilã consciente. O meu desafio é fazer o público esquecer a Augusta de Porto dos Milagres, que era uma vilã maluquete", compara a atriz.

Sabor da Paixão também vai recorrer à fórmula de exibir cenas gravadas no exterior e de dispor da participação de um grande ator. Nos 25 capítulos iniciais, a novela mostra a bela cidade portuguesa de Porto, onde a personagem de Arlete possui a Quinta Paixão, que produz vários tipos de vinho. O lugar vai servir como uma divulgação gastronômica, já que a região é também conhecida pela riqueza da culinária. É aí que entra o português de Lima Duarte. Dono do bar Flor do Douro no bairro da Lapa, no Rio, o personagem é um excelente cozinheiro especializado em culinária portuguesa. Lima, no entanto, é o primeiro a dizer que não teria pique para uma novela inteira. "Ando muito cansado para isso", avisa o ator de 72 anos e mais de 40 novelas nas costas.

Polêmica adotada

Na verdade, o bar do português vai ser o ponto de encontro de outros personagens que transitam pela Lapa. É lá que aparece o personagem de Edson Celulari, o pintor Jean Valjean. Ele é um misterioso francês que vive embriagado e vai tomar conta da família de Miguel Maria quando este morrer. O personagem de Edson pode ser a surpresa da novela, já que o público está mais acostumado a vê-lo em papel de galã. "Quero mesmo surpreender", reconhece Edson. Além de mostrar a boêmia da Lapa, com direito a muito samba e chorinho, o bairro vai abrigar o antiquário gerenciado pelo personagem de Marcelo Serrado, noivo da protagonista. "Ele vai roubar peças do antiquário. É um vilão, mas não vou caricaturar", promete o ator.

Com o cosmopolita e alegre bairro da Lapa e os vinhedos portugueses como pano de fundo, Sabor da Paixão estréia com a tarefa de melhorar a audiência das seis. As anteriores "Coração de Estudante" e "A Padroeira" penaram para ultrapassar a casa dos 30 pontos de média. Ficaram longe do sucesso de "Estrela-Guia", da própria autora de Sabor da Paixão, que atingia 40 pontos com facilidade em 2001. Ao contrário de "Estrela-Guia" - que usou e abusou da imagem virginal de Sandy -, em Sabor da Paixão a autora aposta numa mescla entre novatos e veteranos para contar uma história igualmente açucarada. "A Ana sempre deixa o público com água na boca", torce a experiente Aracy Balabanian, adotando o mesmo discurso "arroz-com-feijão" do elenco.

Sabor da Paixão também vai tocar em assuntos sérios, como adoção e maus-tratos contra crianças. Mas a própria autora diz que não vai utilizar depoimentos reais ou dar um tom jornalístico ao assunto. Quem vai levantar a bandeira da adoção será Edith Rosa, personagem de Lilia Cabral. Ela é a melhor amiga de Cecília, papel de Cássia Kiss, e dona de um sobrado na Lapa que aluga quartos para os personagens de Edson Celulari e Vanessa Pascale. Edith já tem uma filha adotiva e vai tirar uma menina negra de 9 anos das ruas. Como não oficializa a adoção, vive com medo de perdê-la. "Várias crianças vão aparecendo e a casa vira uma espécie de lar para menores", adianta Lilia Cabral.

O casal formado por Branca e Luís Filipe, personagens de Vanessa Lóes e Cláudio Lins, também tratará do assunto adoção. Luís Filipe é sócio do personagem de Luigi Baricelli em uma enoteca (coleção de garrafas de vinho) e tem seu casamento desgastado por um capricho da esposa, uma socialite descerebrada que não quer engravidar para não correr o risco de estragar o corpo. "Ela e o marido começam a planejar uma adoção", conta Cláudio Lins. Na verdade, vai ficar a dúvida se Branca não quer ou não pode ter filhos. "Estou feliz por tratar de assuntos sérios de maneira tão humorada", comemora Vanessa.

Charme lusitano

Além de ambientar parte da história de Sabor da Paixão em Portugal, Ana Maria Moretzsohn quer surpreender ao dar destaque para dois atores portugueses: Maria João e Duarte Guimarães. Maria João, por exemplo, vai viver Rita, a melhor amiga da protagonista vivida por Letícia Spiller. A amizade entre as duas surge quando Diana vai trabalhar na colheita das uvas em Portugal. Ela acaba vindo ao Brasil e se torna a cozinheira dos negócios da protagonista. Após um pequeno papel em "O Clone", Maria João abriu mão de voltar a Portugal para interpretar uma personagem de destaque na novela das seis. "Este trabalho vai me dar prestígio na Europa. Mas vou ajudar a novela ser melhor aceita em Portugal", acredita a bela portuguesa.

Já Duarte Guimarães vai interpretar justamente o sócio português do protagonista Alexandre, papel de Luigi Baricelli, na enoteca. Pedro Arouca vive entre o Brasil e Portugal para cuidar dos contatos internacionais do negócio. Pedro é companheiro de farra de Alexandre até o dia em que se apaixona por Isadora, a flautista interpretada por Fernanda Rodrigues. "É surpreendente ganhar um papel de destaque de cara", vibra Duarte Guimarães, com seu sotaque

Rodrigo Teixeira / TV Press

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade