Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 2
» Casa dos Artistas 3
» Fama
» Popstars

 
 Notícias
Quem é quem em Sabor da Paixão

Sábado, 28 de setembro de 2002, 10h45

A família Coelho
Diana (Letícia Spiller) - Ajuda o pai no Flor do Douro. Vive um noivado morno com Nelson. Vai se apaixonar por Alexandre.
Cecília (Cássia Kiss) - Mãe de Diana e esposa de Miguel. Com a viuvez, passa a ajudar mais no trabalho da família.
Miguel Maria (Lima Duarte) - Pai de Diana. Recebe de herança umas terras em Portugal, saída para pagar as dívidas do bar. Morre de infarto no início da história.
Hermínia (Aracy Balabanian) - Vive na casa da filha Cecília e detesta o genro Miguel, pois queria um marido rico para a filha.
Laiza (Liliana Castro) - Irmã de Diana. Aos 14 anos teve a filha Madonna, criada como sua irmã.
Teresa (Fernanda Souza) - Irmã caçula de Diana. Quer ser médica.
A Lapa
Vicente (Pedro Paulo Rangel) - Gerente do Flor do Douro. Sente um amor platônico por Cecília.
Jean Valjean (Edson Celulari) - Francês freguês do Flor do Douro. Ninguém conhece a verdadeira identidade dele.
Edith (Lilia Cabral) - Melhor amiga de Cecília. Adota uma menina negra que encontra no lixo. Cria Fabiana (Adrielle Isidorio) como filha.
Xavier (Floriano Peixoto) - É cliente do antiquário e freqüentador do Flor do Douro. Advogado que defende quem não pode pagar. Se envolve com Rita.
Nelson (Marcelo Serrado) - Quer reconquistar a noiva Diana. Trabalha com o tio no antiquário. Se alia a Tânia (Paula Bulamarqui), vendedora do antiquário.
Quintino (Ednei Giovenazzi) - Estima o sobrinho Nelson. Disputa Hermínia com o sócio Silvano.
Silvano (Sergio Mamberti) - Sócio do antiquário. Desconfia das atitudes suspeitas de Nelson.
Paula (Debora Lamm) - Melhor amiga de Laiza (Liliana Castro). Uma catástrofe como repórter.
Alba (Suely Franco) - Dona da lanchonete Natureba.
Edgar (Daniel Dantas) - Filho de Alba. É um "natureba" radical.
Isadora (Fernanda Rodrigues) - Flautista de choro. Casada com Orlando (Gustavo Melo).
Solange (Vanessa Pascale) - Professora de dança, herda uma academia decadente.

A família Paixão
Alexandre (Luigi Baricelli) - Bon vivant que se apaixona por Diana. Vive dividido entre a maléfica mãe e a benéfica influência de Diana.
Zenilda (Arlete Salles) - Mãe de Alexandre. Tomou posse de um terreno em Portugal e sente-se ameaçada por Diana, a quem vai tentar destruir.
A Enoteca
Pedro (Duarte Guimarães) - Amigo português de Alexandre, é seu sócio na enoteca.
Luís Filipe (Claudio Lins) - Outro sócio na enoteca. Casado com Branca, que não quer filhos.
Branca (Vanessa Lóes) - Mulher de Luís Filipe. Abala o casamento por não querer filhos.
A Quinta Paixão
José Carlos (Tuca Andrada) - Secretário de Zenilda e executor das maldades que ela trama.
Rita (Maria João) - Ajuda Diana em Portugal e vira sua melhor amiga. Vem para o Brasil e revela-se ótima cozinheira.
Outros personagens
Cacau (Karine Carvalho) - Uma das namoradas de Alexandre.
Marina (Cássia Linhares) - Dona da boutique onde Laiza trabalha.

Instantâneas

  • Alguns figurinos de Sabor da Paixão foram criados com referência em grandes personalidades. O visual da protagonista de Letícia Spiller, por exemplo, teve como base as características visuais da personagem principal do filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
  • Edson Celulari deixou os cabelos em tom natural para viver o louco e maltrapilho Jean Valjean. O visual é baseado na figura do pintor holandês Van Gogh. O Miguel Maria de Lima Duarte faz alusão ao grande pintor espanhol Pablo Picasso.
  • O figurino da vilã Zenilda Paixão, papel de Arlete Salles, é inspirado na estilista Coco Channel.
  • Em Portugal, foi usada uma quinta verdadeira para gravar as cenas de Zenilda na Quinta Paixão. Já para a festa da colheita das uvas, será visto os atores em uma grande tina, usada para pisotear os cachos de uva para fazer o suco do vinho.
  • Serão exibidas duas festas populares portuguesas na novela. A festa dos trabalhadores que participam da vindima e uma festa familiar em uma cidade medieval chamada Anta, que fica nos arredores da região do Vale do Douro.
  • Todo o elenco teve aulas com os professores da Associação Brasileira de Sommeliers para conhecer a história do vinho, seu preparo e degustação.
  • Foram trazidos de Portugal azulejos, "galos de Barcelos" - aqueles que mudam de cor conforme o clima - e porcelanas típicas para adornar o bar de Miguel Maria. Já toda a comunicação visual dos rótulos e caixas de vinho, cardápios e logomarcas da enoteca de Alexandre foi criada pela própria equipe da Globo.
  • Em 2001, Porto foi indicada a Capital Européia da Cultura. Situada a Noroeste de Portugal, a cidade se tornou mundialmente conhecida graças ao adocicado vinho aperitivo que leva seu nome, mas na verdade as principais fábricas estão situadas numa cidade vizinha, Vila Nova de Gaia.
  • O tema de abertura de Sabor da Paixão é interpretado por Marcus Vinícius, ganhador do Fama Bis. É o samba de Pixinguinha de 1932, Flor do Abacate, que ganhou letra de Aldir Blanc.
  • A cantora Nalanda, também do programa Fama, interpreta Pressentimento e o "ex-bbb" André Gabeth canta Porta-bandeira na trilha sonora da novela.
  • A trilha também conta com vários "filhos de famosos". São eles, Pedro Camargo Mariano, filho de Elis Regina, Max Vianna, filho de Djavan, Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues, e David Moraes, filho de Moraes Moreira.
  • Cartola é lembrado com uma gravação de Ney Matogrosso para o clássico Tive Sim, de 1968. Já Lamartine Babo aparece na voz de Jair Rodrigues em Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda.
  • As gravações da novela em Portugal passaram pelas cidades de Porto, Vila Nova de Gaia e Lisboa. Os atores Floriano Peixoto e Maria João foram os primeiros a gravar.
  • No início de setembro a diretora Denise Saraceni voltou a Portugal para registrar a colheita das uvas. A equipe da novela reservou lugares específicos em plantações para poder gravar com os atores.
  • Um dos fatores que ajudou a atriz Liliana Castro ganhar o papel de filha da personagem de Cássia Kiss, foi a sua semelhança física com a veterana atriz.

    Rodrigo Teixeira/TV Press

    mais notícias

  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade